Coberturas

Exposição de Aeronaves e Veículos Antigos em Barbacena, MG

Exposição de Aeronaves e Veículos Antigos em Barbacena

Olhares atento na terra e no ar…

A Sociedade do Carro Antigo de Barbacena foi o clube escolhido para realizar em parceria com a EPCAR essa exposição e a realizaram com grande êxito

Uma exposição de aeronaves e veículos antigos movimentou o aeroporto de Barbacena-MG no feriado de 12 de outubro, causando um engarrafamento de 4 km para se chegar ao local do evento. Barbacena é a cidade natal do inventor do avião e Pai da Aviação, Santos Dumont e é também sede da Escola Preparatória de Cadetes do Ar -EPCAR- primeiro passo para um jovem estudante se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira. Santos Dumont foi quem trouxe o primeiro automóvel para o Brasil, em novembro de 1891, um Peugeot modelo Type Vis-aVis, adquirido na França e conhecido por lá como Peugeot Voiturette. Era equipado com um motor Daimler de dois cilindros em V a gasolina com 3,5 cc. Atualmente, o distrito de Barbacena onde nasceu Santos Dumont se emancipou e é uma cidade com seu nome.

Exposição aconteceu no Aeroporto de Barbacena


 No aeroporto de Barbacena a festa teve como mestre de cerimônias o Sargento Júlio Fonseca, que é antigomobilista e narrava com muita animação tudo o que acontecia e indicava aos visitantes as atrações como a apresentação da Banda da EPCAR, a Praça de Alimentação, várias ações sociais e a exposição de aeronaves de um lado do palanque no qual estava e a de carros antigo do outro lado do palanque.

Entre os aviões expostos estavam o Bandeirante P-95, o Tucano T-27, o Super Tucano A-29 e o C-130 Hércules. Entre os automóveis expostos estavam a caminhonete Studebaker 1950 de Pedro Ladeira, o Impala 1961 de Claudio Abreu Campos e o Volvo N 10 Intercooler 1986 do professor da EPCAR e antigomobilista Rodrigo Geoffroy. Este estava ao lado da Scania L 111 1977 formando uma dupla da pesada de origem sueca. 

Aviões em exposição atraíram a curiosidade do público. Sargento Júlio Fonseca(3ªfoto e), que é antigomobilista narrava com muita animação tudo o que acontecia


Esse grande evento começou às 9 h e se estendeu até às 17 h tendo o ponto alto por volta de meio-dia com a apresentação do Caça F 5 Northrop levando os visitantes ao delírio, com rasantes que podiam atingir 1.700 km/h. Como se vê, a cultura antigomobilista está cada vez mais presente em todos os seguimentos da sociedade e por onde passa atrai cada vez mais apreciadores e adeptos. A Sociedade do Carro Antigo de Barbacena – SCAB – foi o clube escolhido para realizar em parceria com a EPCAR essa exposição e a realizaram com grande êxito, com portões abertos para expositores e público. Que venham mais iguais a essa!               

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024