Mais uma vez os caminhões e picapes foram a marca registrada
Por sua tradição rural, evento da cidade do interior paulista tem sempre forte presença de veículos de trabalho
Inicialmente pensamos em usar como nossa foto principal dessa cobertura os dois magníficos Chevrolets Impala, 1959 e 1960, que aparecem abaixo. Mas o Encontro de Veículos Antigos de Boituva tem como marca registrada a forte participação de caminhões e picapes. É que o município da região de Sorocaba mantém ainda um pouco daquele clima rural, quando a região era passagem dos tropeiros.
Então, mudamos de ideia e escolhemos essa trinca de gigantes de origem norte-americana. Mas, essa imagem esconde uma pegadinha! Acredita que apenas um deles é de fato antigo? Consegue adivinhar qual deles? Difícil, hein?!? Uma dica: o antigo tem a placa do ano de fabricação. Acertou quem falou que é o do meio. Trata-se de um Kenworth W900A 1977. Os demais são: à esquerda um Kenworth W900L 1993; e à direita um Peterbilt 389 Legendary 2021 (esse é provavelmente um dos 10 que chegaram ao Brasil em 2021. Publicamos uma reportagem sobre isso.)
A explicação para a paridade de estilos é que essas duas tradicionais fabricantes de caminhões mantiveram ao longo das décadas esse inconfundível design que as consagraram.
O 20º Encontro de Veículos Antigos de Boituva aconteceu nos dias 17 e 18 de maio no centro de eventos e, de acordo com a organização, reuniu um público de 7 mil pessoas e nada menos que 600 veículos nos mais diversos estilos. Então, teve muita coisa bacana a ser admirada. Confira no vídeo acima!
Alguns destaques do 20º Encontro de Veículos Antigos de Boituva
Chevrolets Impala: na primeira foto, 1959 e 1960; na segunda, dois 1962 e um 1961
- Impalas – Além da dupla 1959 e 1960 já citada — ambos da versão Sport Sedan —, havia alguns outros exemplares: um SS 1961, dois sedans 4 portas 1962 e um SS 1967. O Chevrolet Impala nasceu em 1958 e em seu primeiro ano era a nova versão top de linha do Bel Air, se tornando um modelo independente no ano seguinte.
Simcas Chambord e Jangada; Mercedes-Benz L1111
- Simcas – Um privilégio ver em um único evento dois exemplares desse nacional a cada dia mais raro. O marrom um sedan Chambord 1964 da série “Tufão”; a branca uma station Wagon Jangada 1962 da série “Três Andorinhas”. Ela e a DKW-Vemag Vemaguet (lançada como Universal) foram as primeiras SW de fabricação brasileira, embora de segmentos diferentes: uma luxuosa e a outra mais popular. Então, o slogan da propaganda da Chevrolet Caravan, lançada em 1975: “A primeira Station Wagon brasileira” é puro papo-furado.
- Mercedes-Benz L1111 1967 – Quem tem mais de 50 anos certamente vai se lembrar do tempo em que essa geração de caminhões Mercedes-Benz de cabine semi-avançada dominava as ruas e estradas brasileiras. O 1111 foi o primeiro deles, sendo produzido de 1964 a 1970, dando então lugar ao 1113 (se falava 11-11 e 11-13). Juntos, foram os caminhões mais vendidos da história do país. Esse 1967 presente ao encontro parece que acaba de sair da concessionária, nos remetendo imediatamente àquela época.
Caminhão Pierce e ambulância Ford E350
- Bombeiros – A Guindastes Tatuapé — empresa de São Paulo Capital que mantém um magnífico museu particular do qual já falamos aqui no Maxicar — levou ao encontro de Boituva um vistoso caminhão de bombeiros Pierce 1986. A marca nada tem a ver com a Pierce-Arrow, fabricante de automóveis extinta na década de 1930. Havia também uma ambulância Ford E350 1997 que pelos grafismos pertenceu ao Corpo de Bombeiros de Nova York – EUA.
Na primeira foto: Dodge Job Rated e Studebaker; na segunda, Chevrolets C-14 e C-10
- Picapes – Como falamos no início, a participação de picapes também é sempre muita expressiva em Boituva, como exemplares originais de modificados. Então selecionamos duas duplas de cada. Na primeira foto uma Dodge Job Rated 1953 ao lado de uma Studebaker 1955. Na segunda imagem, duas fases da Chevrolet Linha “C” nacional, lançada em 1964. A verde e branca, com quatro faróis, é uma C-14 1966; a azul, com apenas dois faróis, já pertence à 2ª fase: uma C-10 1970.

Trio de VWs Karmann-Ghia em primeiro plano, seguidos por SP2 e Fuscas
- VWs Karmann-Ghia – Quem é fã desse gracioso esportivo, levante a mão! Nós somos! No recinto fechado ficaram diversos automóveis de marcas variadas, entre eles alguns Volkswagens refrigerados a ar, como esse trio de Karmann-Ghias. Na sequência, 1962 vermelho, 1964 cinza e 1971 laranja. Repare que há diferenças visíveis entre os dois primeiros (com visual mais clássico: pintura em dois tons, rodas fechadas, retrovisores, parachoques…) e o último (mais moderno). Além disso, os dois primeiros são equipados com motores de 1.200 cc e o terceiro com o mais potente 1.600 cc.
Redação: Fernando Barenco
Fotos e video: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

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