Divulgações

Ford Modelo 18 Cabriolet 1936: conheça o carro-destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

Evento acontece de 17 a 19 de novembro no Fundaparque, em Bento Gonçalves – RS, devendo reunir 800 veículos com mais de 30 anos. São esperados mais de 15 mil visitantes

Pintura reluzente, pneus de banda branca legítimos, bancos e capota em perfeito estado de conservação. À primeira vista, o Ford Modelo 18 Cabriolet parece que acabou de sair da fábrica, mas já é um “senhor com 87 anos de idade”, pois foi fabricado em 1936. O modelo é o carro-destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O evento é realizado pelo Veteran Car Club dos Vinhedos, que é afiliado à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A expectativa é reunir 800 carros, motos, bicicletas, ônibus e caminhões fabricados há mais de 30 anos. Mais de 15 mil visitantes são esperados durante os três dias de programação.

Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

Cleiton Pegoraro e seu Ford Modelo 18 1936


A história deste Ford Modelo 18 Cabriolet 1936 – popularmente conhecido como o “Baratinha Ford” – é repleta de curiosidades e superações. O carro foi achado praticamente destruído pela ferrugem em 1980, na cidade de Imigrante, distante cerca de 130 quilômetros de Porto Alegre e localizada próxima de Lajeado, no Vale do Taquari. A estrutura da capota, por sorte, estava intacta. “Semanas antes, meu falecido pai, Cláudio Ivanez João Pegoraro, havia lido matéria sobre o modelo em um jornal e ficou impressionado com suas linhas, decidindo comprar um idêntico”, explica o cirurgião-dentista Cleiton Pegoraro, 49 anos.

A restauração

O processo de restauração foi minucioso e demorado, mas ao mesmo tempo uniu ainda mais o pai, Cleiton e seu irmão, o empresário Cláudio Pegoraro Filho, 54, em torno de um objetivo em comum. “Foram dezenas de viagens ao Uruguai em busca de peças, pois na época não havia Internet e muito menos WhatsApp. Tudo era resolvido por telefone e fax”, recorda.

Após 5 anos de árduo trabalho, o Ford finalmente ficou pronto. Era véspera do Natal de 1985 quando o dono o buscou na oficina rumo à residência da família, em Bento Gonçalves, para a alegria de todos, certo? Errado. “O auto não teve forças para chegar até a garagem, quebrando em frente à nossa casa. Tivemos que empurrá-lo. Qualquer um teria desistido, mas não o nosso pai. Já que o Ford não ficou pronto para o Natal, ele garantiu que até a Páscoa estaria rodando”, revela Cleiton, aos risos.

Na antiga foto, o falecido Cláudio Ivanez João Pegoraro e seu Ford 1936 ainda com placas amarelas

Ford Verona GLX 1.8
R$ 30.000,00

R$ 14.000,00

VW Brasília 1976
R$ 30.000,00

FNM 2000 JK 1963
R$ 175.000,00

Ford LTD 1978
R$ 86.000,00

BMW 2002 Tii 1972
R$ 220.000,00

VW Fusca 1300 1968
R$ 35.000,00

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

R$ 45.000,00


É claro que não precisou esperar tanto e, algumas semanas após o conserto do motor, já desfilava pelas ruas de Bento. Nas décadas seguintes, o Seu Pegoraro se divertiu bastante ao volante da baratinha, mas quis o destino que partisse recentemente, aos 80 anos, deixando um legado que agora é mantido pela família. “É uma das melhores lembranças que herdamos dele. Este foi o primeiro veículo restaurado a obter placa preta em Bento Gonçalves e sua frente está em todas as logomarcas do Veteran Car Club dos Vinhedos. Agora, será o carro-madrinha do Sul-Brasileiro, o que nos honra muito”, revela.

Características do Ford 1936

Recentemente, o que já estava bom ficou ainda melhor: o Ford recebeu uma pintura novinha em folha. Atrás, há o assento para levar dois passageiros, que ficou conhecido popularmente como “banco da sogra”, e também o estepe, coberto com um elegante acabamento em metal na cor da carroceria. Tudo funciona como um relógio suíço: é só ligar e sair acelerando para curtir a estrada. A tração é traseira, deixando tudo ainda mais divertido nas curvas. O motor 3.6 litros está acoplado ao câmbio manual de 3 marchas, desenvolvendo 85 cv e produzindo um ronco grave e imponente.

Este Flathead (cabeçote plano) havia sido lançado anos antes, em 1932. O Modelo 18 foi o primeiro carro fabricado em larga escala a vir equipado de série com propulsor de 8 cilindros, antes restrito aos modelos mais caros, e por isso foi um dos grandes responsáveis por criar a mística em torno do V8, uma paixão norte-americana. Sua construção simples permitia aumentar a potência com poucas alterações mecânicas. No pós-guerra, o carro tornou-se um dos preferidos pelos fãs de hot rods, que além de envenenarem o motor, ainda tiravam para-lamas, capô e outros componentes para aliviar o peso e melhorar o desempenho.

Novidades do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

O presidente do Veteran Car Club dos Vinhedos, Ricardo André Rech, lembra que Bento Gonçalves já sediou o Sul-Brasileiro, em sua 24ª edição, em 2015. “O público pode esperar muitas novidades. Muitos carros inéditos em mostras virão de vários Estados, enquanto outros são daqui da Serra, porém raramente vistos nas ruas porque estão muito bem guardados na garagem de seus donos”, revela.   

Ricardo André Rech, presidente do Veteran Car Club dos Vinhedos


O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Raimundo Federico Pesserl, reforça que encontros como o Sul-Brasileiro comprovam o interesse que o carro antigo desperta nos brasileiros, inclusive entre os mais jovens. “Além de uma mostra requintada e glamourosa, é uma importante ocasião para a confraternização de colecionadores de diversos Estados. É um momento ímpar para o automobilismo”, avalia.

Público terá três dias para conferir os carros expostos

Os fãs de veículos antigos terão três dias para conferir ao vivo e em cores modelos que marcaram a história do automóvel no Brasil e em diversos países do mundo. Também haverá um setor destinado à venda de peças e diversos artigos de época. No dia 17 de novembro (sexta-feira), a visitação começa às 11 horas, prosseguindo até 21h30. No dia 18 (sábado), os portões permanecem abertos ao público das 9 horas às 21h30 e, no dia 19 (domingo), das 9 às 15 horas. 

Programação especial aos expositores

Os expositores contarão com uma programação especial, com as inscrições começando já às 18 horas do dia 15 de novembro. No dia 17, às 18h30, haverá um coquetel para os colecionadores e convidados na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves, localizado ao lado dos pavilhões da Fundaparque, seguido de um cerimonial. No dia 18, às 10 horas ocorrerá reunião da FBVA, às 17 horas serão entregues os troféus aos proprietários dos carros que se destacarem na mostra; às 19h45 ocorrerá o Jantar do Antigomobilista no Dall’Onder Grande Hotel, ao custo de R$ 105,00 por pessoa, e às 21 horas, o show do pianista Rodrigo Sollton.


30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos
  • Data: 17, 18 e 19 de novembro de 2023
  • Local: Pavilhões da Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481, bairro Fenavinho), em Bento Gonçalves – RS
  • Ingressos para público: R$ 15,00
  • Estacionamento: R$ 25,00 para carro; R$ 10,00 para moto e R$ 50,00 para ônibus
  • Inscrições: www.veterancarvinhedos.com.br
  • Patrocinadores: Kia Motors, Cinex, Dream Car Museum de São Roque, Famiglia Valduga, Allog Logística, Easylog Logística, Macenor Logística, Tudo em Grãos, Dalla Valle Transportes, Estância do Forte Azeites, Colau Química e Aleplast Embalagens Plásticas. 
  • Apoio: Prefeitura de Bento Gonçalves, Complexo Multieventos Fundaparque, Dall’Onder Hotéis e Giordani Turismo.
  • Hospedagem: O hotel oficial do evento é o Dall’Onder Grande Hotel

Redação: Divulgação – 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos
Fotos: Adair Santos/Divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados