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Como conservar o veículo parado na garagem

Cuidados com carro parado

Especialista mostra a importância de alguns cuidados para manter a vida útil dos automóveis — principalmente os mais antigos — nesse período de isolamento social

Neste momento de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) orienta sobre cuidados para evitar danos em automóveis parados na garagem.

“Os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente. O desgaste da bateria torna-se o ponto mais sensível nessas situações”, completa Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI.

Cuidados

  • Limpeza interna: com um pano úmido, tire a poeira do painel e aspire o carro para evitar o acúmulo de poeira. Se possível, deixe uma frestinha dos vidros abertos, para ventilar, evitando o mofo.
  • Limpeza externa: é importante para preservar a pintura do veículo. Lave com sabão neutro e certifique-se de que removeu por completo todo o sabão aplicado na carroceria. Em seguida seque bem, passando um pano de microfibra para não aranhar a pintura.
  • Bateria: não é recomendável apenas ligar o carro na garagem. O ideal é movimentar o automóvel como um todo, porque assim todas as peças do conjunto serão movimentadas e trabalhadas ao mesmo tempo. Outra dica é não acionar o alarme, se o veículo estiver em um lugar seguro. Esse tipo de acessório consome carga de bateria, mesmo que seja mínimo. Se possível, mantenha a bateria desligada.
  • Conjunto: rode um pouco com o carro, no mínimo uma vez por semana. Dessa forma, evita-se o desgaste de diversas peças que compõe o veículo, como: mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras.
  • Abastecimento: quando a gasolina fica muito tempo parada, pode perder a sua proporção, principalmente se o veículo ficar exposto ao sol, enquanto o etanol tem durabilidade de resistência um pouco maior na sua octanagem. Orienta-se não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não perde muito a sua proporção e não entupirá os bicos, por exemplo.
  • Pneus: Com o carro sem uso, o ideal é ultrapassar a calibragem em 20% a 30% do usual. Assim, se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar. Outra dica importante é movimentar o veículo na garagem se houver espaço, para que não haja excesso de peso em uma só posição dos pneus.
  • Proteção: Colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, se quiser cobri-lo, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas. Neste caso, é preferível deixar o veículo na sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol.

Fonte: CESVI Brasil

<strong>Sobre o CESVI Brasil</strong>
Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) uma empresa do Grupo Solera, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária, veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.

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