Clássicos em video

A restauração do Wartburg 1964 de Flávio Gomes

Coupê 311 foi fabricado na Alemanha Oriental em 1964. No vídeo o jornalista esportivo conta um pouco da trajetória de seu carro e da extinta marca

Quem acompanha o jornalista esportivo Flávio Gomes pelas redes sociais ou através de seu famoso blog, sabe que ele é um apaixonado por carros antigos, mantendo em São Paulo uma respeitável e eclética coleção, que inclui vários modelos nacionais e importados pouco comuns, como Saab, por exemplo.

Fanzaço dos DKWs, marca da qual tem alguns exemplares, Flávio fala neste vídeo sobre sua mais recente aquisição: um pouco conhecido no Brasil Wartburg 311 Coupê. O carro fabricado na antiga Alemanha Oriental de 1956 a 1991, é descendente direto desses carros que na Alemanha eram fabricados pela Auto Union — e no Brasil pela DKW-Vemag — e compartilha com ele a velha conhecida mecânica de três cilindros e dois tempos. Fato que despertou o interesse de Flávio pelos Wartburgs ainda nos anos 1980, como ele conta no vídeo do programa “GP às 10”, do site Grande Prêmio.

Namoro antigo

Ele já vinha namorando o coupê da “cortina de ferro” desde aquele tempo. Na época o carro pertencia ao famoso comerciante de carros antigos já falecido Romeu Siciliano, que prometeu vende-lo a Flávio “no momento certo”. Depois de décadas, de fato o Wartburg acabou indo parar em suas mãos no início desse ano.

Mas a história dele no Brasil começa ainda em 1964. Flávio descobriu que ele chegou aqui de navio provavelmente num lote de 11 Wartburgs. Naquele ano, outros também aportaram aqui. Hoje restam poucos. Coupês, apenas dois.

A restauração começou alguns meses depois da compra e foi feita a toque de caixa, com muitas peças de reposição importadas, adquiridas através de um amigo alemão.

Além de contar a história do carro e de sua recuperação, Flávio Gomes, lembra também a história da marca e de quebra a do castelo alemão que dá nome ao carro.

Wartburg 1988 Flavio Gomes
Wartburg 1988 (apesar da placa)

Mas não pense que este é o primeiro Wartburg na vida de Gomes. Em 2012, tivemos a oportunidade de fotografá-lo em Caxambu-MG, ao lado de seu Wartburg 353S Sedan 1988, durante uma edição do Blue Cloud, o encontro anual de DKWs.

Também faz parte de sua coleção outro alemão oriental, que também era fabricado pela estatal IFA — esse mais conhecido no Brasil — um Trabant.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.