MaxiBlog

Dual Ghia: um Mopar italo-americano

Dual Ghia

Equipado com motor V8 Hemi D-500, esse exclusivo esportivo finalizado na Itália teve só 117 unidades produzidas

Conhecida no Brasil principalmente pelo Karmann-Ghia, da Volkswagen, a italiana Carrozzeria Ghia, fundada em 1919 em Turim, trabalhou sob encomenda para diversas outras marcas, principalmente as italianas, como a Fiat e a Alfa Romeo.

Mas na década de 1950 ela foi responsável por ‘vestir’ um automóvel com chassi e mecânica norte-americana, mais precisamente da Chrysler, que aliás teve a Ghia como parceira na criação de vários modelos. Dual Ghia é o nome desse esportivo lançado em 1956 pela Dual Motors, cujo projeto foi baseado em um carro-conceito da própria Chrysler, assinado pelo famoso Virgil Exner, construído pela própria Ghia e apresentado três anos antes.

Dual Ghia: feito a mão

Os chassis modificados de Dodge equipados com potentes motores V8 Hemi D-500, de 315 polegadas cúbicas eram enviados para a Itália, onde eram ‘encarroçados’. O trabalho era todo feito manualmente e conta a história que eram necessárias mais de mil horas de trabalho para finalizar cada automóvel, que então era levado de volta aos EUA. Por isso, cada Dual Ghia acabava custando mais caro que um Cadillac Eldorado.

Foram fabricados apenas 117 exemplares, dos quais estima-se que tenham restado 30 atualmente. Exemplares no padrão original e perfeito estado são disputados nos melhores leilões de carros clássicos do mundo. Esse belo azul, por exemplo, que serviu de modelo para nossa matéria, foi vendido em agosto de 2022 no site Bringatrailer.com por US$ 550 mil.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Bring a Trailer

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados