MaxiBlog

Fabricado em 1946, Fusca de circo é o mais antigo do Brasil

Exemplar modificado para o ‘globo da morte’ foi um dos primeiros quatro mil depois da II Guerra. Chegou ao Brasil em 1951

Até hoje, os dois Fuscas mais antigos de que se tinham notícias aqui no Brasil foram produzidos em 1949. Salvo engano, um é de Minas Gerais e o outro da Bahia. Eis que surge agora a notícia de um exemplar fabricado três anos antes, em 1946, época em que a fábrica da Volkswagen na Alemanha passou a ser administrada por ingleses, com o fim da II Guerra Mundial.

Vale recordar que os primeiros Fuscas começaram a ser importados oficialmente para o Brasil só em 1950, primeiro pela Brasmotor. Depois pela própria Volkswagen.

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

O carro pertence ao colecionador André Beldi, de Sorocaba-SP e foi descoberto por acaso em 2016, abandonado em um terreno vazio de Taubaté. É um carro inteiramente modificado, estilo buggy, conversível, sem para-lamas, portas, parachoques… O que chamou a atenção de André sobre aquele estranho VW foi o fato de ele ter a antiga logomarca da VW, aquela com engrenagens em volta do círculo, o que denota a antiguidade do carro. A partir de pesquisa pelo número do chassi, foi possível determinar a idade dele.

O Fusca circense se apresentando na Alemanha e no Brasil

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

Ford LTD 1978
R$ 85.000,00

VW Fusca 1300 1968
R$ 37.000,00

R$ 48.900,00

BMW 2002 Tii 1972
R$ 220.000,00

Fiat Coupê 1995
R$ 60.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

Chevrolet Tigre 1946
R$ 170.000,00

Ford Verona GLX 1.8
R$ 30.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00


O carro foi modificado quando era ainda seminovo, em 1948, por uma companhia circense para apresentações no ‘globo da morte’. Em 1951 o carro veio parar no Brasil, continuando a fazer apresentações até a década de 1970.

E André conseguiu através de contatos na Alemanha a façanha de descobrir a família daquele antigo proprietário, que lhe mandou fotos do carro se apresentando lá e também aqui no Brasil. Na restauração, André optou por manter o carro com todas as características da modificação, inclusive a pintura com os dizeres em Alemão, que de fato ficaram fiéis às mostradas na foto dos anos 1940.

Confira essa incrível história na íntegra no portal de notícias G1. O carro irá participar do 1º Encontro Nacional de Volkswagens Clássicos, que acontece neste final de semana, em Águas de Lindóia, SP.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: André Beldi e Bernardo Gil Heller, publicadas no G1

1º Encontro Nacional de VW Clássicos – Águas de Lindóia, SP • 23 a 25/08/2019

 

 

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.