Coberturas

5ª Expocar 2022 – Antônio Carlos, MG

5ª Expocar 2022

Final de semana regado de cultura, memória e história…

Exposição de Carros antigos fez parte das comemorações do aniversário de 141 anos da Estrada de Ferro Oeste de Minas

            A Sociedade do Carro Antigo de Barbacena – SCAB – foi convidada pela prefeitura municipal de Antônio Carlos-MG para realizar, nos dias 27 e 28 de agosto, pela 5ª vez, a exposição de carros antigos denominada EXPOCAR e nessa edição, por um motivo especial. A prefeitura quis realizar um final de semana regado de cultura, memória e história por causa do aniversário de 141 anos da Estrada de Ferro Oeste de Minas – EFOM – inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, em 1881, naquela cidade, onde está o km zero desta ferrovia. Ferroviários do município foram homenageados.

Veículos em exposição


          Várias atrações musicais como shows com as bandas Santiago Brother’s e Fealth, apresentação da Corporação Musical Emílio Fernandes e da Fanfarra do Colégio Tiradentes de Barbacena animaram o evento.

Locomotiva da EFOM produzida no início do século passado. Na programação atrações musicais


         A atração principal, o encontro de carros antigos, aconteceu na praça principal da cidade, onde está exposta a locomotiva da EFOM produzida no início do século passado para a ferrovia que tem a bitola mais estreita do mundo, apenas 0,76 m. Como se vê, o veículo mais antigo em exposição naquela praça não possui pneumáticos.        

Dodge Magnum 1979 e Gordini II 1966


         Na inscrição de seu carro antigo o antigomobilista recebia uma camisa alusiva ao evento e brindes como adesivos e porta-documentos. Dois desses antigomobilistas, colecionadores,  pegaram estrada pela primeira vez com suas novas aquisições, tão recentes que ainda não houve tempo para colocar-lhes placas pretas. Robson Elias de Congonhas-MG com o seu Gordini II 1966 com apenas 68 mil km rodados dizia com orgulho: “- Até o cano de descarga é de fábrica!” O outro era Cláudio Campos de Barbacena-MG com seu Dodge Magnum 1979 com originalidade também a toda prova. Campos comemora o fato de tê-lo adquirido em sua própria cidade quando foi colocado à venda, conservando assim mais uma raridade no acervo local.

Livros raros como o produzido pela Willys-Overland Motors, Inc. com seu projeto de se instalar no Brasil

        Mas, por falar em Gordini, um fato inusitado aconteceu durante essa reportagem. O Sr. André Ferreira abriu as portas de sua casa para o Maxicar e mostrou-nos um impressionante acervo com objetos da Idade Média, 1ª e 2ª Guerras Mundiais e livros raros como o produzido pela Willys-Overland Motors, Inc. com seu projeto de se instalar no Brasil.

Chevrolet 6500, o ‘Marta Rocha’ 1956 e o ‘Brasil’ 1962 e ao lado Ward La France 1940


        Caminhões também fizeram parte da exposição. Paulo Couto, de Alto Rio Doce-MG, levou dois, ambos Chevrolet 6500, o ‘Marta Rocha’ 1956 e o ‘Brasil’ 1962, que pertenceu a seu pai e Wagner Nascimento de Barroso-MG expôs o Ward La France 1940.

DKW Belcar 1962, Candango 1959 e Vemaguet 1963


        Mesmo com o Blue Cloud, maior encontro da marca DKW, acontecendo em Poços de Caldas-MG no mesmo final de semana, três exemplares estavam na EXPOCAR. A DKW e o Candango da Família Calazans e a Vemaguet do Gilson Fernandes.

         No domingo, ao aproximar o final do encontro, houve sorteio de diversos prêmios para os antigomobilistas inscritos e o presidente da SCAB, Cláudio Eduardo Mazzoni, fez uma homenagem ao município de Antônio Carlos-MG na pessoa do prefeito, Sr. Marcelo Ribeiro, entregando-lhe um belo troféu em agradecimento pela ótima acolhida aos antigomobilistas e pela escolha de seu clube para realizar a 5ª Exposição de Carros Antigos de Antônio Carlos – EXPOCAR.

Presidente da SCAB, fez uma homenagem ao município de Antônio Carlos-MG . Segurando o troféu está o prefeito, Sr. Marcelo Ribeiro


Nossos parabéns a essa pequena cidade de Minas Gerais que já descobriu os benefícios de um encontro de carros antigos. Movimenta o comércio, os hotéis, o turismo sendo assim fonte de divisas. Leva também entretenimento, lazer, história e boas lembranças do passado aos seus moradores . Mesmo a cidade não tendo um clube de carros antigos, foi buscar na vizinha Barbacena um clube para levar todos esses benefícios à cidade.    

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados