MaxiBlog

Licenciamento anual de veículos agora é digital

Licenciamento anual digital CRLV-e

Versão do CRLV emitida pelos Detrans será extinta ainda esse ano. Documento ficará disponível na tela do smartphone

A partir desse ano, ao fazer o licenciamento anual do veículo, você não receberá mais o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (o popularmente conhecido ‘verdinho’) em casa — como acontece em alguns Estados — nem terá que ir busca-lo no Detran — como em outros Estados (caso do Rio de Janeiro, por exemplo).

O CONTRAN publicou no dia 30 de dezembro a Resolução Nº 180, que institui o CRLV-e — a versão digital do ‘verdinho’ — e extingue o documento impresso em papel moeda, como era até agora.

Vai funcionar via smartphone:

  • Primeiro você precisa baixar um aplicativo e fazer o seu cadastro pessoal. É o mesmo aplicativo da CNH Digital.
  • Depois de pagar todas as taxas anuais de licenciamento (inclusive o DPVAT, se ele continuar existindo…), você acessa o aplicativo e tem a versão digital do licenciamento anual, na tela de seu celular.
  • Para isso, você insere o número do RENAVAN e o número de segurança que consta no CRV (recibo).
  • Se preferir, você mesmo pode imprimir o documento digital e levar na carteira, como acontece hoje. Mas isso não será mais obrigatório. A versão impressa será em formato A4 e terá as mesmas informações da versão digital. Veja o modelo.

Se não achar necessário imprimir, basta mostrar o documento na tela do smartphone ao agente de trânsito, em caso de blitz.

Licenciamento anual digital CRLV-e
Modelo impresso pelo usuário

Os Detrans de todo o Brasil têm até o dia 30 de junho para implantar o CRLV-e, mas de acordo com a Deliberação, o documento no formato atual, em papel moeda “poderá ser utilizado para o licenciamento de veículos para o exercício 2020″.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.