Clássicos em video

Um divertido “causo” de Lima Duarte: o capotamento do Tatraplan

O acidente sem gravidade aconteceu quando ele ia para a Praia de Santos com seus colegas de rádio, nos anos 1950

O ator Lima Duarte, dos alto dos seus bem vividos 92 anos, tem um repertório sem fim de deliciosas histórias e que se tornam ainda melhores e mais interessantes quando contadas com ele.

O ator é muito ligado a automóveis e os conhece muito bem. Há pouco tempo publicamos aqui o vídeo onde ele conta o “causo” de sua picape Ford F100 da novela Roque Santeiro.

Agora ele nos brinda com esse, quando o Tatraplan em que viajava junto com o ator Dionisio Azevedo e o diretor Oduvaldo Vianna, capotou na recém inaugurada Via Anchieta, à caminho da Praia de Santos.

Os carros do vídeo de Lima Duarte

Citroën AX GTi

Sobre os carros citados por ele no vídeo, esse bem conservado hatch vermelho que ele já possui há 30 anos é um francês Citroën AX GTi. O modelo foi lançado em 1987 e essa versão esportiva em 1991. O motor é o 1.4, com injeção eletrônica de combustível e 101cv. Os freios já tinham ABS.

Já o Tatraplan, que é o protagonista do vídeo, foi um automóvel da Tatra, uma fabricante da antiga Tchecoslováquia, no Leste Europeu. O Tatra 600 Tatraplan foi produzido apenas entre 1948 e 1952, com pouco mais de 6 mil unidades. Hoje é muito raro.

Seu motor era um boxer de 4 cilindros 2.0 refrigerado ar, instalado na traseira. Ou seja: a mesma configuração mecânica do nosso Fusca. Extremamente aerodinâmico para sua época, o Tatraplan tinha essa traseira diferente de tudo. O capô era dividido ao meio por uma protuberância que avançava por parte do teto, parecendo uma “costura”. Havia dois conjuntos de vidros: um que dividia a cabine do cofre do motor e o outro no próprio cofre do motor. Esse recurso permitia que o motorista pudesse enxergar pelo retrovisor através dos dois pares de vidros ao mesmo tempo. Muito estranho…

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024