Coberturas

3º Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção – Petrópolis, RJ

Uma comemoração regada a cerveja

Evento marcou os 17 anos do Clube do Opala de Petrópolis e aconteceu nos arredores e dependências da Cervejaria Bohemia

O Clube do Opala de Petrópolis — COP — comemorou seu 17º aniversário no último domingo, 10 de novembro. Foi o 3° Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção, que aconteceu no Centro Histórico dessa famosa cidade da Região Serrana Fluminense. Os cerca de 100 carros antigos ficaram estacionados ao logo da Rua Alfredo Pachá, onde se localiza o famoso Palácio de Cristal — um dos principais pontos turísticos da cidade e a Cervejaria Bohemia.

A mais antiga cervejaria brasileira

Trata-se da mais antiga cerveja do Brasil, fundada em 1853. Sua antiga sede abriga hoje um complexo com “Tour Cervejeiro” — onde o visitante conhece o processo de fabricação das cervejas —, restaurante, bar e espaço para eventos. E foi aí que aconteceu toda parte social deste encontro anual, que incluiu um descontraído happy hour no início da noite de sábado (9).

O ‘calhambeque’ Ford 1929 com ‘banco da sogra’, foi um dos mais fotografados


Nas dependências da Cervejaria foram colocados alguns carros em destaque, entre eles um Ford Modelo A Roadster 1929 equipado com o famoso ‘banco da sogra’, um Dodge Dart 1970 (ano de lançamento do Coupê), um Gol GT 1985 e um Monza Classic SE 1990 da Série Especial 500 EF. Foram fabricados somente 5 mil unidades que homenageiam a vitória do bicampeão de Fórmula 1 e campeão da Indy Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianapolis no ano anterior.

3º Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção

Monza 500EF: depois de atribulações, a volta à família


Além disso o carro tem uma bela história familiar. Foi comprado praticamente zero km pelo avô do atual proprietário, Rodrigo Marinheiro. Ele nos contou que o carro fez parte de sua adolescência e que sonhava um dia possui-lo. Com a morte de seu avô, em 2012 o carro ficou abandonado e para sua tristeza acabou sendo vendido em 2016. No ano seguinte, recebeu através de um grupo de Whatsapp um anúncio de venda de um Monza 500 EF e pela placa identificou o carro de seu falecido avô. Claro que o comprou de volta na hora!

3º Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção

Pavão e detalhes de seu Chevette GP 1978


Chevette em versão esportiva

Outro Chevrolet bastante raro é uma das últimas aquisições do colecionador Célio Pavão. O Chevette GP 1978 foi o relançamento do esportivo lançado em 1975 e que no ano seguinte foi rebatizado de GPII. Essa versão do Chevette já com a frente reestilizada é hoje tão difícil de ser encontrada quanto as anteriores.

3º Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção

Os dois lados da Kombi 6 Portas


Uma Kombi só do Brasil

Entre os modelos da Volkswagen, além do Gol GT já citado, destaque para o Fusca ‘Oval’ 1953 fabricado na Alemanha e para a Kombi de 6 Portas 1976 Primeira Série. Essa rara e muito valorizada versão da ‘Velha Senhora’ é uma exclusividade brasileira, destinada ao transporte de passageiros. Com acabamento de luxo, além de portas dos dois lados — e de aberturas independentes — possui estribos. Tudo para facilitar a entra-e-sai de passageiros nas duas fileiras de bancos. Foi lançada em 1961 e chegaram a existir na versão Clipper, a partir de 1976 Segunda Série.

3º Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção

Opala Gran Luxo Coupê 1974


E os Opalas?

Mas não se pode falar do aniversário do Clube do Opala de Petrópolis sem falar nos Opalas presentes à festa, os quais destacamos o Sedan Gran Luxo 1972, o Coupê Gran Luxo 1974 e o Diplomata 1992, que veio de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

O 3º Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção contou também com as presenças de antigomobilistas de outras cidades da Região Serrana — como Nova Friburgo; da Região dos Lagos — como Arraial do Cabo e Cabo Frio; e Grande Rio.

Foram premiados seis veículos. Veja a relação a seguir. Durante a cerimônia, a Diretoria do COP homenageou os apoiadores e representantes dos clubes presentes. O presidente Marcelo Ferreira anunciou a promulgação do Dia do Antigomobilista na cidade, que será comemorado sempre no dia 9 de março.

A premiação aconteceu nas dependências da Cervejaria


Veículos Premiados – 3º Encontro Petropolitano de Veículos de Coleção

  1. VW Fusca 1953 – Gilson Costa
  2. Monza 500 EF 1990 – Rodrigo Marinheiro
  3. Ford Modelo A Roadster 1929 – Rômulo
  4. Opala Diplomata 1992 – Mário César Venâncio
  5. Opala Grand Luxo 1974 – Paulo Affonso Salvini
  6. Chevrolet Master de Luxe 1941 – Luciano Bordignon

A lamentar, a abertura do trânsito para veículos da rua reservada à exposição pela Companhia Petropolitana de Transportes que, segundo apuramos, aconteceu duas horas antes do horário previsto. A partir do meio dia ficou impossível para o público apreciar os carros antigos sem correr o risco de ser atropelado.

GALERIA DE IMAGENS

Texto: Fernando Barenco
Fotos e edição: Fátima Barenco e Fernando Barenco

Espalhe por aí!
  • 164
  •  
  •  
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    168
    Shares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados