Carros Estranhos

Tatra T87: o revolucionário V8 refrigerado a ar do Leste Europeu

Tatra T87

Lançado em 1936 na Tchecoslováquia, ele tem características únicas e muito à frente do seu tempo

Ele foi lançado na Europa na década de 1930. Suas linhas são arredondadas e seu motor traseiro é refrigerado a ar. Não! Não estamos falando do Fusca e sim do Tatra T87, um automóvel fascinantemente estranho, fabricado na extinta Tchecoslováquia (pais que hoje é dividido em República Tcheca e Eslovaquia) e que não se parece com nada do que era produzido pela indústria automobilística mundial na época.

Inspiração nos dirigíveis

O autor do projeto é o talentoso engenheiro austríaco (assim como Ferdinand Porsche) Hans Zewinka, que era admirador do Zeppelin e por isso se inspirou nos dirigíveis para a criação do Tatra T87.

O resultado é um carro de design único e aerodinâmico, que possui um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,36, um feito extraordinário em 1936, ano em que foi lançado, levando-se em conta que a maioria dos carros de passeio atuais possuem Cx variando entre 0,30 e 0,50.  

Isso se deve a algumas características de sua carroceria:

  • Frente arredondada e sem cantos vivos
  • Parabrisa com inclinação de 45° e tripartido, driblando o fato de na época os vidros automotivos ainda serem planos
  • Estrutura monobloco com assoalho totalmente plano e sem um eixo cardã, já que o motor e a tração são traseiras
  • A barbatana traseira, que “corta” o ar, dividindo a pressão

Motor V8 refrigerado a ar

O Tatra T87 era equipado com motor V8 de liga de magnésio de 2,9 litros, que gerava 85 cv de potência, podendo atingir os 160 km/h. Lembre-se que estamos falando da década de 1930! Durante a II Guerra Mundial, sua produção foi interrompida, retornando em 1947, quando passou a ser equipado com um novo motor, também V8, ainda mais potente. Sofreu também alguns “retoques” no design.

O Tatra T87 do museu norte-americano

Nesse vídeo que incorporamos aqui Kristen Fay, a curadora assistente do Petersen Automotive Museum — que tem sede em Los Angeles – Califórnia — apresenta o exemplar do acervo — um dos poucos dos Estados Unidos — e mostra em detalhes as características únicas desse revolucionário automóvel do Leste Europeu:

  • O terceiro farol
  • As portas dianteiras “suicidas” com delicadas maçanetas
  • A vigia traseira com visão para dentro do cofre do motor
  • As entradas de ar laterais na altura do teto, parecendo até duas orelhas
  • A função da misteriosa grade dianteira, já que o motor é traseiro e refrigerado a ar
  • O câmbio de quatro marchas no assoalho
  • Seu interior espaçoso, confortável e muito bem acabado

“A eficiência é que o torna algo moderno, algo bom. E o T87 foi realmente uma fantástica personificação desse princípio. É um veículo único, que combina forma e tecnologia inovadoras”, comentou Kristen no vídeo.

Apenas 3 mil fabricados

O Tatra T87 foi produzido até 1953, sendo sucedido pelo Tatra 603 (que não era tão estranho, mas também bem diferentão). De acordo com a literatura sobre o modelo, foram produzidos exatos 3.056 unidades.

Atualmente é um modelo muito raro, cobiçado e valioso. Esse prata 1948 (da segunda fase), que ilustra a reportagem, havia pertencido a um grande colecionador norte-americano e foi vendido em 2020 em um leilão da RM Sotheby’s por US$ 320 mil.

Apostamos que depois de ler essa matéria e assistir ao vídeo, como nós, você também vai virar fã desse automóvel repleto de detalhes art déco; com características únicas, peculiares e bem adiante do seu tempo!

Redação: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotheby’s
Video: Canal do Petersen Automotive Museum no Youtube

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