Coberturas

XXVIII Encontro de Carros Antigos da Posse – Petrópolis, RJ

A retomada

Um dos mais antigos encontros de carros antigos do Brasil teve sua edição anterior em 2019. Fez uma pausa devido à pandemia

Já estava todo mundo com saudades! Depois de quatro anos, um dos mais antigos eventos de antigomobilismo do Estado do Rio e do Brasil está de volta. O 28º Encontro de Carros Antigos da Posse, aconteceu no dia 30 de julho – domingo. A edição anterior havia acontecido em 2019 e desde então fez uma pausa necessária devido à pandemia.

Encontro de Carros Antigos da Posse

Como em edições anteriores, a participação do público foi ótima


Essa foi a segunda edição sob o comando da rapaziada do Batutinha’s Car Club. Durante 26 anos, ele foi organizado por seu idealizador, Gilberto Nassif. A Praça Céu Corta Rio ficou lotada de veículos das mais diversas épocas. E como em edições anteriores o público prestigiou o encontro, que é sempre muito aguardado pela população do 5º Distrito de Petrópolis. Participação também de expositores de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Barra Mansa, Niterói, Teresópolis, Nova Friburgo, entre outras cidades fluminenses; além de cidades mineiras, como Juiz de Fora e Matias Barbosa.

Ausências sentidas

Encontro de Carros Antigos da Posse

Célio Pavão e Antônio Cardoso, no Encontro de Carros Antigos da Posse de 2019: estão fazendo falta!


A escolha do Ford Corcel GT XP 1972 amarelo para nossa foto principal tem grande significado, já que além de ser um exemplar lindo em toda a sua originalidade, pertence ao acervo da coleção do antigomobilista petropolitano Célio Pavão, que morreu vítima da Covid em 2021. Célio era um assíduo frequentador desse evento. Na edição de 2019, por exemplo,  o registramos ao lado de outra joia: um Aero Willys “bolinha” 1961. Uma figura sempre lembrada, não apenas como grande colecionador, mas também como um ser humano como poucos!

Outra ausência sentida esse ano foi a do veterano antigomobilista Antônio Cardoso. Muito conhecido nos encontros de carros antigos do eixo Região Serrana Fluminense/Zona da Mata Mineira. Não perdia nenhuma edição desse evento, sempre a bordo de seu DKW Candango 1961, que possuía há décadas. Na edição 2019 do Encontro de Carros Antigos na Posse foi homenageado por seus 80 anos, com direito até a bolo e “parabéns à você! Ele morreu em junho, poucos dias depois de participar de outro encontro de carros antigos, também em Petrópolis.

Alguns destaques do Encontro de Carros Antigos da Posse

  • Chevrolet Brasil + Vespa – Dando às boas vindas aos visitantes a Chevrolet 3100 Brasil 1962, com uma scooter Vespa da mesma época na caçamba, ambas em azul e branco. A picape nacional pertencente a Nilson Amaral Pereira ilustrou o cartaz de divulgação do evento este ano.
  • Cadillac e Ford Custom – Outra dupla que nos chamou a atenção foi essa norte-americana lado a lado, composta de um Cadillac Serie 62 Sedan 1947 e um Ford Custom 1951 da rara versão Coupê. Ambos autênticos “sobreviventes”, merecendo alguma atenção. Mas incríveis do jeito que estão.
  • DKW Vemaguet Rio 1965 – Cada vez mais rara, a presença da peruinha DKW-Vemag sempre vale o registro. Essa azul “calcinha” com placas pretas veio de Belmiro Braga-MG, na Zona da Mata.

Fords: a F1 e sua sucessora, a F100


  • Hot Rods – Entre os veículos modificados, destaque para essas duas picapes Ford: a F1 1951 norte-americana e a sua sucessora, a F100, essa já de fabricação brasileira. A linha F é uma das mais longevas de todo o mundo: foi lançada em 1948 e é fabricada até hoje.
    Ainda entre os modificados, havia um peculiar Mercedes-Benz 1951. Mas esse carro será assunto de outra matéria.

VWs “quadrados”: Gol GTS, Voyage CL e Saveiro CL


  • Quadrados – O número cada vez maior dos chamados VWs “Quadrados” na preferência dos antigomobilistas ficou evidente nesse evento. Entre os vários exemplares, destacamos o Gol GTS 1989, o Voyage CL 1991 e a picape Saveiro CL 1987.

Fiat Tempra Turbo, Ford Mustang GT e Chevrolet Monza SL/E


  • Novos Clássicos – Outro segmento que tem dominado de vez o cenário do antigomobilismo é o de “novos clássicos”, aqueles modelos fabricados entre as décadas de 1990 e 2000 e que fazem a cabeça dos entusiastas mais jovens. E no Encontro de Carros Antigos da Posse havia vários dignos de menção. Por exemplo: três Chevrolets Omega; um raro Fiat Tempra Turbo 1995; um Ford Mustang GT 1995; um Chevrolet Monza SL/E 1991.

Lincoln Continental Town Car Limusine: dificil é conseguir uma vaga para estacionar!


  • Limusine – O já enorme Lincoln Continental Town Car 1981 ganhou vários e vários centímetros a mais nessa versão limusine de seis portas e interior com muito couro e carpete. Como era de se esperar, foi um dos carros mais fotografados.

Nassif levou quatro carros de sua coleção


  • Os nacionais de Gilberto Nassif – Como já falamos aqui, esse pioneiro do antigomobilismo, foi o idealizador e realizador do Encontro de Carros Antigos na Posse durante 26 anos. Nessa edição, foi possível ver juntos quatro clássicos nacionais de sua coleção: Aero Willys 2600 1967, FNM 2150 JK 1972, VW Karmann Ghia 1965 e VW Passat TS 1976. Os três primeiros ele possui há décadas e são pouco vistos em eventos.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Fátima Barenco e Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados