Entidades notificadas têm prazo de 15 dias para encaminharem suas justificativas
O Departamento Nacional de Trânsito encaminhou nos últimos dias oficio a todos os clubes e entidades credenciadas por ele para a emissão de Certificados de Originalidade, onde solicita informações sobre os critérios utilizados nas vistorias dos veículos antigos candidatos a placas pretas.O documento — assinado pelo Diretor do DENATRAN, Elmer Coelho Vicenzi — dá os clubes o prazo de 15 dias a partir da data de recebimento do ofício para apresentarem suas justificativas.
Atualmente, além da Federação Brasileira de Veículos Antigos, existem em todo o Brasil cerca de 40 clubes autorizados pelo DENATRAN para a emissão do Certificado de Originalidade e o órgão governamental tem recebido inúmeras denúncias a respeito de veículos antigos com placas pretas irregulares por não cumprirem os critérios exigidos no quesito Originalidade, de acordo o Inciso II do art. 1º da Resolução CONTRAN nº 56, de 21 de maio de 1998.

Na prática, todos esses clubes terão que explicar como são feitas as vistorias e que planilhas de pontuação utilizam, para a emissão de seus Certificados de Originalidade. Sabe-se que algumas dessas entidades credenciadas sequer realizam a vistoria presencial. Quando muito, fazem isso através de fotografias.
Texto e edição: Fernando Barenco
Matéria tendenciosa e que busca mais uma vez desmoralizar e confundir à todos a Placa Preta. Aguardem.. estamos em vias de finalização do curta-metragem em nossa página “Desmistificando a Certificação de Veículos Antigos” à todos. Aguardamos todos para a sessão em nossa pagina https://www.facebook.com/placapretaoficial/
Vai perder a boquinha
Boquinha? Possivelmente faz parte de clubes que arrecadaram por todos esses anos taxas abusivas e inconstitucionais dos seus associados. E tudo dentro do mesmo motivo… ameaças de perda da Placa aos proprietários! Lastimável . Boa Sorte!
Vai explicar como fazer vistoria por Whatsapp?
Que pena que vão acabar com o seu ganha pão não é mesmo Regis? Você e o seu amiguinho do ACB (o de 2007 que fala que é de 1907) logo serão desmascarados, pois transformaram a placa preta num fim lucrativo, onde o desvio de finalidade é claro e inequívoco.
Prepare-se para ser descredenciado junto ao DENATRAN: vocês compraram uma briga que não podem vencer, tudo pela ganância, mas logo vocês terão o que merecem.
Já vi Opala pintado com um azul inexistente nos catálogos da GM e com rodas de liga leve modernas ostentando placas pretas.
Outro caso gritante que fiquei sabendo foi de um Opala 89 com placas pretas.
Esta farra tem que acabar.
O Retromobilismo cresceu e ficou insuportável,a grande maioria só tem carro antigo porque virou status e modismo.Nos anos 70 não havia nada disso,e o movimento era unido e saudável.
Sr Felipe Bitu. O Sr. Menciona fatos visivelmente que mostra sua falta de conhecimento de causa. Vamos aguardar então é ver quem realmente está com a razão na causa. Se vocês clubes que acabaram com a possibilidade do crescimento do Antigomobilismo com interesse unico e exclusivo do bolso de poucos ou quem está tentando de fato aplicar a lei como deveria ter sido feita desde o seu início. O Sr. Fala como se desconhecesse todas as taxas abusivas, proibidas e inconstitucionais arrecadada por todos estes anos pelos clubes que com ctza o Sr. Faz parte. Boa sorte.