Manutenção Automotiva

Princípios básicos de manutenção: ferramentas para cuidar do seu veículo

Os veículos ocupam um lugar especial em nossos corações, sendo considerados bens valiosos e apreciados. Afinal, são os instrumentos que nos transportam aos lugares importantes, onde vivemos momentos memoráveis e realizamos tarefas essenciais da vida cotidiana. Não é surpresa, portanto, que todo mundo queira contar com as ferramentas necessárias à mão para garantir o bom cuidado dos veículos.

Quanto às ferramentas, existem duas categorias que podem se complementar: aquelas que devemos manter sempre à mão dentro do carro e aquelas que podem ser armazenadas em casa para outros trabalhos de manutenção. Essas ferramentas são essenciais para manter o veículo em condições ideais a qualquer momento.

Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

Quais ferramentas devemos ter sempre à disposição, tanto no carro quanto em casa, para tarefas essenciais de manutenção? Como podemos organizar essas ferramentas de forma eficiente? E, acima de tudo, quais são aquelas que não podem faltar quando pensamos na saúde e visual do nosso veículo? Nesse artigo, vamos repassar todas essas questões, tirando todas as dúvidas e permitindo que nos dediquemos aos nossos carros da forma que merecem.

Ferramentas básicas para a manutenção de veículos

Antes de pegar a estrada com o carro, é essencial lembrar de ter todas as ferramentas necessárias e essenciais. Os acessórios para o veículo podem nos salvar em momentos difíceis, como acidentes ou problemas inesperados, que costumam acontecer quando menos esperamos.

É importante ter em mente que, assim como nossos carros, essas ferramentas representam um investimento importante e também precisam de cuidados.

O macaco, a chave, os triângulos de sinalização e o colete refletor

Se fossemos perguntar a qualquer motorista qual seria a primeira ferramenta que escolheria ter no carro em caso de inconvenientes, é provável que a resposta seja imediata: o macaco.

Os macacos são acessórios cuja principal função é levantar um lado do carro para a troca de um pneu. Por serem pesados e grandes, esses elementos costumam ser guardados no porta-malas do carro.

Um pneu furado ou rachado é um problema normal nos carros em uso constante, tornando o macaco e a chave de roda que o acompanha instrumentos essenciais, pois são os itens que vão suspender o veículo para permitir a troca.

Nesse sentido, um macaco não é uma ferramenta eficaz se não for complementado por uma chave de qualidade, que possibilita a remoção dos parafusos e porcas das rodas para sua substituição por novas.

Diante de um pneu furado, além da troca que devemos realizar, é importante contar com elementos que alertem outros veículos sobre a situação de emergência, principalmente em locais movimentados, como avenidas ou estradas. Isso é conseguido através do triângulo de sinalização, fácil de instalar e posicionar no pavimento para garantir a própria segurança e a dos outros motoristas.

Acreditar que um veículo novo ou bem conservado está isento de possíveis problemas é bastante ingênuo. Por essa razão, dispositivos como o triângulo de sinalização e o colete refletor foram desenvolvidos, sendo recomendados para ser usados pelos motoristas em situações de troca de pneus, principalmente à noite, quando a visibilidade é prejudicada e o risco de acidentes é maior.

Alicates, fitas e chaves de fenda para carros

Dentre os acessórios para veículos, os alicates se destacam como elementos essenciais para o manuseio, fixação ou corte de cabos. Existem diferentes tipos de alicates, incluindo os alicates de pressão (ou fixação) e de corte, ideais para lidar com falhas eletrônicas nos carros. Os alicates utilizados para descascar e desencapar fios também são úteis em determinadas situações, embora não sejam itens obrigatórios.

Por outro lado, as chaves de fenda são elementos presentes nas maiorias dos lares, mas também são super úteis para a manutenção de veículos.

Nesse contexto, é essencial contar com vários tamanhos de chaves de fendas, para conseguir instalar ou remover qualquer tipo de parafuso ou porca e acessar locais mais difíceis.

Por outro lado, assim como qualquer outra ferramenta para consertar veículos, as fitas são indispensáveis. Esses itens variam em resistência e formas de utilização, mas são certamente essenciais para ter à mão. Seja uma fita cinza, do tipo durex, ou uma fita isolante, esses elementos auxiliam no controle de falhas inesperadas no carro, para ser reparadas posteriormente de forma profissional em uma oficina.

Acessórios adicionais para a manutenção de veículos

Embora muitas pessoas se sintam confortáveis e satisfeitas com algumas ferramentas para a manutenção de seus carros, poucas sabem que existem instrumentos capazes de maximizar o desempenho dos veículos. Esse é o caso de quem ainda não conhece as vantagens de um compressor de ar portátil, que oferece leveza e facilidade de armazenamento, cabendo no porta-malas.

Os compressores de ar são equipamentos que utilizam o ar ou gás da atmosfera e o armazenam para que, em um momento de necessidade, possa ser utilizado para encher os pneus do carro. Equipados com uma peça que se encaixa perfeitamente ao pino do pneu, os compressores permitem ajustar a calibragem adequada e monitorar o marcador até a atingir a marca necessária, garantindo segurança ao motorista e aos passageiros.

A utilização de um compressor de ar pode ser realizada desde o isqueiro elétrico presente na maioria dos veículos. Esses compressores são compactos e fáceis de transportar, especialmente se o veículo possui um porta-malas espaçoso ou bastante lugar nos bancos traseiros.

Outra categoria de produtos que muitas pessoas desconhecem são os reparadores instantâneos de pneus, que vêm em latas de diversos tamanhos. Esses infladores possuem efeito selante em casos de furos ou rachaduras nos pneus. Funcionam seguindo o mesmo princípio dos compressores de ar, o que os torna familiares em termos de utilização.

Por último, as lanternas também são elementos importantes nos kits de ferramentas de emergência para carros. Em situações em que o ambiente é escuro e é necessário identificar necessidades de reparo ou procurar objetos dentro do veículo durante a noite, ter uma lanterna à disposição é fundamental. As lanternas são itens que cabem em qualquer lugar, oferecendo portabilidade e conveniência aos motoristas.

Luzes e líquidos de arrefecimento

Alguns equipamentos elétricos de um carro, como as luzes, podem deixar de funcionar sem motivo aparente. Se isso acontecer, é importante contar com um kit de peças de reposição, seja para farol, lanternas ou picas.

Por outro lado, o líquido de arrefecimento é um dos elementos básicos mais valorizados dos veículos. Sua função é dissipar o calor gerado pelo motor, garantindo que a temperatura não ultrapasse os 90 graus Celsius. Em resumo, o líquido de arrefecimento é uma das razões pela qual os carros continuam sendo a principal fonte de transporte em todo o mundo.

Com todas essas informações fica claro que cuidar do seu veículo depende de apenas algumas ferramentas essenciais!

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.