MaxiBlog

Martha Rocha: a Miss Brasil e a pick-up Chevrolet

Martha Rocha

A beleza estonteante de nossa miss 1954 — e suas supostas duas polegadas extras — foram responsáveis pelo apelido dado à caminhonete americana

Perdemos ontem, 5 de julho, a mais famosa Miss Brasil de todos os tempos. Martha Rocha morreu aos 87 anos, em Niterói-RJ, cidade onde vivia em uma casa de repouso há alguns anos.

Baiana de Salvador, ela foi eleita a mais bela do país no primeiro concurso de Miss Brasil, que aconteceu em 1954, no elegante Hotel Quitandinha, em Petrópolis-RJ.

Em junho do mesmo ano, Martha foi para os Estados Unidos concorrer — como franca favorita — ao título de Miss Universo. Mas acabou perdendo a disputa para a candidata ‘da casa’. Diz a lenda que perdeu por ter duas polegadas extras em suas medidas…

Martha Rocha, e sua beleza, ficaram tão famosas na época, que seu nome logo foi emprestado como apelido à nova pick-up americana Chevrolet 3100, cujo lançamento aconteceu em 1955, sucedendo outra versão famosa: a 3100 ‘Boca-de-Sapo’.

A razão do apelido é que quando vista de frente, a nova 3100 possuía um marcante sobressalto em seus paralamas em relação à largura da cabine, que logo foi associado às tais 2 polegadas extras da nossa Miss.

A Chevrolet  ‘Martha Rocha’ era fabricada no regime conhecido pela sigla CKD, no qual o veículo vinha desmontado dos Estados Unidos e montados aqui. Foi vendida aqui até meados de 1958, quando foi lançada a primeira caminhonete da  General Motors do Brasil: Chevrolet 3100 ‘Brasil’.

Passados mais de 60 anos desde aquele concurso, até hoje a Pick-up Chevrolet 1955/1957 é tratada no Brasil pelos antigomobilistas pela carinhosa alcunha de ‘Martha Rocha’.

Texto, montagem fotográfica e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados