Repórter Maxicar

Uma visita ao Museu Skoda

Museu Skoda

Conheça o incrível acervo de uma das mais antigas fabricantes de automóveis do Mundo, nascida no Leste Europeu há mais de um século

Se você aprecia os veículos da marca Skoda, deve visitar o Museu da Skoda na República Tcheca. Lá você terá a oportunidade de conhecer vários modelos, desde bicicletas e triciclos até automóveis antigos e novos.

O Skoda Auto Museum foi reaberto em 2012, após uma completa reforma e fica ao lado da fábrica, na cidade de Mladá Boleslav, República Tcheca. Com 1.800m² de área de exposição, ele é divido em três partes:

Fachada do Museu
  • A Evolution, conta a história da marca com a exibição desde as primeiras bicicletas e motocicletas até carros de modelos mais recentes.
  • Na Tradition o visitante tem um comparativo de carros de diferentes épocas, que têm como marca registrada o design sempre diferenciado dessa tradicional fabricante do Leste Europeu.
  • A última é a Precision, com carros históricos em processo de reconstrução.

A exposição dos veículos é dividida por décadas, alguns ficam em prateleiras cuidadosamente arrumadas e todos com identificação do Ano de Fabricação, Modelo, Potência, Velocidade e etc.

Museu Skoda

Uma breve história da Skoda

A Skoda surgiu em 1925. É fruto da fusão da Laurin & Klement — uma fabricante de automóveis fundada em 1895 — com a Skoda Works — que era na época o maior conglomerado industrial da Tchecoslováquia — hoje, República Tcheca.

Museu Skoda
Motocicletas fabricadas pela Laurin & Klement

No início o foco estava nos modelos de luxo, mas logo em seguida veio a Grande Depressão, a partir de 1929, que abalou a economia mundial, o que fez com que a Skoda passasse a investir em carros mais populares e baratos.

Após a Segunda Guerra Mundial, com a inclusão da Tchecoslováquia no Bloco do Leste, dominado pela União Soviética, a produção de automóveis modificou-se radicalmente. A empresa passou a deter o monopólio do mercado interno, com a construção de carros confiáveis e sólidos. Nessa época surgiram, sucessivamente, os modelos Tudor, Spartak e Octavia.

VW Fusca 1200 1965
R$ 49.000,00

FNM Jk 2150
R$ 150.000,00

FNM 2000 JK
R$ 120.000,00

Willys Rural 4X2 1968
R$ 80.000,00

Ford Escort XR3 1992
R$ 29.900,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 100.000,00

R$ 45.000,00

R$ 110.000,00

Porsche 924 1977
R$ 150.000,00

Ford Jeep CJ-5
R$ 48.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

R$ 32.000,00

A partir da década de 1960, isolada a Skoda não conseguiu acompanhar os progressos tecnológicos da indústria automotiva que iam aparecendo no mundo capitalista. Na década seguinte o sistema econômico tcheco se estagnou e a Skoda só pôde manter a liderança no mercado interno.

Motor do Octávia em 1960 e em 1999: evolução

Em 1991, com o fim do Regime Comunista no Leste Europeu e a abertura política e econômica, a Skoda passou a integrar o poderoso grupo alemão Volkswagen. A partir daí, pôde modernizar seus produtos e competir no mercado internacional.

Atualmente ainda é lider de vendas de veículos na República Checa, com o Skoda Octavia, o Fabia e o Superb.

A Evolução da Logomarca

O Museu Skoda fica na Tř. Václava Klementa 294, 29301 Mladá Boleslav,  50 Km a nordeste de Praga, República Tcheca.

Aproveite e curta as fotos de alguns dos modelos antigos expostos no museu, em nossa Galeria de Imagens!

GALERIA DE IMAGENS


Augusto Mósca visitou o Skoda Auto Museum em outubro de 2019

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Augusto Mósca

Vice-presidente Técnico da Federação Brasileira de Veículos Antigos e sócio do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, de Niterói - RJ.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados