MaxiBlog

Puma é o segundo carro brasileiro no ‘World Touring 80 Cars’, da FIVA

Puma FIVA

Iniciativa estreou no mês passado e teve o Opala como primeiro homenageado. Figuram na lista modelos desconhecidos de países com ucrânia, Polônia, Irã e Holanda

A Fédération Internationale des Véhicules Anciens – FIVA escolheu o Puma como o segundo carro brasileiro a figurar na lista do ‘World Touring 80 Cars’ (Passeio pelo Mundo em 80 Carros), uma iniciativa que homenageia modelos de sucesso em seus países de origem, mas pouco conhecidos no resto do mundo.

Desconhecidos de todo o Mundo

A lista dos modelos homenageados vem sendo publicada nas redes sociais da FIVA — que é a entidade máxima do antigomobilismo mundial, da qual faz parte a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e consequentemente os seus mais de 200 clubes de antigomobilismo filiados. A hashtag é #worldtourin80cars e todos os homenageados podem ser conhecidos no Facebook.

World Touring 80 Cars teve início em junho e o primeiro modelo homenageado foi outro brasileiro: o Chevrolet Opala. Figuram na lista carros poucos conhecidos por nós brasileiros como o ucraniano Zaz Zaporozhets; modelos da marca inglesa Jensen, da israelense Haifa e da holandesa Daf; o polonês FSO Warszawa; e o iraniano Paykan.

Na galeria de homegeados da Fiva, o polonês FSO Warszawa , o iraniano Paykan e o Zaz, da Ucrânia

Um sucesso chamado Puma

Lançado em 1967, no primeiro ano o Puma GT tinha chassi e mecânica dianteira DKW. Com a venda da DKW para a Volkswagen, o Puma mudou radicalmente já no ano seguinte, adorando chassi e mecânica VW, emprestados do Karmann Ghia 1.500.

Ao longo de sua trajetória de sucesso foram vários modelos Puma: GTE, Spyder, GTS, GTB, P018, entre outros. Os último modelos foram o AM3 e AM4, fabricados até 1990, ambos equipados com motor VW AP 1.8 refrigerado a água.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Facebook FIVA


Conheça a história completa do Puma

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados