Curiosidades

Acessórios de época: esses objetos estranhos…

Diante de escassos recursos e pouca tecnologia, os fabricantes brasileiros de acessórios tinham que usar muita criatividade. E daí surgiu cada coisa…

Os primeiros anos da história da indústria automobilística brasileira foram marcados pela bravura de muitos pioneiros, que com parcos recursos e muita determinação, plantaram na marra a semente da modernidade que vemos hoje. Foram marcados também pelo atraso tecnológico em comparação a outros países, fazendo com que o Brasil ficasse sempre passos atrás das matrizes americanas ou europeias.

De olho nessa realidade, surgiu então uma grande indústria destinada a produzir produtos cujo objetivo era o de equipar um pouco melhor nossos automóveis, que via de regra saiam da linha de montagem bastante “pelados”. Acessórios na maioria das vezes bastante modernos e atualizados para sua época, que tentavam aproximar nossa frota dos países do “Primeiro Mundo”. Mas essa indústria foi a responsável também pelo desenvolvimento de produtos bastante estranhos, principalmente nos anos 1960, e que hoje nos fazem dar boas risadas, seja pelo fato de serem meio improvisados e foras do comum para os padrões atuais, seja mesmo pela sua inutilidade.

Pesquisamos nas revistas automotivas da época os anúncios de alguns desses “acessórios revolucionários”.

RÁDIO PORTÁTIL CORVAIR GE

Acessórios de época

Lançado em 1961, quando a indústria de automóveis no Brasil ainda engatilhava, era um rádio portátil comum a pilha, já transistorizado (sem válvulas), que podia tanto ser usado em casa ou carregado, como instalado no carro ou da motoneta, graças a seu painel de controle, que ficava na parte de cima do aparelho. O alto-falante ficava embutido no próprio aparelho. Maior improviso, impossível.

CALOTA COM CHAVE

Acessórios de época

Sim, ela existiu, e foi lançada em 1964. Era fabricada para qualquer modelo nacional. O objetivo da chave era evitar o roubo. Embora pareça bastante esquisita a princípio, a ideia era boa, se imaginarmos que naquela época deveria haver muitos ladrões de calotas, já que este era um item básico de qualquer automóvel. Além disso, ela permitia maior segurança, no sentido de evitar que a calota se soltasse com o movimento.

BANCO DIANTEIRO INTEIRIÇO PARA FUSCA

Acessórios de época

Fabricado pela Cardecor, permitia que “teoricamente” três pessoas pudessem viajar no banco da frente. Teoricamente, porque deveria ficar super apertado e desconfortável. Além disso, havia o fato de o freio de mão, localizado no túnel central, passar a ficar embaixo do banco. E imagina o desconforto do passageiro do meio! Deve ter sido um fracasso de vendas.

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

VW Saveiro Summer 1996
R$ 70.000,00

R$ 14.000,00

VW Kombi Standard 1995
R$ 55.000,00

Porsche 924 1977
R$ 150.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

FNM 2000 JK 1963
R$ 175.000,00

Ford Escort XR3 1992
R$ 29.900,00

Mercedes-Benz 280S 1971
R$ 150.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 95.000,00

Fiat Coupê 1995
R$ 60.000,00

MOTO-LEK

Acessórios de época

Destinado exclusivamente ao Volkswagen, o Moto Lek era um “catalizador de ar” que, instalado na grade de ventilação que fica acima do capô, prometia auxiliar na refrigeração do motor, aumentando sua vida útil. Seria ótimo se funcionasse, mas não é o caso, já que esta abertura foi projetada para a saída do ar aquecido que se acumula dentro do cofre do motor e não para a entrada de ar frio para a refrigeração. Propaganda enganosa!

CONSOLE PARA OPALA

Acessórios de época

Ok, console para Opalas não é nenhuma novidade, desde que para modelos de bancos dianteiros individuais. Esse pioneiro de 1971 era destinado aos primeiros modelos, com banco dianteiro inteiriço, para três passageiros. O que se sentava no meio, com certeza ia a viagem inteira com as pernas espremidas, ou então chutando o tal console.

KON-TAK-TRON

Acessórios de época

Este produto de nome esquisito — e que olhando a ilustração parece mais uma escova — era um sistema antifurto, que tinha uma proposta bem interessante, se comparada a outros produtos do gênero na época. Tratava-se de um plug com um conjunto de circuitos eletrônicos que se conectavam a uma espécie de tomada instalada dentro do porta-luvas. O automóvel somente dava a partida se feita a conexão. Dizia a propaganda: “Você carrega no bolso a segurança de seu automóvel”. Já imaginou o desconforto de ter que carregar no bolso uma tomada com 13 pinos pontudos? Ai, que dor!

ASSENTO VENTILADO

Acessórios de época

Esse era bastante inusitado! Uma almofada para ser colocada sobre o banco do automóvel. Até aí, nada demais. Acontece que ela tinha a proposta de refrescar o motorista e por isso vinha equipada com um conjunto de dois ventiladores, um de cada lado do assento, que era ligado ao acendedor de cigarros ou a um plug no painel (a propaganda não explica essa parte). Já dá para imaginar os fios esticados no meio do carro.

ESTOJO PARA GRAVADOR MOTORADIO

Acessórios de época

Um produto do tempo em que o gravador com fita cassete estava surgindo, em substituição aos gravadores de rolo e com cartuchos grandes. O toca-fitas para autos ainda não estava disponível. Então teve-se a ideia de criar um estojo para colocar dentro o gravador portátil caseiro e instalar no carro. Podia ser acoplado ao rádio, para gravar diretamente as músicas. Permitia também que o cassete fosse retirado do tal estojo para uso normal. Para a época era até moderninho.

BARRACA DE TETO

Acessórios de época

Este talvez seja o mais interessante e genial acessório mostrado aqui. Uma barraca de camping lançada em 1967 que era transportada em cima do automóvel, como um bagageiro e ali mesmo era armada. Ou seja: com acesso através de uma escadinha, você e sua família podiam acampar no teto do próprio carro, evitando assim o risco de serem picados por cobras e insetos. A capacidade era para 3 pessoas. Atualmente vemos coisas muito similares para veículos off-road e também automóveis de passeio, incluindo o Fusca.

Pesquisa e texto: Fernando Barenco

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