Curiosidades

As lendárias rodas Fuchs

Rodas Fuchs

Lançadas em 1966 para equipar o Porsche 911S, elas foram as primeiras fabricadas em alumínio forjado no Mundo e continuam a ser fabricadas até hoje

Rodas Fuchs. Em formato de trevo de cinco folhas, estão entre as mais famosas rodas de liga leve do Mundo. Pergunte aos fãs dos Volkwagens refrigerados a ar no estilo ‘Germann Look’ quais são suas rodas favoritas. A maioria certamente vai preferir as Fuchs.

Rodas Fuchs

Até 1965, o Porsche 911 saia de fábrica com rodas de aço estampado e calotas cromadas. O conjunto pesava cerca de 8 quilos. Era hora dele vir equipado com rodas mais esportivas — fazendo jus a seu estilo — e que representassem ao mesmo tempo menos peso ao conjunto e maior resistência.

Assim, em 1964 a Porsche delegou a tarefa de criar as novas rodas a empresa Otto Fuchs AG, uma metalúrgica fundada em 1910 com grande experiência no trabalho com matais leves. Já em maio do ano seguinte a Otto Fuchs apresentou à Porsche o protótipo da primeira roda em alumínio forjado do Mundo. Pesava apenas 5 quilos.

A grande novidade foi o fato de as rodas serem prensadas, o que dava a elas muito mais resistência. Até então, eram fundidas

Nasciam as Rodas Fuchs

Após algumas alterações no design propostas Heinrich Klie e Ferdinand Alexander Porsche Jr., as rodas Fuchs foram apresentadas no Salão do Automóvel  de Frankfurt em dezembro de 1965, junto com uma nova versão do Porsche, o 911S. A empresa queria avaliar a resposta dos entusiastas sobre a novidade, que foi muito positiva. Logo, foram encomendadas 5.000 rodas com dimensões de 4,5X15 polegadas.

As rodas Fuchs equiparam o 911 até 1989 e durante mais de meio século desde o seu lançamento o modelo original já teve inúmeras variações, mas sempre mantendo a essência de seu estilo inconfundível.


1ª ETAPAUm bloco de alumínio de 6 metros é cortado no tamanho necessário

4ª ETAPANo último estágio da forja, são feitas as aberturas de ventilação por uma prensa de 800 toneladas

2ª ETAPAO bloco de alumínio é prensado com força de 4 mil toneladas

5ª ETAPA – A parte completa do aro é inserida na roda

3ª ETAPAO desenho da roda é feito a partir de uma prensagem de 7 mil toneladas

6ª ETAPA – Acabamento: furação e remoção de rebarbas. Faltam ainda a pintura, o polimento…

Atualmente, a Otto Fuchs AG continua a produzir suas famosas rodas com design vintage em forma de trevo. Além disso, faz inúmeros outros modelos originais para marcas como BMW, Rolls Royce, Alfa Romeo, Audi, Mercedes Benz e a própria Porsche. Por ano são fabricadas 2,5 milhões rodas forjadas, o que representa 8% de todos os negócios da empresa.

Texto e edição: Fernando Barenco

Espalhe por aí!
  • 9
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    10
    Shares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário