Coberturas

Exposição inaugura novo espaço de convenções em Santos

Exposição inaugura novo espaço de convenções em Santos

CAAS expôs parte de seu acervo

Visitantes puderam acompanhar uma autêntica cronologia da evolução da indústria automobilística ao longo do tempo.

Entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro, o Clube de Automóveis Antigos de Santos expôs parte de seu acervo no pavilhão de exposições do Santos Convention Center, inaugurado pela Prefeitura como parte do projeto de revitalização da Ponta da Praia, estimulando a atividade turística num dos bairros mais nobres do município.

Santos Convention Center

Respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19, milhares de visitantes puderam acompanhar uma autêntica cronologia da evolução da indústria automobilística ao longo do tempo. Uma réplica do Benz Patent Motor-Wagen, construído por Karl Benz, em 1886, simbolizava o começo da trajetória da indústria mundial, coincidindo com a história da Mercedes-Benz, representada por uma seleção de automóveis da mítica marca alemã, como o Sedan 230 de 1966, o cupê 250 CE de 1972 e o 280 S 1974, do ex-jogador e Rei do Futebol, Pelé.

Ford Business Coupé 1941 e Rolls-Royce Silver Shadow 1980 eram outros símbolos de nobreza em meio a ícones da indústria automobilística, como o Chevrolet Bel Air 1957, Corvette, Plymouth 1948, Ford Modelo T, Alfa Romeo, Pontiac Firebird e Ford Taurus. Mostrado em diversas variações como o Fordor 1929 e Phaeton 1931, o lendário Ford Modelo A não poderia ficar de fora, demonstrando sua importância para a preservação histórica da indústria automobilística mundial.

Fusca 1954 com teto solar (alemao)

O carismático Fusca também marcou presença com dois raríssimos exemplares de fabricação alemã, sendo um modelo de luxo com teto solar em lona (de 1954) e um conversível de 1959, além de um exemplar brasileiro, equipado com diversos acessórios da época de sua produção.

Outros automóveis de produção nacional como o Passat, incluindo um raro modelo GLS, de 1983, Puma, Adamo, Santa Matilde, SP-2, DKW, Kombi, Gurgel, Romi-Isetta, e o curioso microcarro Emis Art, além de algumas motocicletas antigas, como a Gilera Super Sport de 1957 e DKW RT-100, de 1936. Cedidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de Santos, foram mostrados alguns bondes, utilizados em roteiros turísticos no Centro Histórico do município paulista, despertando a curiosidade de inúmeros visitantes.

Bonde turistico

Ao mesmo tempo o Santos Convention Center surge como alternativa para a volta do grande evento anual do Clube de Santos, cuja última edição se realizou em 2015, gerando perspectivas de crescimento para a preservação histórica e cultural do automóvel na Baixada Santista.

Galeria de Imagens

Texto e Fotos: Eduardo Rodrigues
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados