Coberturas

XXI Encontro Nacional de Pick-ups, Trucks e Carros Antigos – Águas de São Pedro, SP

Um pouquinho de tudo em termos de clássicos

Utilitários, automóveis, caminhões… a grande novidade do ano foi a ‘Tratorzada’, um desfile de tratores pelas ruas da cidade

Um dos mais aguardados eventos do antigomobilismo do Estado de São Paulo. Este é o Encontro Nacional de Pick-ups, Trucks e Carros Antigos, que há 21 anos agita a pequena Águas de São Pedro, cidade com cerca de três mil habitantes e que por causa dele tem o título de ‘Capital Nacional das Pick-ups’.

Novidade: um desfile de tratores pelas ruas da cidade


Mas esse título poderia ser até mais abrangente, já que ao longo do tempo o número de automóveis participantes foi crescendo, embora as caminhonetes e furgões continuem sendo os artistas principais.  E não parou por ai! Esse ano a grande novidade foi a ‘Tratorzada’, um desfile de tratores pelas imediações do Parque Dr. Octavio Moura Andrade, na tarde do segundo dia do evento, que aconteceu de 06 a 08 de setembro — de sexta-feira a domingo.
— O encontro já virou tradição e atrai turistas de todo o país. A cidade já  aguarda e se prepara para o evento, sendo que o comércio e os hotéis têm grande movimentação — comentou o prefeito Paulo Barboza.

Em sentido horário, a partir do alto: Studebaker 1949, Chevrolet 3100 1956, GMC 100 1947 e Ford Modelo A 1928

R$ 45.000,00

R$ 25.000,00

Willys Rural 4X2 1968
R$ 80.000,00

R$ 48.900,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

Mercedes-Benz 300 SL 1992
R$ 195.000,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 100.000,00

VW Brasília 1974
R$ 22.000,00

Chevrolet Tigre 1946
R$ 170.000,00

FNM Jk 2150
R$ 150.000,00


De fato, vale a pena visitar a estância para prestigiar o encontro. Os veículos são sempre de altíssimo nível, sejam eles originais ou modificados. Este ano, os fãs de hot rods puderam curtir lindas pick-ups americanas geralmente vistas nessa configuração, como as F1 e F100, da Ford; e as 3100 da Chevrolet, além de outras marcas. Nos chamou a atenção as criativas Ford Modelo A 1928 com caçamba estendida e rodado traseiro duplo e a 3100 ‘Martha Rocha’ 1956 conversível.

Em sentido horário, a partir do alto: Chevrolet Apache 1959, Ford F1 1951, Fiat 147 1980 e Dodge Job Rated 1952


Esses mesmos modelos puderam ser apreciados também em suas configurações originais, caso de duas Ford F1 do início da década de 1950, uma bege e outra azul bem clarinha. E ainda Chevrolet Apache 1959, as Dodges Job Rated 1952 e D100 1975, além de uma GMC 100 1947 dando a impressão de jamais ter sofrido qualquer intervenção estética, efeito que talvez tenha conseguido graças a uma ajudinha humana.
E fazendo bonito entre as grandalhonas importadas, uma singela pick-upinha Fiat 147 1980, modelo carinhosamente apelidado de  ‘saboneteira’.

No alto, o esportivo brasileiro SP2.  Abaixo, em sentido horário, a partir do alto: Corvette 1963, Buick Eight Conversível 1947, Chrysler 300 1970 e Chevrolet Townsman 1955

De tudo um pouco entre os automóveis. Esportivos brasileiros, como o prestigiado VW SP2. Muscle cars como Dodge Challenger R/T 1971 (em primeiro plano, na foto principal), Mercury Cougar 1969 e um sensacional Corvette 1963 ‘split’, ano que marcou a primeira grande mudança de estilo desse icônico esportivo. E havia americanos mais comportados e familiares também: Packard Sedan 1937, Chrysler 300 1970, Buick Eight Conversível 1947 e a station wagon Chevrolet Townsman 1955.

A origem: trator Lamborghini 1R 1965


E entre os tratores, destaque para o Lamborghini 1R 1965. Sim, a fabricante italiana de superesportivos começou suas atividades em 1948, produzindo unicamente máquinas agrícolas. Conta a lenda que Ferruccio Lamborghini adquiriu uma Ferrari 250 GT e o carro logo teve problemas de embreagem. Ele foi então reclamar com Enzo Ferrari que o tratou mal: “Você é apenas um agricultor! Continue guiando tratores e não ouse criticar meus carros”. Ao que Ferruccio respondeu: “Pois te mostrarei como se faz um carro de verdade”. Nascia assim o 350 GT, o primeiro automóvel Lamborghini, em 1964. Mas a empresa continua a produzir tratores até hoje.

Com motor de 2 cilindros movido a diesel e refrigerado a ar, o 1R é um modelo bastante valorizado no mercado internacional e bem raro no Brasil.

GALERIA DE IMAGENS

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

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