MaxiBlog

Aquaplanagem: perigo na pista

Veja essas valiosas dicas para dirigir com segurança em dias chuvosos, dadas pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária

Em dias de chuva, formam-se muitas poças de água nas vias. Essas poças podem criar uma fina camada de água sobre a pista. Se o motorista abusar da velocidade, os pneus perdem o atrito com o solo e o veículo pode escorregar sobre a superfície coberta de água. Esse é o fenômeno chamado aquaplanagem.

Nessa situação, o veículo desliza sobre a pista e a consequência é que o motorista perde o controle do automóvel e não consegue frear. O risco de um acidente grave é significativo.

Por isso, nas estradas e em vias urbanas, em dias de chuva, é aconselhável reduzir a velocidade. Quanto maior a velocidade, menor o tempo que a água tem para ser drenada pelos sulcos dos pneus, o que favorece a ocorrência da aquaplanagem.

O que fazer se o carro entrar em aquaplanagem?

  • Em primeiro lugar, controle o susto e tente manter a calma. Entrar em pânico só vai piorar a situação.
  •  Desacelere progressivamente o veículo.
  •  Mantenha o volante na trajetória.
  •  Se o veículo tiver freios ABS — que não deixam as rodas travarem com a frenagem — eles podem ser acionados até que o carro recupere a aderência ao asfalto, possibilitando o controle sobre o veículo.

O que não fazer

  • Frear bruscamente o veículo, caso ele não tenha sistema de freio ABS e controle de estabilidade (ESP). Com sistema convencional de frenagem, as rodas irão travar e o motorista irá perder completamente o controle da direção.
  •  Virar bruscamente a direção. Essa ação pode fazer o veículo rodar da pista.

Como evitar a aquaplanagem?

R$ 120.000,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 100.000,00

Ford Escort XR3 1992
R$ 29.900,00

R$ 110.000,00

R$ 25.000,00

Willys Rural 4X2 1968
R$ 80.000,00

Ford LTD 1978
R$ 86.000,00

R$ 48.900,00

Ford Jeep CJ-5
R$ 48.000,00

R$ 45.000,00

VW Brasília 1974
R$ 22.000,00

  • Ao dirigir sob chuva ou em pista molhada, diminua a velocidade em 30% em relação ao permitido para a via. Caso necessite frear ou acelerar, realize essas ações de forma mais suave. Se o veículo for equipado com ABS, você pode frear normalmente.
  • Durante a condução do veículo nessas condições, mantenha distância do veículo que vai à frente, observando o rastro dos pneus deixado por esse veículo. Se o rastro se fechar rapidamente, é sinal de muita água na pista.
  • Tenha muita atenção fazer as curvas.
  • Não use o piloto automático sob chuva forte. O veículo vai reconhecer o acúmulo de água como um atraso e pedir mais potência, o que pode levar a problemas.
  • Os sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de freios ABS não são substitutos para a condução cautelosa e a boa manutenção dos pneus. O sistema ESP usa técnicas avançadas de frenagem, mas ainda depende de haver contato com a estrada. Na melhor das hipóteses, o ESP ajuda quando o carro diminui a velocidade o suficiente para recuperar a tração, mas o sistema não pode impedir a aquaplanagem.
  • Mantenha a manutenção do veículo em dia
  •  Rode com pneus com a calibragem correta. Pneus com pressão inferior à indicada pela montadora (murchos) podem curvar para dentro, o que deixa o centro deles mais alto e retém a água mais facilmente.

Pneu em bom estado é fundamental

Uma das funções do design do pneu é justamente drenar a água do piso por onde o veículo trafega. Conforme o pneu é utilizado, esses sulcos vão diminuindo e a capacidade de drenar a água também. Caso o pneu esteja desgastado acima do limite indicado pelo fabricante, a capacidade de drenagem será menor, aumentando o risco do veículo aquaplanar. Esse limite pode ser conferido pelo TWI (Tread Wear Indicator), um indicador de desgaste que pode ser avaliado a partir de relevos ressaltados no pneu. Quando os relevos se alinham com o restante da banda de rodagem, significa que é hora de trocar o pneu.

<strong>Sobre o CESVI</strong>
Fundado em 1994, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) uma empresa do Grupo Solera, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária, veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.  Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br.

CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária)

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados