Uma Kombi ou um ônibus, ou quem sabe de tudo um pouco?
Na década de sessenta houve uma conversão de Kombis T1, com para-brisas bipartidos, tipo Furgão, para “algo” com decoração original, teto panorâmico elevado, acomodações melhoradas e janelas ampliadas.

Este modelo, chamado VW Auwärter Carlux, é particularmente raro e foi realizado pela Auwärter (Ernst Auwärter Karosserie- und Fahrzeugbau KG), uma empresa de Stuttgart, Alemanha, fundada em 1854 e que existe até hoje e que é especialista em carrocerias de ônibus. Curiosamente, na Internet circula uma informação errada creditando a construção destas adaptações em Kombis para firma suíça Beutler (Gebrüder. Beutler & Cie), responsável por carrocerias memoráveis feitas para empresas como Austin, Bentley, BMW, Bristol,Bugatti, Citroen, Delahaye, Fiat, Healey, Jaguar, Jowett, Lancia, etc.
Esta versão surpreendente, da qual foram produzidas apenas 24 unidades entre 1960 e 1963, foi usado por uma cadeia de hotéis suíça como veículo de turismo, especialmente nos Alpes. Estes carros tinham a finalidade de oferecer aos seus 8 passageiros mais espaço e acima de tudo uma incrível vista panorâmica incluindo a vista para cima sem ter que abrir um teto solar (ao contrário da VW Microbus de 23 janelas conhecido por Samba-Bus).
O teto foi elevado e, portanto, a superfície transparente (vidro e acrílico fumê) resultou na maior área possível (incluindo para-brisas). O teto elevado também ajudava na movimentação dos passageiros dentro do veículo.

Hoje, ao que tudo indica, restaram apenas 4 remanescentes do Carlux o que já é um milagre pela pequena quantidade convertida; incluindo um, ano 1961, este em condições de uso, estava nas mãos do especialista em Volkswagens antigos alemão, o conhecido Walter Jalinek proprietário da “The Box Bug”, da cidade de Weiden, que andou transformando o carro para Hot com suspensão rebaixada, motorzão e rodas especiais, uma judiação para os puristas…

Mas quis o destino que houvesse uma reviravolta na história desta raridade. Um cliente da “The Bug Box” já vinha namorando o carro quando ele ainda pertencia ao Walter Jalinek, e estava fortemente descaracterizado. Depois de demoradas e difíceis negociações o carro foi vendido, mas foi uma venda casada com um caríssimo contrato de restauração integral e devolução do carro à suas condições “originais”, ou seja, como saiu da Auwärter.

O serviço está longe de ficar pronto, pois havia muitas partes fortemente enferrujadas e maltratadas que estão demandando um trabalho minucioso e complexo. Até a Auwärter foi consultada e, por sorte, o seu idoso proprietário ainda lembrava do carro e pode dar preciosas dicas em especial sobre a construção do teto. Esta restauração está sendo um pulo no escuro, pois não há parâmetros ou catálogos onde encontrar detalhes.


Um aspecto interessante descoberto durante o trabalho de desmontagem do carro. Por baixo da tinta azul foram encontrados vestígios de tinta vermelha e branca! Será que este carro poderia ser o Auswärter Carlux que aparece em cenas do filme “Ein Herz geht auf Reisen” (Um coração sai de viagem), lançado em 1969, estrelado por Hentje, que era um ídolo cantor mirim alemão da década de 60? Esta é uma possibilidade que o pessoal da “The Bug Box” tentará pesquisar cuidadosamente…

Aí vai o trecho do filme em questão, apesar da cantoria é possível ver o veículo em ação:
Alguns detalhes do minucioso trabalho de reforma deste Carlux:

A seguir, a foto de um Carlux que ficou 40 anos num ferro velho da localidade de Kaufdorf no Cantão de Berna na Suíça e foi vendido para um colecionador da Alemanha em 2009, e cujo paradeiro é desconhecido. Os carros para peças começaram a ser acumulados em 1933, portanto havia raridades muito interessantes por lá….

Este ferro velho foi desmantelado em 2009, quando todos os carros ou foram vendidos ou foram escrapeados devido a uma ordem de uma Corte Suíça, naquela oportunidade havia aproximadamente 1000 ruinas de carros e 400 motocicletas já envoltos pelo mato, apodrecendo lentamente.

Por enquanto o futuro das outras unidades que sobraram e estão em condições de ruina é incerto, a não ser que outro aficionado bem rico decida contratar a empresa de Walter Jalinek, que a estas alturas já incluiu a restauração deste tipo de conversão exótica em seu currículo de realizações, para resgatar outra raridade destas…
Como foi visto é uma missão impossível ter um outro Carlux em sua coleção, a única coisa que resta fazer é comprar uma miniatura de Carlux para a sua coleção…

Mas uma coisa está certa, agora para delírio dos puristas, tomando por base a incrível e internacionalmente reconhecida qualidade das restaurações da “The Bug Box” restará um VW Auwärter Carlux impecável em estado de novo que ocupará o seu lugar na galeria dos interessantes e raríssimos veículos exóticos derivados da Kombi.
Esta é uma história incrível, daquelas que só o amor pela Marca e uma polpuda conta no banco podem explicar…
E para não deixar dúvidas sobre a inacreditável qualidade de restauro da “The Bug Box”, para finalizar incluímos uma foto de uma série de “Samba Buses” restaurados por esta empresa. Talvez estejam melhores do que quando saíram da fábrica…
Cada uma pode vale centenas de milhares de dólares a contar por recentes leilões nos EUA.
Confrade Alexander, magnífico documentário! Tenho a impressão de que as variantes dos nossos queridos Fusca e Kombi são quase infinitos… muito obrigado por compartilhar esta preciosidade histórica conosco!
Caro Confrade Tulio Lazarini,
Há quanto tempo!!!
Grato por seu prestígio a meu trabalho que foi valorizado por sua participação!
Um grande abraço!!!
Bravo Alex!! Molto interessante questo articolo su questo mezzo molto poco conosciuto .
Io ho visitato a suo tempo quel autodemolitore in Svizzera pieno di pezzi interessantissimi fra i quali, appunto, il Carlux. Sapevo che era stato acquistato/salvato, ma non si sa da chi; speriamo un giorno di vederlo di nuovo su strada (magari a Bad Camberg!)
a presto in Germania! Filippo
Caro amico Fillipo!
Grazie per il tuo commento interessante.
La visita alla deposito di rottami della Svizzera deve essere stato molto interessante!
Vorrei anche sapere dov’è questo Carlux acquisito in questa deposito di rottami .
Dopo 20 anni, ci incontriamo di nuovo in Bad Camberg e sono molto contento di questo !!!
Un grande abbraccio
Grande amigo Alexander Gromow um ícone do fusca. Sempre presente dando presentes.
Tenho orgulho de ser seu amigo.
Erineu Cicarelli.
Caro e admirado amigo Erineu Cicarelli,
Agradeço tanto a seu prestígio na leitura de minhas matérias como s seu amigo comentário!
Um grande abraço
Boa noite, caro GromoW! Espetacular e rara matéria! Não tenho palavras como purista, que sou, para esta matéria! Fico muito contente que pelo menos 1 unidade esteja preservada!
Esta matéria me fez lembrar de nossa ultima Kombi no Globo Terrestre, guardada na VW Nutzfahrzeuge!
Até mais!
Boa noite, caro GromoW! Obrigado por esta matéria! Somente assim, com sua pesquisa, podemos ter o conhecimento de raros VW´S como este, deixando nosso conhecimento cada vez, mais enriquecido!
Esta matéria me fez lembrar de nossa Kombi, que foi á última senhora do Globo terrestre, que descansa no museu particular da VW Nutzfahrzeuge!
Obrigado por tudo!
Tudo bem GromoW! Eu como apaixonado pela linha clássica da VW, fiquei muito honrado em conhecer mais um clássico perdido no tempo, onde felizmente, ainda temos pessoas motivadas em resgatar á histórica clássica de um tempo!
Também, em um mesmo nível, pessoas como você, que reporta matérias para seu legado, pois não adianta haverem clássicos, sem uma divulgação reportatilistica!
Esta matéria me fez lembrar de nossa Kombi, á última fabricada no planeta, que descança na VW Hanover, onde tudo começou!
Até á próxima!
Caro Rogério,
Grato por mais este comentário de tantos que já prestigiaram meu trabalho.
Hoje em dia o trabalho investigativo sobre assuntos ligados ao “Volkswagen World” tem uma grande aliada que é a Internet. Mas as minhas pesquisas não começaram hoje, mas sim há mais de 30 anos e eu acho que os assuntos são tantos que sempre vamos encontrar outra “Carlux” para reportar… Nada substitui livros de qualidade e hoje em dia é necessário tanto filtrar o que aparece na Internet, como em livros, pois há muita coisa que tem que ser descartada…
Um abraço
Nos do Kombi Clube Curitiba, kombi clube reconhecido pela VW do Brasil na despedida de nossa querida kombi, destacamos os excelentes trabalhos em pro da historia de nossa querida kombi em diversos momentos, levando-nos a ter o Sr. Gromow como associado especial, queremos deixar registrado que este modelo descrito aqui, “mosca branca de olhos azuis”… é uma novidade bem vinda. Destamos aqui, que a cada nova pesquisa desta lenda viva… mais riqueza da historia VW Antiga temos a nossa disposição.
Mais uma vez… parabens…
Caro Rebuli,
Grato por postar um comentário em nome do Kombi Clube Curitiba. Isto é um fator importante para um trabalho como este e valoriza também o Portal MAXICAR que vem trabalhando em prol do antigomobilismo brasileiro.
Quanto ao “Carkux”, este é um exemplo de muitos que existiram e existem, já que a Kombi, com seu chassi reforçado permitiu muitas adaptações, uma mais interessante do que a outra. E vamos ficar atentos para isto, pois podemos reportar sobre outra raridades kombísticas…
Um grande a abraço a todos deste clube pioneiro
Caro amigo Gromow.
Muito bom o seu artigo sobre essa Kombi modificada, uma delas restaurada na oficina alemã “The Bug Box”.
Para mim foi grande a surpresa ver que construíram essas Kombis modificadas, nunca imaginaria que fariam desse jeito. Os colecionadores de veículos exóticos devem ficar com coceira………
Abraços !!!
Fleming
Caro amigo Fleming,
Grato por seu comentário e o seu amigo prestígio a meu trabalho.
O nível de qualidade da “The Bug Box” chega a ser assustador! Eles têm um gabarito top de linha nas reformas de carros VW e Porsche.
A Auwärter é especializada me encarroçar chassi de ônibus há muitos anos, dai o jeitão de ônibus que o Carlux tem.
Um grande abraço
Boa noite Gromow! Primeiramente meus parabéns pela matéria… já havia visto algumas fotos deste modelo, mas não conhecia a historia… muito bom! Gostaria de aproveitar o assunto para perguntar se o amigo conhece a historia das kombis com sobre teto feitas pela Carbruno nos anos 60 e 70? Venho procurando material a respeito e não tenho encontrado…
Abraço,
Rogério.