Coberturas

Homenagem aos 45 anos do Passat – Niterói, RJ

Estiveram reunidos modelos de todas as versões

Ao todo, foram 37 Passats no evento, incluindo dois raros modelos Passat Julia

E nem a chuva atrapalhou a homenagem aos 45 anos do Passat no Brasil! O evento foi realizado no dia 2 de junho, sendo uma parceria entre o Nictheroy Clube de Veículos Antigos, que tradicionalmente vem homenageando datas comemorativas de veículos importantes no Brasil e no mundo, e o Passat Clube – RJ, único clube formalizado e federado no Brasil dedicado ao Passat nacional.

Carreata com 15 Passat saiu do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em direção a Niterói

A previsão do tempo não era das melhores e o dia amanheceu com o céu carregado. Porém, ninguém se incomodou: pouco depois das 8:00, uma carreata com 15 Passat saiu do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em direção a Niterói para participar do evento. Dos primeiros aos últimos exemplares produzidos pela Volkswagen, todas as gerações estiveram representadas e se uniram aos demais Passat no Sam’s Club.

Passat Julia, cuja produção foi inicialmente realizada pela Dankar

Ao todo, foram 37 Passat no evento, incluindo dois raros modelos Passat Julia, cuja produção foi inicialmente realizada pela Dankar, que também fazia o esportivo Squalo, e posteriormente seus direitos foram comprados pelos estaleiros Mac Laren, que continuou produzindo o modelo por mais alguns anos. Ambas as unidades presentes no evento foram produzidas já na fase da Mac Laren.

Ao todo, foram 37 Passat no evento

Outras versões difíceis de encontrar em seu estado original também estiveram presentes, como um Passat GTS Pointer 1984, ainda com motor 1.6 (o motor 1.8 foi introduzido nesta versão em junho daquele ano) e um Passat Special 1987, dos últimos produzidos desta versão que era a mais simples da linha na época.

Passat TS 1981 veio de São Paulo e foi um dos exemplares que receberam o troféu de destaque

E de São Paulo veio um grupo de 14 pessoas em 5 belos exemplares de Passat, de modelos entre 1976 e 1988! Incluindo o exemplar azul que foi capa do livro sobre a história do Passat, lançado em 2013 pela Editora Alaúde, um raro TS 1981 com motor 1.5 movido a álcool (única motorização possível na época para este combustível, ao contrário do modelo a gasolina que utilizava o motor 1.6), entre outros.

E chuva… serviu para lavar a alma (e os carros) dos presentes

Uma forte pancada de chuva chegou no meio da manhã, durando cerca de meia hora, mas serviu para lavar a alma (e os carros) dos presentes. Após a chuva, ainda mais amigos apareceram com carros antigos.

Sorteio de brindes


Além do sorteio de brindes entre os associados do Nictheroy, promovido mensalmente pelo clube, tivemos o sorteio de brindes alusivos ao Passat, que foram oferecidos pelo Gutemberg Baptista, associado do Passat Clube – RJ aos donos de Passat inscritos no evento.

Destaque do mês foi a pick-up Ford 1966 de  José Luiz Travassos

O destaque do mês foi a pick-up Ford 1966 de propriedade de José Luiz Travassos. No momento da homenagem ao Passat, o amigo Heitor Nunes, que veio de São Paulo com seu Passat L 1976, foi convidado a falar um pouco sobre a história do modelo no Brasil. Em seguida, foram entregues 8 troféus de destaque escolhidos entre os Passat previamente inscritos, que listamos abaixo por ordem de ano de fabricação:

  • Passat L 1976 – Heitor Nunes (chassi mais baixo)
  • Passat L 1976 – Gutemberg Baptista
  • Passat TS 1981 – Renato Gualda
  • Passat LS Village 1984 – Victor Pinho
  • Passat Julia 1986 – Guilherme Gomes
  • Passat LSE 1986 – Reginaldo Santos (participante mais distante: Campinas – SP)
  • Passat Special 1987 – Luiz Camilo Pinto
  • Passat GTS Pointer 1988 – Edson Rojo

Mais uma vez, o amigo e associado do Passat Clube-RJ, Edison Viggiani, que nos deixou recentemente, foi lembrado e homenageado, inclusive com seu Passat TS 1977 sendo a imagem de fundo dos troféus de destaque entregues aos proprietários dos Passat.

Entrega dos troféus


Após o evento, ainda houve um segundo tempo com direito a almoço entre os passateiros e a comemoração do aniversário do Diretor Financeiro do Nictheroy e também associado do Passat Clube – RJ, Bruno Lara.

Gostaríamos de agradecer a presença de todos os participantes, que mesmo com o tempo ruim vieram prestigiar e homenagear esta data significativa da história do Passat. Agradecemos também, em especial, aos participantes que rodaram bastante pra chegar ao evento, como os amigos de São Paulo e da região serrana e norte do estado do Rio de Janeiro.

Veículos de várias marcas e modelos prestigiaram o evento

Nosso próximo mensal será realizado no dia 7 de julho, a partir das 9:00 no Sam’s Club. Sem esquecer do nosso 7º Encontro Estadual de Veículos Antigos, nos dias 3 e 4 de agosto, cujas inscrições já estão abertas!

Talvez um futuro antigomobilista….

Esperamos por você!

Galeria de Imagens

Texto e Fotos: André Grigorevski  
Edição: Fatima Barenco

Espalhe por aí!
  • 73
  •  
  •  
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    76
    Shares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados