Curiosidades

Os carros do Agente 86

Agente 86

Protagonista dirigiu três esportivos na abertura dessa hilariante série. Como esquecer as aventuras do agente secreto para lá de atrapalhado, sempre às voltas com os terroristas da K.A.O.S?

No final dos anos 1960 ia ao ar pela primeira vez no Brasil a hilária série Agente 86 (Get Smart), que parodiava os filmes de 007, com o impagável Don Adams. Criação do genial Mel Brooks, Agente 86 foi produzida  entre 1964 e 1970.

Durante este período foram criadas três aberturas bem parecidas. Em cada uma delas o agente secreto Maxwell Smart aparece chegando à sede do ‘Controle’ dirigindo um esportivo diferente. Apesar de ser uma comédia americana, os três carros têm em comum o fato de serem europeus.

Agente 86 teve cinco temporadas, tendo conquistado cinco prêmios Emmy: dois de Melhor Série de Comédia e três para Don Adams, que interpretava o impagável protagonista. Contou com cento e trinta e oito episódios semanais.

Sunbeam Tiger

Este delicado conversível foi primeiro carro do Agente 86 na abertura da série. O Tiger é uma evolução do Sunbeam Alpine, roadster inglês lançado no final dos anos 1950. De olho no mercado norte-americano, a Sunbeam encomendou a ninguém menos que Carol Shelby um projeto de adaptação de um motor V8, a exemplo do que o projetista havia feito com o Cobra, outro esportivo inglês.

Mais uma vez, Shelby optou por um motor americano Ford, no caso um 260 (depois 289) de bloco pequeno, que acabou se adaptando muito bem no diminuto cofre do conversível, que sofreu algumas alterações na carroceria e foi então rebatizado de Tiger.

A produção do Sunbeam Tiger foi bastante baixa: apenas 7.085 unidades divididas em três série (Mark 1, Mark 1A e Mark 2). Foi fabricado entre 1964 e 1967.

Karmann Ghia Conversível

O carro escolhido para a segunda abertura de Agente 86 é um velho conhecido nosso. O Karmann Ghia Conversível alemão foi lançado em 1957 e é uma variação do modelo Coupê, de 1955. Foi um carro muito exportado para os Estados Unidos.

No Brasil o Karmann Ghia foi lançado na versão Coupê em 1962. Já seu irmão Conversível só chegou cinco anos depois e teve produção de somente 177 unidades, todos com carrocerias numeradas.

Opel GT

Lançado em setembro de 1967, é fácil perceber a semelhança deste esportivo fastback alemão com o americano Corvette C3, lançado no ano seguinte. Pura coincidência mesmo. O Opel GT foi apresentado como protótipo em 1965. Com carroceria em metal e motores 1.1 e 1.9 litros, teve uma produção de mais de 100 mil unidades até 1973, quando parou de ser fabricado. Foi exportado para os Estados Unidos, onde era vendido nas concessionárias Buick. Afinal, na época a Opel era uma das subsidiárias européias da General Motors. Na Inglaterra, o GT foi vendido com a marca Vauxhall, outra empresa do grupo.

Foi o carro usado na abertura da quinta e última temporada de Agente 86. Sobre seu design duas curiosidades: ele não possuía porta-malas; e seus faróis escamoteáveis eram acionados por um sistema manual, que fazia com que ambos virassem para o mesmo lado.

Texto e edição: Fernando Barenco

 

 

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.