Repórter Maxicar

Por causa da pandemia, número de buscas na internet por encontros de carros antigos sofre queda histórica

A internet tem um papel fundamental na conexão e união entre os amantes dos carros antigos. Muitos encontros só se tornaram possíveis devido às facilidades de divulgação e propagação que a rede traz. Com a pandemia, que provocou o cancelamento e adiamento de grande parte dos encontros no Brasil, o número de buscas pelos eventos sofreu uma queda histórica.

Um levantamento realizado pelo portal GUIA55 mostrou que as pesquisas por encontros de carros antigos diminuíram quase 96% no mês de julho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Atualmente, a quantidade de buscas sobre o assunto está estável nos menores níveis já registrados desde 2008.

O mesmo levantamento também comparou os meses de pico nas buscas. Desde que a plataforma Google entrou em funcionamento, os períodos entre março e abril sempre corresponderam ao ápice das pesquisas sobre os encontros, por conta da grande quantidade de eventos concentrados nesses meses. Em 2020, mesmo com a pandemia ainda em fase inicial no país, a queda foi gigantesca no período: 8 vezes menor do que no ano passado, 15 vezes menor do que em 2018 e 18 vezes menor do que em 2017.

Em meados de março, quando a data da maioria dos encontros já estava bem próxima, todos os eventos começaram a ser adiados no Brasil. Na época, a esperança era de que o segundo semestre fosse a salvação, com a pandemia já amenizada no país e os encontros sendo remarcados.

No entanto, a situação atual do avanço da doença contraria as expectativas positivas e o número baixíssimo de pesquisas pelos eventos mostra que, mesmo que alguns encontros já estejam sendo remarcados, o número de interessados tende a diminuir drasticamente, por conta das preocupações com aglomeração.

Os cinco estados brasileiros que mais realizam buscas sobre o tema são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Espírito Santo, respectivamente. Quatro destes estados estão apresentando índices de pesquisas praticamente nulos no momento. A exceção é São Paulo, que depois de longas quedas no interesse, começa a mostrar um pequeno aumento no número de buscas.

O Encontro Brasileiro de Autos Antigos, de Águas de Lindóia foi um dos que sofreram alterações por conta da Covid-19. Inicialmente, o evento começaria no dia 17 de abril, mas agora está adiado para outubro.

Enquanto isso, a organização do evento está se mobilizando nas redes sociais, estimulando os antigomobilistas a saírem com seus carros e promover a solidariedade. Uma das iniciativas foi o Drive-Thru Solidário, realizado no dia 02 de agosto, em São Paulo, que arrecadou alimentos e cestas básicas para comunidades carentes.

Espalhe por aí!
  • 46
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    47
    Shares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário