Clube News

Dia do Antigomobilista é aprovado no Plenário da Assembleia no Rio Grande do Sul

Os Deputados Estadual Dirceu Franciscon e Federal Ronaldo Santini do Estado do Rio Grande do Sul trabalharam na lei que institui o “Dia do Antigomobilista” no dia 16 de Junho e aprovada hoje 10 de Setembro de 2019:

O Plenário da Assembleia aprovou, na sessão desta terça-feira (10), o projeto de lei (PL) 127/2019, de autoria do deputado Dirceu Franciscon, que cria o ‘Dia do Antigomobilista’ no Rio Grande do Sul.

O PL institui o dia 16 de junho, a ser comemorado anualmente, como data festiva para aqueles que de algum modo preservam ou contribuem para a preservação dos veículos de modelos antigos e originais, segundo os critérios da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e a Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA).

Recentemente, o deputado Dirceu recebeu apoio ao projeto e à iniciativa em divulgar o antigomobilismo no estado do presidente do Conselho Consultivo da FBVA, Roberto Suga; do diretor regional da FBVA da Serra Gaúcha e presidente da Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos (SCAA), Adelar Colombo; e do diretor regional da FBVA da Região Centro Oeste / Sul, Antônio Fontoura, que estiveram visitando o parlamentar em seu gabinete.

O PL é uma reapresentação do projeto 181/2018, de autoria do ex-deputado *Ronaldo Santini*, que à época ressaltou que “o objetivo da proposta era incentivar a preservação de nossa história retratada por meio dos veículos que fizeram parte dos episódios marcantes do passado”.

Para o deputado Dirceu, “o antigomobilismo no estado é uma prática que vem ganhando notoriedade pública, por exemplo, com os museus “Hollywood Dream Cars”, localizado em Gramado, e o “Museu Anos Dourados”, situado em Canela”. O parlamentar também destaca que “a atividade congrega alternativas de trabalho e renda, criando um círculo de interação entre pessoas de todas as idades que, além de praticar um hobby, trocam informações e conhecimentos sobre a história dos automóveis”.

O dia 16 de junho como dia do antigomobilista foi escolhido para homenagear a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), órgão que estabeleceu as normas para a fabricação de automotores integralmente brasileiros. Agora, o PL vai para apreciação do governador Eduardo Leite, que tem 15 dias úteis para sancioná-lo e mais 2 dias úteis para publicá-lo.

Fonte: Roberto Suga – Presidente do Conselho Consultivo da FBVA
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.