Coberturas

Encontro de Carros Antigos da Fundação Santo André – SP – Novembro/2023

Que calooorrr!

Participação foi menor que a esperada, talvez por influência do clima. Mas alguns carros bem legais valeram a visita

A frequência de expositores e de público na edição de 12 de novembro do Encontro de Carros Antigos da Fundação Santo André – SP não foi a esperada. Talvez por causa da alardeada “onda de calor sem precedentes”, que de fato chegou para valer em boa parte do Brasil, incluindo o ABC Paulista.

Mas mesmo com a quantidade reduzida, foi possível pinçar muitos carros antigos interessantes, seja pela conservação, seja pela raridade. Veja só:

  • Simca Jangada – A começar por essa sensacional Simca Jangada em dois tons de azul (ou seria verde?), que é ‘figurinha fácil” nos encontros de carros antigos da Grande São Paulo. A versão brasileira da francesa Simca Marly foi a nossa primeira Station Wagon, por sinal esbanjando estilo.
  • Buggy – Embora a quilômetros e quilômetros de distância do mar, esses versáteis utilitários praianos sempre participam em boa quantidade do Encontro da Fundação Santo André. Esse mês destaque para o Kadron, um modelo pioneiro, projetado por Anísio Campos.
  • Dodge – Que dupla sensacional essa de Dodges brasileiros. O verde um Grand Sedan 1974; o prata um Charger LS 1971, uma versão sóbria do esportivo R/T, que não tinha as famosas faixas, nem os bancos individuais com câmbio no assoalho.  
  • Chevrolet Chevy II Nova 1963 – Um bonito exemplar do modelo considerado compacto para o mercado norte-americano, mas que pode ser considerado um médio-grande aqui no Brasil, com entre eixos de 2,80 m e o mesmo comprimento do nosso Ford Maverick Coupê: 4,65 m. O Chevy II Nova nasceu para concorrer com o Falcon, da Ford.  
  • VW Quantum Sport – Essa versão de 1990 da Quantum, com motor 2.0 e disponível apenas nas cores branca, preta ou vermelha, não fez muito sucesso numa época em que a oferta de carros de estilo esportivo no Brasil era bem razoável. Por isso, atualmente o modelo pode ser considerado muito raro, principalmente os bem originais como esse.
  • VW Picape Hot – O mais curioso veículo do evento foi essa picape montada sobre o chassi de VW Fusca 1975. Os mais distraídos nunca iriam desconfiar, mas a suspensão dianteira à mostra denuncia nosso fusquinha travestido de hot rod norte-americano. É muita criatividade!

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados