Repórter Maxicar

Dakar Classic: os pioneiros do mais famoso rally do mundo estão de volta

Dakar Classic

Primeira edição do Dakar Classic irá reunir cerca de 30 veículos que participaram da competição nos anos 1980 e 1990. A largada será em 03 de janeiro, na Arábia Saudita

30 veículos estarão na linha de largada da edição inaugural do Dakar Classic, uma corrida de regularidade para carros e caminhões das décadas de 1980 e 1990. O evento acontece de 03 a 15 de janeiro de 2021, no deserto da Arábia Saudita.

A partir de agora, os fãs apaixonados de veículos históricos também farão parte da aventura, enquanto novas imagens de um espetacular Buggy Sunhill e genuíno Range Rover V8s cruzando o deserto serão um retrocesso para uma era passada.

Lendas do passado

O Dakar das décadas de 1980 e 1990 estava repleto de imagens e histórias que forjaram o DNA do evento. Embora esses veículos históricos não sejam mais competitivos, eles ainda têm muito a dizer e agora estão prontos para voltar à competição, para enfrentar os desertos sauditas em um rally de regularidade. Todos os dias, será elaborada uma classificação com base no cumprimento das velocidades médias estabelecidas para cada uma das diversas áreas, de acordo com critérios meticulosos e o tipo de terreno. Os veículos clássicos estarão correndo com o relógio, não contra ele.

Uma rota sob medida

Uma equipe dedicada de reconhecimento Dakar Classic, liderada por Yves Loubet — especialista em veículos históricos — e Alain Lopes — que correu como copiloto na década de 1980 — projetou um percurso de 12 etapas para ser realizado em paralelo com o percurso do Dakar, com etapas individuais de 200 a 300 km. As dificuldades no percurso levam em conta a potência e as características técnicas dos veículos para evitar problemas mecânicos e o superaquecimento dos motores. As dunas serão poucas e distantes entre si, mas haverá trechos arenosos que poderão colocar os competidores menos experientes e com veículos de tração apenas em duas rodas em dificuldades.

Os melhores pilotos

O passado e o presente se reunirão todos os dias, pois os pilotos “Clássicos” recebem ordens de partida intercaladas com nomes como Nasser Al-Attiyah, Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Sébastien Loeb. Ambas as categorias percorrerão parte do trecho rodoviário juntas antes de seguirem caminhos separados, de acordo com as rotas planejadas para cada categoria, a Principal e a Classic.

Texto e fotos: Divulgação Dakar Classic
Tradução e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.