Coberturas

Encontro Interclubes de Carros Antigos de São João Del Rey, MG

Tudo era histórico, não só os carros

Largo de São Francisco foi o palco do evento que reuniu os antigomobilistas em grande final de semana

Uma viagem no tempo. Assim podemos definir o Encontro Interclubes de São João del Rei-MG que aconteceu no último final de semana, dias 28, 29 e 30 de setembro. Tudo era histórico, não só os carros.

Os antigos tomaram conta do Largo de São Francisco e seu entorno

O Clube local ‘Amigos do Carro Antigo’ com grande esforço e muito trabalho conseguiu realizar o evento no cartão postal da cidade, o Largo de São Francisco, proporcionando um cenário mágico entre o casario colonial e as Igrejas da cidade, muitas do século XVIII. Por causa delas, São João é conhecida como ‘Cidade dos Sinos’ e os visitantes descobriram o porquê, pois, às 15:00 h e às 18:00 h uma sinfonia de sinos podia ser ouvida em todo o centro, tocados ao mesmo tempo nas diversas Igrejas. Um espetáculo extra. Uma experiência e tanto para quem presenciou.

Nelson Fidélis do Clube do Fordinho que foi rodando de São Paulo a São João del Rei

À frente da Igreja que dá nome ao largo, ficaram os Fordinhos, que receberam justa homenagem. Um deles pertence a Nelson Fidélis do Clube do Fordinho que foi rodando de São Paulo a São João del Rei enfrentando sol, chuva e neblina nos 520 km percorridos em 7 horas. Além do Clube do Fordinho estavam ali representados o Clube do Carro Antigo Bello Horizonte, Nictheroy Clube de Veículos Antigos, Clube de Veículos Antigos de Lavras, Clube de Veículos Antigos de Cabo Frio, Kombi Clube MG, Clube de Veículos Antigos de Contagem, Comando Bravo de Belo Horizonte, Veteran Juiz de Fora, Old Car Garage de São Brás do Suaçuí, Karmann-Ghia Club RJ, Clube do MP Lafer RJ, Vintage Motors Club de Betim, Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, Opaleiros e Antigos de Barbacena, Puma Clube RJ, Opala Clube RJ, Clube do Puma MG, Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, Clube de Autos Antigos Rota Real de Conselheiro Lafaiete, Louk’s Aircooled, AGMH Antigomobilistas RJ, Galaxie Clube do Brasil, Clube do Carro Antigo de Prados, Clube do Carro Antigo de Divinópolis, Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas, Veteran Car Club RJ, Passat Clube RJ, entre outros. Como se vê, os clubes do Rio de Janeiro – em grande número – já descobriram os encantos de São João del Rei, que realmente proporciona uma série de atrativos, diurnos e noturnos, com programação para todos.

A turma do MP Lafer.. Abaixo Chevrolet Bel Air 1956 e Cadillac 1963

Na sexta-feira, 28, aconteceu a primeira grande confraternização no meio da praça com os diversos barzinhos do largo completamente cheios de antigomobilistas que se integraram ao ambiente da cidade. No sábado, 29, alguns expositores, durante o dia,  visitaram o Museu do Automóvel da Estrada Real a apenas 13 km de distância, no distrito de Bichinho. Outros foram passear na também histórica Tiradentes a apenas 10 km de distância. Outros ainda conheceram o Memorial Tancredo Neves, ao lado da área reservada no evento para o mercado de pulgas.

Passeio noturno na Maria Fumaça e abaixo momentos do coquetal de confraternização

À noite uma programação especial. Primeiro um passeio noturno na Maria Fumaça mais antiga em operação no Brasil, desde 1881 e é a que tem a bitola – distância entre os trilhos – mais estreita do mundo com 0,76 m. Ao chegarem à estação de São João del Rei, retornando do destino Tiradentes, uma surpresa: um pocket show com a cantora mirim do “The Voice Kids” Vivian Passos. Da estação direto para o animado coquetel de confraternização no Restaurante Armazém onde se apresentaram o cantor Felipe Guedes e o sensacional  grupo de samba Corda e Caçamba.

Coquetel de confraternização no Restaurante Armazém.

O presidente do ‘Amigos do Carro Antigo’, Marcos Carazza, recebeu a todos com a generosa hospitalidade são-joanense. O diretor regional da FBVA, Caio Mário Baptista Pereira, grande apoiador do evento, agradeceu a presença de todos, especialmente de Nelson Fidélis, o do Fordinho 1928, que foi efusivamente aplaudido. Avelino Pinto, do Puma RJ, em nome dos convidados, agradeceu a ótima recepção onde estavam presentes os antigomobilistas e apresentadores de TV Rui Guilherme e Cidadão Éder.

Missa com bênção especial para os automóveis

No dia seguinte, domingo, na parte da manhã, foi celebrada uma missa com bênção especial para os automóveis, proprietários e familiares, ali mesmo, na Igreja de São Francisco com muita história envolvida. A Igreja data de 1774, é cercada por palmeiras imperiais com projeto de Aleijadinho, cuja irmandade franciscana tinha como membro o filho ilustre de São João del Rei, Tancredo Neves. A orquestra que se apresentou na missa foi um espetáculo à parte. Os carros antigos continuaram chegando a São João no domingo com antigomobilistas que não puderam vir nos dias anteriores.

E tudo remete ao passado neste cenário com as belas Palmeiras imperiais

Em todos os dias as inscrições foram gratuitas e o inscrito ainda recebia um belo troféu de participação. Se quisesse, poderia oferecer uma doação espontânea para ajudar o menino Gustavo com problemas de saúde e abandono, causa abraçada pelo clube anfitrião e seu presidente.

 

Assim, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, com carros antigos em um cenário cinematográfico de uma cidade dos anos 1700, passeios a museus, viagem de trem no qual viajou também Dom Pedro II e apresentação de músicos do tradicional Conservatório Pe José Maria Xavier foi realizado o Encontro Interclubes de São João del Rei, direto do Túnel do Tempo.

Álbum de Fotografias

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

 

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp