MaxiBlog

Carro antigo é um excelente investimento, diz o Bloomberg

Reportagem do site americano de finanças mostra que os clássicos automotivos tiveram ganhos muito maiores que outros ativos nos últimos anos

O Bloomberg acaba de publicar uma reportagem — reproduzida no Brasil pelo Infomoney — comprovando que a rentabilidade dos automóveis antigos pode ser tremendamente maior que a de investimentos tradicionais, como bolsa de valores, ouro e câmbio.

Tendo como base o OTX, um índice de preços para veículos com mais de 30 anos vendidos na Alemanha, a reportagem traz como exemplo o BMW 507 (foto), um conversível da década de 1950, que nos últimos 14 anos viu seu valor de mercado subir nada menos que 800%. Enquanto isso, a bolsa de valores alemã rendeu 150% e as ações da própria BMW, que produziu o carro há 60 anos, subiram pouco mais de 200%.

Segundo outra reportagem do Bloomberg, publicada no ano passado, a valorização do Porsche 911 em suas versões mais clássicas foi de 683%. Já o índice OTX geral, que inclui 20 modelos com mais de três décadas fabricados na Alemanha, a valorização entre 2004 e 2018 ficou próxima dos 450%.

A valorização dos carros antigos (OTX, em vermelho), em comparação com outros investimentos


O BMW do exemplo da reportagem custa hoje a bagatela de 1,7 milhão de Euros. Então, a reportagem alerta para os custos envolvidos em manter um carro dessa categoria, incluindo seguros, manutenção e armazenamento. Explica também que encontrar um comprador não é muito fácil. Então, esqueça a liquidez.

Mas colocando os pés no chão e voltando à realidade brasileira, esta matéria vem comprovar um estudo que o Portal Maxicar fez em 2017 e que mostrou que os clássicos nacionais têm valorizado  bem mais do que o ouro ou qualquer outro investimento por aqui.

Então, seja aqui ou lá fora, além do prazer incomensurável que proporciona, carro antigo pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro.

PS.: Não esqueça de mostrar essa reportagem à sua esposa.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados