Repórter Maxicar

Fiat Panorama: baseada no 147, ela abriu caminho para as SWs da marca no Brasil

Fiat Panorama

Compacta, mas bastante espaçosa, ela foi lançada em 1980 e teve vida curta, sendo substituída pela Elba em 1986

Em 1980, apenas quatro anos após desembarcar no mercado brasileiro, a Fiat dava um passo importante em sua trajetória ao lançar a primeira station wagon compacta do país. A Fiat Panorama não só representou a entrada da marca nesse segmento, como também trouxe inovações mecânicas, introduzindo o motor transversal e a tração dianteira ao mercado nacional de SWs, a exemplo do hatch 147, modelo da qual se originou e que já contava também com os utilitários nas versões Picape e Furgão.  

Fiat Panorama

O lançamento da Fiat Panorama coincidiu com a reestilização da linha 147, sobretudo na dianteira, que ficou conhecida como “Europa”, modernizando o visual e aprimorando o aproveitamento do espaço interno. A nova station wagon atendia perfeitamente às necessidades de famílias e pequenos empresários que buscavam um veículo compacto, econômico e funcional, sem abrir mão da capacidade de carga e o conforto dos passageiros.

Muito espaço interno

Fiat Panorama

Comparada ao 147, a Fiat Panorama apresentava dimensões ampliadas, com um comprimento 18 centímetros maior e teto elevado na parte traseira, garantindo mais espaço interno. Um dos seus principais diferenciais era o amplo porta-malas, com capacidade para 730 litros até o teto, podendo chegar a impressionantes 1.440 litros com o banco traseiro rebatido — um atributo raro entre os compactos da época. A área envidraçada era bastante generosa, o que justificava o seu nome.

A mecânica também recebeu melhorias, incluindo suspensão traseira mais macia e um novo sistema de lubrificação do câmbio, que proporcionava trocas mais suaves, para a alegria dos clientes. O modelo foi equipado com um motor 1.300, entregando 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque na versão a gasolina, ou 62 cv e 11,5 kgfm de torque na versão a álcool.

A reestilização da Fiat Panorama

Fiat Panorama

Em 1983, a Fiat Panorama passou por atualizações visuais e mecânicas, seguindo o padrão da linha Spazio, com para-choques plásticos envolventes, largas molduras laterais e painel de instrumentos reformulado. O modelo também ganhou câmbio de cinco marchas e passou a ser oferecido nas versões C e CL.

Depois de cerca de 115 mil unidades produzidas, a Fiat Panorama saiu de linha em 1986, dando lugar à Elba, derivada da linha Uno. Apesar de sua curta trajetória, ela consolidou a presença da marca no segmento de station wagons, pavimentando o caminho para modelos icônicos como Palio Adventure, Tempra SW e Marea Weekend.

Com informações da Stellantis
Fotos: Divulgação Fiat

Deixe seu comentário!