Coberturas

Dia Nacional do Fusca 2019 – São Bernardo do Campo, SP

Ainda no clima dos 60 anos

Este ano a data teve um gosto especial, porque o Fusca brasileiro completou seis décadas no dia 3 de janeiro

O Fusca Clube do Brasil comemorou com grande sucesso mais um Dia Nacional do Fusca, no último domingo, 20 de janeiro. O evento aconteceu no São Bernardo Plaza Shopping e reuniu centenas de exemplares, além de outros clássicos VWs com motores refrigerados a ar.

E esse ano foi de dupla comemoração, já em 03 de janeiro de 1959 — portanto há 60 anos — tinha início a fabricação do modelo nacional. Entre 1950 e 1958 o Fusca vendido no Brasil era fabricado na Alemanha e somente montado aqui, num sistema conhecido como CKD (sigla em inglês que significa ‘Complete Knock-Down’).

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

https://www.facebook.com/sao.bernardo.plaza/videos/309285853027803/


Entre os Fuscas presentes, destacamos:

– Cabriolet alemão 1955 – Fabricado numa parceria da VW com a Karmann. Modelo raríssimo e muito valorizado no mercado internacional.

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 100.000,00

Mercedes-Benz 280S 1971
R$ 150.000,00

Fiat Coupê 1995
R$ 60.000,00

VW Brasília 1974
R$ 22.000,00

R$ 120.000,00

R$ 14.000,00

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

FNM Jk 2150
R$ 150.000,00

FNM 2000 JK 1963
R$ 190.000,00

– 1600 S ‘Bizorrão’ 1975 – Tentativa da Volkswagen de produzir uma versão ‘envenenada’ do Fusca para o público jovem. Foram fabricados apenas cerca de 5 mil, entre 1974 e 1976. Era basicamente o mesmo carro, com motor 1600 e alguns detalhes diferentes como o aplique preto na tampa traseira, rodas aro 14 (Brasília), volante esportivo e conta-giros.

Em sentido horário, a partir do alto: Cabriolet 1955, ‘Horácio’, Última Série 1986 e Bizorrão 1976


– Última Série 1986 – Uma das mais desejadas versões nacionais. Marcou o fim da produção do Fusca (da primeira vez). Foram fabricados 850 carros numerados, com cores metálicas e acabamento aprimorado. E apenas dois entregues em cada uma das concessionárias. O do evento é um ‘azul stratus’.

– Fusca ‘Horácio’ – Não se trata de nenhuma versão especial e sim de um 1300 1974 que recebeu este apelido por causa de sua cor ‘verde hippie’, no tom exato do dinossaurinho que é personagem dos quadrinhos da Turma da Mônica. O carro pertence a Ervin Moretti, atual presidente do Fusca Clube do Brasil e é famoso nos eventos do clube, sempre acompanhado de um Horácio de pelúcia. Na tampa do porta-luvas um autógrafo de Maurício de Souza.

1303 Super Beetle Cabriolet 1973 – Uma versão alemã bem aprimorada, com parabrisa curvo, painel destacado e suspensão McPherson. O Cabriolet tem carroceria Karmann Ghia.

1303 Cabriolet 1973, Kombi alemã 1970 e Variant II 1981


Kombis, Brasílias, Variants (incluindo uma bela Variant II vermelha) Karmann Ghias e Tls completaram a festa no ABC Paulista. A propósito, você sabe como nasceu o Dia Nacional do Fusca? Saiba nesse artigo de Alexander Gromow.


GALERIA DE IMAGENS


Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
Video: São Bernardo Plaza

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.