Coberturas Conteúdo Eventos

26º Dia Nacional do Fusca – São Bernardo do Campo, SP

O grande destaque foi a réplica do VW30 de 1937

26º Dia Nacional do Fusca – São Bernardo do Campo, SP

Antecipando a festa do dia 20

Fusca Clube do Brasil comemorou a data no último domingo, 17

[dropcap]O[/dropcap] Dia Nacional do Fusca — que há 26 anos é comemorado no dia 20 de janeiro — teve sua festa antecipada este ano pelo Fusca Clube do Brasil, um dos mais antigos e atuantes clubes especializados no modelo em todo o Brasil.

Um mega encontro de VWs clássicos aconteceu no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping, na cidade de mesmo nome do ABC Paulista, no último domingo, 17.

dnf3
Na foto maior, o ‘Horácio’, famoso Fusca do atual presidente do Clube do Fusca do Brasil. Nas fotos menores, uma réplica dos antigos VWs da Polícia Militar de São Paulo e um Porsche 356

Entre as centenas de automóveis presentes, o ‘dono da festa’ (é claro) foi a esmagadora maioria. Mas foi possível admirar também ‘seus convidados especiais’, os outros modelos VW equipados com o bom e velho motor boxer refrigerado a ar como Karmann Ghias, Brasílias, Varants, Tls, VWs 1600 (o ‘Zé do Caixão), Kombis, SP2, Pumas e outros foras-de-série com carroceria em fibra de vidro e até réplicas do ‘primo’ Porsche 356. Não faltou nem mesmo um ultratecnológico Fusca da nova geração, cuja concepção nada tem a ver com o modelo original.

Acima, os detalhes da fiel réplica brasileira. Abaixo, os VW30 em atividade e em 1942, quando foram destruidos
Acima, os detalhes da fiel réplica brasileira. Abaixo, os VW30 em atividade e em 1942, quando foram destruidos

A grande sensação da festa foi a réplica fiel do VW30, o protótipo do Fusca (foto principal e abaixo). Em 1937 foram fabricados 30 unidades do VW30, que como se pode notar, é bem diferente do VW como o conhecemos. Faróis salientes, tampa apenas parcial no porta malas, portas suicidas, ausência de vigia traseira e parachoques são apenas alguns dos inúmeros detalhes curiosos. De abril a dezembro daquele ano, os carros experimentais percorreram mais de 1 milhão e trezentos mil quilômetros, enfrentando as mais diversas situações climáticas e estradas. O objetivo era testar a resistência e condições de uso do ‘carro do povo’, que estava prestes a ser lançado. Após a conclusão dos testes, os protótipos foram abandonados e 1942 infelizmente foram destruídos a marretadas.

O Dia Nacional do Fusca foi instituído em 1989, numa iniciativa da Volkswagen com o próprio Fusca Clube do Brasil, que na época chamava-se ainda Sedan Clube e tinha como presidente Alexander Gromow, hoje colunista do Portal Maxicar, onde assina a coluna Volkswagen World.  Conheça os detalhes da criação da data!
E um dos carros mais amados do mundo, não poderia deixar de ter também o seu Dia Mundial, cuja data é 22 de junho, data que teve como um dos idealizadores também o Gromow.

Então deixo aqui uma pergunta: você conhece algum outro carro que tenha um Dia Nacional e um Dia Mundial?

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.