Repórter Maxicar

Volkswagen Veículos Comerciais torna VW Bus Festival neutro em carbono

Volkswagen Veículos Comerciais

Evento aconteceu em junho de 2023. Emissões de carbono foram compensadas por meio de um projeto de energia solar no Vietnam

O VW Bus Festival 2023 foi uma experiência inesquecível para todos que compareceram. Desde o início, a Volkswagen Veículos Comerciais também deu grande importância à conservação de recursos e à manutenção da pegada de carbono do festival. Emissões inevitáveis foram posteriormente compensadas por meio de um projeto solar na província vietnamita de Ninh Thuan.

Um total de cerca de 80.000 fãs do VW Bus celebraram sua paixão pelo icônico veículo durante três dias em junho. Cerca de 12.000 convidados vieram em um total de 6.000 veículos; a viagem mais longa feita por um Bulli foi da Sicília a Hanôver, uma distância de mais de 2.000 quilômetros. As emissões de CO2 não puderam ser evitadas, por isso era importante para a Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) acompanhar a pegada ecológica do festival – e compensar as emissões que eram inevitáveis.

Volkswagen Veículos Comerciais

A Fazenda Solar BIM fica no Vietnam


As emissões de carbono geradas pela Volkswagen Veículos Comerciais

Karl Bernqvist, membro do Conselho de Compras da VWCV e também responsável pela sustentabilidade no Conselho de Administração da Marca, disse: “Foi uma celebração maravilhosa – e estamos todos orgulhosos de ter feito parte da realização de um evento como este. Ao mesmo tempo, nosso objetivo era conservar os recursos e evitar as emissões na medida do possível. Todos os envolvidos no planejamento e realização deste evento tiveram a sustentabilidade em mente ao tomar decisões, como quando se tratava de opções de viagens para visitantes diurnos ou na seleção de restaurantes. Nos casos em que as emissões eram inevitáveis, tínhamos o impacto ambiental calculado para podermos compensá-lo. Hoje, estamos orgulhosos de poder dizer que o VW Bus Festival foi um evento neutro em carbono no geral.”

A empresa Planwerkstatt, com sede em Bedburg-Hau, calculou a pegada em nome da VWCV: as emissões totais de carbono associadas ao evento foram de cerca de 1.500 toneladas. Cerca de dois terços disso foi gerado pelas viagens dos visitantes de e para o local. Somando o transporte de mercadorias e equipamentos técnicos, esse número sobe para mais de 80%. Essas emissões foram compensadas por um projeto solar certificado no Vietnã. A Fazenda Solar BIM está situada na província de Ninh Tuan e consiste em três instalações solares que fornecem mais de 500.000 megawatts-hora de eletricidade por ano. Isso permite que cerca de 470.000 toneladas de gases de efeito estufa sejam compensadas a cada ano.

Embora a compensação seja importante, os esforços de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais concentram-se principalmente na prevenção como primeira prioridade. Durante toda a fase de planejamento e durante os três dias do festival em si, todos os envolvidos se concentraram em garantir que os recursos fossem conservados na medida do possível. Especialistas em sustentabilidade fizeram parte da equipe da organização desde o início.

O VW Bus Festival 2023 aconteceu em Hanover, Alemanha e reuniu cerca de 6 mil veículos


Por exemplo, todos os visitantes do VW Bus Festival receberam passes gratuitos para uso no transporte público local. Também havia áreas adicionais para estacionar bicicletas nas entradas do recinto do festival em Hannover Messe. Soluções reutilizáveis foram utilizadas no serviço de bufê do evento para evitar o desperdício de embalagens, enquanto algumas sobras de alimentos foram reutilizadas, reduzindo assim o desperdício de alimentos. A Deutsche Messe AG também usa eletricidade 100% verde na unidade de Hannover. O uso de geradores a diesel no local foi evitado na medida do possível.

Fonte: VWCV

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados