Lançado em 1936 na Tchecoslováquia, ele tem características únicas e muito à frente do seu tempo
Ele foi lançado na Europa na década de 1930. Suas linhas são arredondadas e seu motor traseiro é refrigerado a ar. Não! Não estamos falando do Fusca e sim do Tatra T87, um automóvel fascinantemente estranho, fabricado na extinta Tchecoslováquia (pais que hoje é dividido em República Tcheca e Eslovaquia) e que não se parece com nada do que era produzido pela indústria automobilística mundial na época.
Inspiração nos dirigíveis
O autor do projeto é o talentoso engenheiro austríaco (assim como Ferdinand Porsche) Hans Zewinka, que era admirador do Zeppelin e por isso se inspirou nos dirigíveis para a criação do Tatra T87.
O resultado é um carro de design único e aerodinâmico, que possui um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,36, um feito extraordinário em 1936, ano em que foi lançado, levando-se em conta que a maioria dos carros de passeio atuais possuem Cx variando entre 0,30 e 0,50.
Isso se deve a algumas características de sua carroceria:
- Frente arredondada e sem cantos vivos
- Parabrisa com inclinação de 45° e tripartido, driblando o fato de na época os vidros automotivos ainda serem planos
- Estrutura monobloco com assoalho totalmente plano e sem um eixo cardã, já que o motor e a tração são traseiras
- A barbatana traseira, que “corta” o ar, dividindo a pressão
Motor V8 refrigerado a ar
O Tatra T87 era equipado com motor V8 de liga de magnésio de 2,9 litros, que gerava 85 cv de potência, podendo atingir os 160 km/h. Lembre-se que estamos falando da década de 1930! Durante a II Guerra Mundial, sua produção foi interrompida, retornando em 1947, quando passou a ser equipado com um novo motor, também V8, ainda mais potente. Sofreu também alguns “retoques” no design.
O Tatra T87 do museu norte-americano
Nesse vídeo que incorporamos aqui Kristen Fay, a curadora assistente do Petersen Automotive Museum — que tem sede em Los Angeles – Califórnia — apresenta o exemplar do acervo — um dos poucos dos Estados Unidos — e mostra em detalhes as características únicas desse revolucionário automóvel do Leste Europeu:
- O terceiro farol
- As portas dianteiras “suicidas” com delicadas maçanetas
- A vigia traseira com visão para dentro do cofre do motor
- As entradas de ar laterais na altura do teto, parecendo até duas orelhas
- A função da misteriosa grade dianteira, já que o motor é traseiro e refrigerado a ar
- O câmbio de quatro marchas no assoalho
- Seu interior espaçoso, confortável e muito bem acabado
“A eficiência é que o torna algo moderno, algo bom. E o T87 foi realmente uma fantástica personificação desse princípio. É um veículo único, que combina forma e tecnologia inovadoras”, comentou Kristen no vídeo.
Apenas 3 mil fabricados
O Tatra T87 foi produzido até 1953, sendo sucedido pelo Tatra 603 (que não era tão estranho, mas também bem diferentão). De acordo com a literatura sobre o modelo, foram produzidos exatos 3.056 unidades.
Atualmente é um modelo muito raro, cobiçado e valioso. Esse prata 1948 (da segunda fase), que ilustra a reportagem, havia pertencido a um grande colecionador norte-americano e foi vendido em 2020 em um leilão da RM Sotheby’s por US$ 320 mil.
Apostamos que depois de ler essa matéria e assistir ao vídeo, como nós, você também vai virar fã desse automóvel repleto de detalhes art déco; com características únicas, peculiares e bem adiante do seu tempo!
Redação: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotheby’s
Video: Canal do Petersen Automotive Museum no Youtube
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