Coberturas

16º Mopar Nationals – Águas de Lindóia, SP

Dart do ano de lançamento

Um tributo ao meio século do primeiro automóvel Dodge produzido no Brasil

Lançado em setembro de 1969, o sedan Dart foi o pontapé inicial para toda uma gama de modelos de prestígio, mas que acabou tendo vida bem curta

10 de setembro de 1969, Guarujá, litoral de São Paulo. Com toda pompa  e circunstância a Chrysler do Brasil apresentava em um hotel de luxo o primeiro automóvel Dodge brasileiro, depois de dois anos de ‘ensaio’, produzindo o Esplanada, herança da finada Simca. Este mês esse sedan com motor V8 e visual igual ao da versão americana está completando meio século. Estamos falando do Dart, modelo que foi homenageado durante a 16ª edição do Mopar Nationals, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Águas de Lindóia – SP.

Prata da casa: a partir da direita: Magnum, Charger R/T, Dart de Luxo Coupê e Dart Sedan (2ª geração)


Claro que o evento contou com a participação de muitos outros representantes da Linha Dodge Nacional, além do pioneiro quatro portas: o Dart Coupê (lançado em 1971); o SE, versão esportivo-espartana do Dart voltada para o público jovem; o tão desejado e valorizado Charger R/T da primeira geração (1971/1978); o sofisticado Dart Gran Sedan; e os modelos da segunda (e derradeira) geração brasileira (1979/1981): Magnum, Le Baron e Dart.

Polara GLS e 1800 ‘General Lee’


Não esquecendo é claro do pequeno 1800/Polara, modelo descendente no inglês Hillman Avenger. Desse havia um raro GLS 1981 (com o selo VW) e uma curiosa versão do ‘General Lee’, aquele Charger R/T 1969 americano da série dos anos 1970 ‘Os Gatões’. Seria adequado chama-lo, por exemplo, de ‘Cabo Lee’?

Porsche 924 1977
R$ 150.000,00

VW Fusca 1300 1968
R$ 33.000,00

FNM 2000 JK 1963
R$ 190.000,00

VW Kombi Standard 1995
R$ 55.000,00

DKW Belcar 1963
R$ 80.000,00

DKW Belcar Rio 1965
R$ 80.000,00

R$ 45.000,00

R$ 45.000,00

Ford Jeep CJ-5
R$ 48.000,00

Willys Rural 4X2 1968
R$ 80.000,00

R$ 120.000,00

Dodge D100. Modelo começou a ser fabricado antes do Dart


Entre os nacionais, havia ainda uma rara Dodge D-100, pick-up que — junto com os caminhões D400 e D700 — foi o primeiro veículo Chrysler fabricado aqui, tendo sido lançada dez meses antes do Dart, durante o Salão do Automóvel de 1968.

Em sentido horário, a partir do alto: Plymouth Barracuda 1970, Dodge Charger SE 1971, Dodge Challenger Rallye 1972 e Plymouth Road Runner 1972


Marcante presença também de representantes americanos da época de ouro dos muscle cars, com destaque para Plymouth Barracuda 1970, Dodge Charger SE 1971, Plymouth Road Runner 1972, Dodge Coronet Super Bee 1969 e Dodge Challenger Rallye 1972.

Dart GT Sport 1969


Aos menos avisados poderia causar certa confusão o Dart importado GTS 1969 pela semelhança com o brasileiro, embora essa versão esportiva — assim como a Swinger — nunca tenha aportado aqui. Aliás, os nossos é que são semelhantes aos deles.
A título de curiosidade: em 1973 a linha Dart americana já tinha a ‘cara’ que foi adotada no Brasil só em 1979.

Chrysler New Yorker 1976 e Chrysler C300 1955


Havia também modelos mais comportados, como o Chrysler Newport 1966; o Dodge Polara 1967 — não confundir com o brasileiro —; e o classudo sedan Chrysler New Yorker 1976, cujo design lembra bastante o Lincoln Continental desta época. Aliás, ambos brigavam pela mesma faixa de mercado.

Do clássico Chrysler C300, um produzido em 1955 com pintura artificialmente desgastada, com um pezinho no estilo ‘rat hod’. Cheio de personalidade.

GALERIA DE IMAGENS

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.