Repórter Maxicar

Alpine A110 ganha edição especial em homenagem ao Campeonato Mundial de Ralis de 1973

Alpine A110

Batizada de ‘San Remo 73’, essa série numerada do Alpine A110 terá apenas 200 unidades

Em 1973 um Alpine A110 ganhava o Rali de San Remo, na Itália. Assim a marca conquistava seu primeiro título no Campeonato Mundial de Ralis daquele ano na categoria de construtores.

Para homenagear esse feito que completa meio século, a Alpine acaba de apresentar o San Remo 73, uma edição especial limitada do novo A110, com tiragem de apenas 200 unidades numeradas.

Alpine A110

A edição especial Alpine A110 San Remo 73 homenageia os carros de rali dos anos 1970


Lembrando aquela Berlinetta histórica dos anos 1970, o Alpine A110 San Remo 73 será produzido exclusivamente no tom de azul sólido “Bleu Caddy”, teto vermelho em carbono envernizado e grafismos nas laterais, frente e traseira. As rodas têm 18 polegadas e o motor 300cv.

Detalhes da nova série especial numerada


No interior preto, bancos de competição do tipo concha bordados com a assinatura “World Champion 73”. A atmosfera esportiva é complementada pelos pedais Sport, o descanso para os pés de alumínio para o passageiro e o jogo de tapetes Alpine. Os painéis das portas são caracterizados por duas faixas temáticas pretas e brancas.

Chevrolet Tigre 1946
R$ 170.000,00

Fiat Coupê 1995
R$ 60.000,00

VW Fusca 1200 1965
R$ 49.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

VW Brasília 1976
R$ 30.000,00

R$ 120.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

R$ 32.000,00

VW Fusca 1300 1968
R$ 35.000,00

Willys Rural 4X2 1968
R$ 74.000,00

O Alpine A110 San Remo 73 irá custar na Europa € 89 mil (equivalente a cerca de R$ 500 mil ao cambio de hoje).

O Alpine A110 em 1973

Alpine A110

A Berlineta Alpine A110 Nº 1 durante o Rali de Monte Carlo, na Italia


Em 1973, os Alpines dominaram com 4 vitórias depois das 9 rodadas do Campeonato Mundial de Ralis. As Berlinetas A110 estavam entre os favoritos nesta 10ª rodada de San Remo, cujo trajeto passava por algumas das ruas do traçado do Rali de Monte Carlo, em um terreno misto favorável a este tipo de carro. Além disso, contavam ainda com a vantagem de ter uma melhor relação peso/potência.

Nas estradas italianas, o Alpine A110 n° 1 encerrou a primeira perna com mais de 5 minutos de vantagem, graças a uma estratégia de pneus mais arriscada, mas que entregou resultados.  E terminou o Rali de San Remo com mais de 6 minutos de vantagem sobre o restante do pelotão. Esta 10ª rodada consagraria para sempre o título mundial dos construtores para a Alpine.

No Brasil, o Willys Interlagos

Willys Interlagos em propaganda de época. A versão Brasileira do Alpine A108


No passado, a marca Alpine se tornou conhecida pelo lançamento em 1962 do Willys Interlagos. O esportivo foi o primeiro carro brasileiro de grande produção com carroceria em fibra de vidro. Era a versão nacional do Alpine A108 — modelo antecessor em bem similar ao A110 — e foi fabricado pela Willys sob autorização da francesa Renault, detentora da marca Alpine.

Disponível nas versões Coupê, Berlineta e Conversível, o Interlagos fez grande sucesso também nas pistas, através da Equipe Willys de Competições. Foi fabricado até 1966.

Texto: Sala de Imprensa Renault, com redação final de Fernando Barenco
Fotos:  Sala de Imprensa Renault e de época


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