Coberturas

11º Passeio da Liberdade – Nova Lima, MG

11º Passeio da Liberdade

Em comemoração ao Dia do Antigomobilismo Mineiro

Grandes personalidades de Minas Gerais se reuniram no Alphaville Lagoa dos Ingleses

O Passeio da Liberdade é um encontro anual itinerante de carros antigos que acontece sempre em outubro, cada ano em uma localidade de Minas Gerais, pois quando Antonio Anastasia era governador, promulgou a Lei Estadual 19.411 instituindo o dia 28 de outubro como o Dia do Antigomobilismo Mineiro, deixando claro que gostaria que a lei não ficasse no papel, mas que fosse celebrada anualmente, sendo o nome do encontro uma menção à frase da bandeira de Minas, “Libertas quae sera tamen” – “Liberdade ainda que tardia”. A lei entrou em vigor no dia de sua promulgação em 30 de dezembro de 2010, com isso Minas Gerais foi o estado pioneiro em legislar em favor de seus antigomobilistas.

Rúbio Fernal, da Garagem do Automóvel de Carmo da Mata-MG, Rodrigo Cerqueira do Museu do Automóvel da Estrada Real e Jeferson Rios do MOVA Museu de Objetos e Veículos Antigos-BH. Os proprietários dos três museus de automóveis de MG, no mesmo evento!


O Passeio da Liberdade 2023 aconteceu no Alphaville Lagoa dos Ingleses, na Grande BH. Grandes personalidades do antigomobilismo mineiro se reuniram no restaurante Deck 108 onde puderam curtir shows com o melhor da música dos anos 1970 e 1980. Em Minas existem 3 museus de carros antigos, Garagem do Automóvel em Carmo da Mata, Museu do Automóvel da Estrada Real que fica próximo a Tiradentes e MOVA – Museu de Objetos e Veículos Antigos em Belo Horizonte. Num encontro histórico, estavam presentes neste evento os presidentes dos três museus, respectivamente Rúbio Fernal, Rodrigo Cerqueira e Jeferson Rios. Rios foi presidente também do Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais e juntamente com Otávio Pinto de Carvalho, Wellington Branco e Haroldo Felício representaram essa que é uma das principais instituições do país no segmento, reconhecida internacionalmente por realizar o principal Concours d’Elegance do Brasil, bienalmente em Araxá.

Clube do Simca de Minas Gerais, Chrysler Clube de Minas Gerais e Clube do Puma MG


Também presente a bem-humorada turma do Clube do Automóvel Antigo – Veteran de Juiz de Fora. O Clube do Puma MG compareceu em número expressivo, prestigiando o evento com o atual e três ex-presidentes do clube, Wagner Prata, Thiago Calazans, Marco Túlio Landim e Jacqueline Victore. Cláusio Reis, acompanhado da família, representou a AVAANT – Associação Valadarense de Autos Antigos. O Clube do Simca de Minas Gerais, comandado por Loty Novais, levou ao encontro quatro raridades: o Simca Rallye Especial 1962 com 42 mil km rodados de Rúbio Fernal, o Simca Jangada 1966 de Marcelo Viana e a Esplanada 1968 de Milton Thibau, produzida pela Chrysler quando esta assumiu a fábrica Simca do Brasil. Os DKWeanos das Gerais levaram exemplares impecáveis como o Belcar, a Vemaguet e o Fissore recém adquirido por Wander Tavares, fazendo sua estreia com ele em encontros. O Chrysler Clube de Minas Gerais se fez presente com modelos dos potentes Dodge Dart e Charger. Pedro Ladeira, fundador da SCAB – Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, fã da marca do “cuore sportivo” expôs o Alfa Romeo 166, modelo raro no Brasil, pois foram trazidas apenas 143 unidades para cá no final da década de 1990. Em frente a ele, outro “cuore sportivo” mais raro ainda, a Alfa Romeo Giulia 1961 de Otávio Pinto de Carvalho.

Cadillac Series 62 Convertible Continental 1951


O Mercedes-Benz Clube Minas Gerais se apresentou com 5 belos modelos da marca da estrela de 3 pontas. The Garage BR, clube especializado em Air Cooled, também presente com seus dirigentes, Rodrigo Bethônico e Daniel Boaventura. Guilherme Lacerda, presidente do CVAMG – Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais, o clube especializado em RAID, prestigiou o encontro, assim como Alexandre Santos, fundador do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima. Edson Tom Back, presidente do Clube de Veículos Antigos de Contagem, levou uma turma animada ao Alphaville, entre eles Nelson Assis com seu Cadillac Series 62 Convertible Continental 1951.

Rolls Royce Silver Wraith II 1980


O Automóvel Clube de Belo Horizonte apresentou belos exemplares como o Rolls Royce Silver Wraith II 1980 de Josimar Ferraz e o Chevrolet Special DeLuxe 1940 de Antônio Elísio Souza Lopes. o novíssimo clube 6 Pista Car Club do presidente Ernesto Dayrell também levou modelos muito conservados  de novos clássicos dos anos 1980 e 1990, com destaque para a VW Kombi Last Edition zero km, sem placas, de Ricardo Rico, transportada em caminhão prancha até o evento. Os representantes mineiros no antigomobilismo de competição nacional estavam presentes. Vinícius Pimentel e Rodrigo Giordano, campeões brasileiros da Old Stock Race e Silvana França, campeã do PNT Corrida de Calhambeques, ‘aceleraram tudo’ para chegarem ao local do encontro. O Clube de Autos Antigos Rota Real foi o responsável no evento pela exposição de modelos magníficos do ícone da indústria brasileira, o Chevrolet Opala. O Comando Bravo, especialista em Hot Rods e Muscle Cars também teve seus representantes no evento e do Campo das Vertentes vieram os presidentes dos clubes de Prados, Gilmar Moreira e de Dores de Campos, André Gustavo.

Alguns atrasadinhos chegaram no decorrer do encontro e o abrilhantaram com suas raridades. Carlos Alberto Sá com seu Ford Mustang Conversível 1995, Paulo Bernardes com seu Chevy Impala SS 1964 e Gustavo Brasil com seu caminhão Mercedes-Benz 1513 1976 ‘Corpo de Bombeiros’. Mas, o último carro a chegar foi a ‘cereja do bolo’ dessa grande festa do antigomobilismo em Minas: a Ferrari Testarossa 1986, o superesportivo de Haroldo Felício com seu motor central de 12 cilindros egresso da F 1.

Momento dos amigos e antigomobilistas…


O Passeio da Liberdade 2023 foi realizado por todos os clubes que dele participaram, sob a supervisão de Caio Mário Baptista Pereira, diretor regional da FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos e apoio do Portal Maxicar de Veículos Antigos. Fundamentais na realização da edição deste ano foram as empresas C Sul Lagoa dos Ingleses, Alphaville Centro Comercial e restaurante Deck 108, aos quais os antigomobilistas mineiros agradecem imensamente. Como esse evento é itinerante, já aconteceu em Ouro Preto, Tiradentes, Pedra do Sino, Santana dos Montes, Barbacena, Nova Lima, Santa Cruz de Minas…, fica a pergunta: – Qual será o local agraciado com esse belo evento no próximo ano?      

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados