Clássicos em video

Peel P50: uma viagem de 1.400 km no menor carro do mundo

Britânico viajou da Escócia à Inglaterra para arrecadar fundos para a caridade. Aventura levou 23 dias, com velocidade média de 37 km/h e alguns defeitos pelo caminho

Quando era criança, o britânico Alex Orchin conheceu no museu Beaulieu Motor Museum, em Hampshire, o menor carro do mundo, o Peel P50. Já tivemos a oportunidade de falar dele aqui! E o carrinho nunca mais saiu de sua lista de desejos. Sua vontade cresceu ainda mais quando em 2007 viu no programa Top Gear, o apresentador Jeremy Clarkson passear com um Peel P50 pela sede da BBC.

Raro e caro, o jovem só conseguiu realizar o sonho de ter um há alguns anos e agora o usa normalmente no dia a dia. É que o minúsculo automóvel parece ter sido projetado sob medida para ele: Oschin tem apenas 1,50 de altura.

Além das expectativas

Hoje com 31, ele embarcou numa grande aventura. Para ajudar as crianças da entidade Children in Need, ele aceitou o desafio de viajar de John’O Groats, na Escócia até Lands End, na Inglaterra no seu minúsculo Peel P50. O objetivo inicial era o de arrecadar 2 mil libras através de uma campanha de financiamento coletivo.

A viagem de 1.400 quilômetros teve início no dia 13 de novembro e levou nada menos que 23 dias, já que o Peel P50 atinge velocidade máxima de 56 km/h. Durante a viagem, a velocidade média foi de 37 km/h. Além disso, parece que a aventura foi demais para o microcarro, que foi apresentando diversos defeitos ao longo do percurso.

Mas a odisseia de Orchin valeu a pena. Com a fama e as amizades que foi fazendo pelo caminho, ele conseguiu superar em muito o seu objetivo inicial. Sua campanha e donativos já arrecadou 10 mil libras.

Peel P50: além de pequeno, curioso e raro

Medindo 1,34 m de comprimento, por 1,20 de altura, o Peel P50 obviamente tem espaço para apenas um ocupante e pesa míseros 59 quilos. Tem três rodas com pneus de 10 polegadas, uma porta e um farol. O motor é de moto, de 50cc, com câmbio de três marchas. Curiosamente não possui a marcha-a-ré. É tão leve, que para manobras há uma alça na parte traseira. Basta arrastar o carro!

O Peel P50 foi lançado em 1962 e fabricado pela Peel Engineering Company, na Ilha de Man até 1965. Foram pouquíssimas unidades vendidas. Em 2007, uma empresa da Inglaterra voltou a fabricá-lo, dessa vez na versão elétrica.

Video: BBC

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados