Coberturas

Encontro Anual de Carros Antigos e Motos – São Paulo, SP

Encontro Anual de Carros Antigos

Enquanto isso, no Pacaembu…

Evento reuniu carros de excelente padrão na Praça Charles Müller. Mas ação de “flanelinhas” foi motivo de reclamações entre os expositores

Praça Charles Müller, 03 de julho de 2022. No ensolarado domingo paulistano, centenas de carros antigos se reuniram nas imediações do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu.

Como costuma ser a tônica dos eventos de antigomobilismo na cidade, esse evento também teve a participação de muitos exemplares dignos de comentários e elogios, seja pela raridade do modelo, pelo estado de conservação, por seu valor histórico.

Alguns destaques

  • Ford Fairlane 500 1959 – É o belo vermelho e branco de nossa foto principal, flagrado bem em frente ao Pacaembu por Odair Ferraz. O Fairlane era o concorrente direto do Chevrolet Bel Air, entre os modelos preferidos da classe média norte-americana do final dos anos 1950.

  • Cadillac 1963 – Para uma clientela bem mais abastada, a opção era um luxuoso Conversível como esse, com seu discreto rabo-de-peixe, detalhe de estilo que já estava em franca decadência nessa época.
  • Mercury Eight 1948 – Ainda falando de conversíveis, que tal esse intermediário do Grupo Ford? 1948 foi o último ano dos modelos com design “antigo”, arredondado e com paralamas destacados e capô alto, de antes da II Guerra Mundial.
  • Jaguar Mark V Saloon 1950 – Luxo e discrição são as principais características desse aristocrático britânico que teve produção de 10.500 unidades fabricadas entre 1948 e 1951. Foi o primeiro Jaguar com suspensão independente, freios hidráulicos e pisca-piscas, uma exigência do mercado norte-americano.

  • Foras-de-Série brasileiros – A era de ouro dos esportivos brasileiros foi representada por uma duplas de Pumas — com GTE 1974 e GTS 1975, e um Bianco S, modelo de rua criado pelo mestre Tony Bianco, a partir do Furia, para as pistas. Em comum entre os dois modelos está a carroceria em fibra de vidro e a mecânica Volkswagen refrigerada a ar.

  • Esportivos importados – Esse Encontro Anual de Carros Antigos e Motos esteve bem sortido nesta categoria. Entre os “made in USA”, Camaro e Corvette, da Chevrolet; Mustang, da Ford; Firebird, da Pontiac. Entre os europeus, o alemão Porsche 911; o inglês Triumph Spitfite 1968; e o italiano Alfa Romeo Spider. Da Ásia, o Mazda MX5 Miata; e o Mitsubishi 3000GT (em dose dupla).

Ação de “flanelinhas”

De acordo com relatos de expositores, o ponto negativo do evento ficou por conta da atuação de “flanelinhas”, já velhos conhecidos do local. Embora, para veículos antigos participantes o acesso fosse gratuito — bastando apenas doar dois quilos de alimentos —, vários expositores desavisados foram abordados por eles e acabaram pagando indevidamente R$ 20,00 sob ameaça de serem multados.

Ainda segundo alguns participantes, às vezes a abordagem acontecia no meio da rua, antes que o antigomobilista chegasse ao estacionamento. “Por volta das 11h, carros que queriam sair não podiam, travou tudo porque uma fila de carros entrou pela saída e virou uma grande confusão”, nos relatou um participante que preferiu não ser identificado. “Não havia ninguém da Guarda Civil, da Polícia Militar ou da organização do evento para impedir a ação ilegal. Num evento desse porte, os expositores deveriam pelo menos ter sido alertados a não pagar e nem querer conversa com esses ‘flanelinhas’”, reclamou.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Espalhe por aí!

Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados

Divulgação