Repórter Maxicar

Confraria Pré-Guerra: preservando os anciões automotivos

Confraria Pré-Guerra

Proprietários de carros fabricados antes da II Guerra Mundial criaram o grupo para trocar informações e promover passeios e que já conta com 170 membros

Numa época em que moderníssimos modelos elétricos ganham destaque nas linhas de produção e que carros fabricados no início dos anos 1990 já são oficialmente considerados “antigos”, preservar os fabricados há 80, 90, 100 anos parece uma missão quase impossível. Mas não é isso que pensam os membros da Confraria Pré-Guerra, formada por um grupo de proprietários de automóveis fabricados antes da II Guerra Mundial.

A Confraria Pré-Guerra é recente e começou através da criação de um grupo de WhatsApp pelo antigomobilista de São Paulo Miguel Lebre. Ela busca dar a merecida notoriedade e trocar informações técnicas e experiências sobre esses pioneiros da indústria automobilística mundial. Mantém também intercâmbio com grupos afins de outros países da América do Sul, dos Estados Unidos e da Europa.

Viagens e eventos

Em abril a Confraria viajou para Carmo da Mata, onde visitou o Museu de Automóveis


Mas, apesar da idade avançada, não estamos falando de “carros de museu”, guardados ad aeternum sobre cavaletes no fundo da garagem. Para o pessoal da Confraria Pré-Guerra, eles ainda têm muita quilometragem pela frente. Por isso, além da participação de eventos — marcando a presença desses modelos das primeiras décadas do século passado, que andam a cada dia mais sumidos dos encontros de carros antigos brasileiros — organizam passeios e viagens de curta, média e longa distância.

No final do mês de abril, por exemplo, a Confraria Pré-Guerra promoveu um passeio ao Museu de Carros Antigos de Carmo da Mata. A pequena cidade mineira fica distante 462 quilômetros da Capital Paulista. Entre os cerca de 20 carros participantes — que partiram também do interior de São Paulo, Belo Horizonte – MG e Maringá – PR — a predominância foi de modelos fabricados nas décadas de 1920 e 30.

“Devagar e sempre” os respeitáveis anciões venceram as horas e horas de jornada sem nenhum problema. Um dos participantes, Murilo P. Brolio, que é o feliz proprietário de um DeSoto 1929, nos contou como foi nessa matéria.

O próximo passeio já está programado e será no dia 30 de junho, com retorno em 2 de julho. O destino é a cidade de Orlândia, que fica na região de Franca – SP.  O grupo irá visitar o famoso Museu Agromen, que reúne tratores e automóveis. São nada menos que 366 quilômetros de distância, para quem parte de São Paulo – Capital.

Confraria Pré-Guerra: modelos fabricados até 1949

Propagandas da Packard, Cadillac, Chevrolet e Chrysler durante a II Guerra Mundial


A Confraria Pré-Guerra conta atualmente com 170 membros, que são proprietários de cerca de 300 carros fabricados até 1949. Ai você irá perguntar: “Ué, mas a II Guerra Mundial não terminou em 1945?”.

Sem dúvida! Então cabe aí uma explicação. A II Guerra Mundial teve início em 1939 e afetou a indústria automobilística mundial, seja pelo domínio de nações europeias fabricantes de automóveis pela Alemanha e Países do Eixo; seja pelo chamado Esforço de Guerra das Forças Aliadas, lideradas pelos EUA, onde a produção de automóveis foi paralisada em 1942, com entrada do país no conflito. A partir de então, as fábricas passaram a se concentrar na fabricação de veículos militares e material bélico.

Com o fim da II Guerra Mundial, no segundo semestre de 1945, as fabricantes de automóveis foram se reorganizando e a produção começou a ser retomada a partir do ano seguinte. No entanto, não houve tempo para novos projetos e aqueles modelos pré-Guerra continuaram a ser fabricados nos anos seguintes (com poucas alterações), foi o caso das três grandes norte-americanas General Motors, Chrysler e Ford — que lançaram suas novas linhas somente em 1949 — o mesmo ocorrendo com as marcas menores, exceto pela Studebaker, que se antecipou e apresentou sua nova linha em 1947. Mas esse é um assunto para outra matéria…

Como exemplo, modelos Ford de 1942, 1946 e 1949


Por isso, o conceito de “pré-Guerra” pode ser considerado mais amplo, pelo fato de os automóveis fabricados entre 1946 e 1949 permanecerem com o estilo anterior ao do conflito.

Como participar

A Confraria Pré-Guerra acaba de criar perfis no Facebook e Instagram. Se você possui um automóvel que se enquadre dentro dos critérios de fabricação e originalidade e quiser fazer parte da Confraria, entre em contato pelo WhatsApp (11) 98907-2876, com Pedro Bergaro.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Confraria Pré-Guerra

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados