COLEÇÃO
Uma visita à coleção
“Automóveis no Brasil”
Ela reúne um acervo de carros nacionais que supera a quantidade atingida por muitos eventos considerados grandes…
No sábado, dia 24 de março de 2012, as portas da coleção particular “Automóveis no Brasil” se abriram para mim e permitiram uma visita a um dos acervos mais significativos do Brasil de veículos em sua maioria nacionais. Nomes e endereços ficarão ocultos para manter a segurança desta coleção. Afinal de contas é a coleção em si que interessa.
A coleção está disposta em quatro salas, sendo uma delas gigantesca. A primeira ala visitada tem ênfase para carros esportivos importados como Ferrari, Maserati, De Tomaso, Porsche, etc., além de raríssimos Brasincas.

A próxima sala é um gigantesco hangar com centenas de automóveis em sua maioria nacionais dispostos quatro fileiras longitudinais e duas transversais.

Indo adiante se chega a uma ala dedicada aos utilitários onde se destacam exemplares da Kombi Série Prata e a comemorativa dos 50 anos de Kombi no Brasil.
Na última ala encontram-se mais algumas raridades incluindo dois SP2 e um Karmann-Ghia TC.

A visita foi filmada resultando um vídeo com 19 minutos que permite a todos passearem comigo por este verdadeiro tempo ao automóvel antigo.
Esta coleção tem a sua oficina própria com mecânicos residentes e ajudantes, que se encarregam tanto da manutenção dos carros, como de restaurações incríveis.

Fazer um levantamento completo do acervo desta coleção seria um trabalho bastante longo, mas certamente valeria à pena, desta vez não deu tempo para fazer isto. Em todo caso, vejam algumas fotos desta coleção no álbum do Flikr:
Texto, video e fotos: Alexander Gromow
Provavelmente o maior acervo particular de carros antigos do país.
Mais de 200 carros, entre nacionais e importados, praticamente todos em perfeito estado de conservação.
Para os importados, destaque para Ferrari, Maserati, De Tomaso e Porsche.
Acervo deixado por Fábio Steinbruch (primo de Benjamin Steinbruch da CSN), falecido precocemente em 2012, em um acidente de moto na Marginal do Tietê em São Paulo.
Quando vivo, o acervo era mantido sob cuidados de uma equipe permanente de mecânicos e restauradores.
Vamos torcer para que a família dê continuidade, mantendo e quem sabe abrindo ao público essa rara coleção.