Coberturas

1º Encontro de Carros Antigos de Santa Cruz de Minas, MG

Pequena só no tamanho

Menor município do Brasil recebeu os antigomobilistas com uma superprodução em seus três dias de evento

Quando Og Pozzoli, Roberto Lee, Eduardo Matarazzo e Ângelo Martinelli Bonomi fundaram em 1968 o Veteran Car Clube no Rio de Janeiro não deviam imaginar que essa cultura se proliferaria pelas grandes cidades primeiramente, cidades de porte médio depois, avançando às pequenas cidades até chegar no último final de semana no menor município do Brasil, Santa Cruz de Minas-MG, que sediou seu primeiro encontro de carros antigos.

Santa Cruz de Minas realizou seu primeiro encontro de carros antigos
O casal Euler Santiago e Mara Costa organizadores do evento

Era o sonho do casal de empresários da cidade, Euler Santiago e Mara Costa, por serem fãs, realizar esse evento. Como não há um clube na cidade, contaram com a ajuda do ‘Amigos do Carro Antigo’ da vizinha São João del Rey-MG para a realização deste sonho. O casal preparou uma superprodução para receber os antigomobilistas no suntuoso Espaço Lagos de Minas nos dias 27, 28 e 29 de julho com entrada franca.

Música ao vivo e muitas outras atrações na praça de alimentação

Contrataram cerimonial para as inscrições, segurança 24 horas para os carros durante os três dias do evento, som de última geração, e gastaram uma pequena fortuna com sete shows para entreter os expositores em um palco com praça de alimentação ao lado e camarote em frente para os antigomobilistas que quiseram assistí-los de maneira mais confortável. Apresentaram-se a Orquestra Jovem Música Viva da própria cidade e ainda a cantora Amanda Ramos e a Banda Red Maria, a sensacional Banda Gawen que toca rock progressivo aliado a violino e flauta com figurino que remete à Idade Média. Além desses, mais shows com Marcelo Boari, Samba na Veia, Jéssica Apolinário e a impressionante Beatles Forever.

Na sexta-feira, 27 de julho, foi o dia do motociclista no Brasil e vários grupos da região resolveram comemorar seu dia no encontro de carros antigos, levando as motocicletas como atração e animação extra ao evento. Belos veículos foram expostos como os dois Ford do presidente do clube de São João del Rey, Marcos Carazza, um 1929 e outro 1931, o Ford Galaxie 1975 de Márcio Faccion, a Mercedes-Benz 1952 Hot Rod de Ecir Maciel, além do Karmann-Ghia 1968 de Ely Gonzaga e o Opala Comodoro 1992 de Eugênio Silva, presidente dos Opaleiros e Antigos de Barbacena-MG.

Para todos havia estandes com souvenirs e artesanatos da cidade e para a meninada aluguel de mini Fuscas com motor a combustão, mas, o que se viu foi muito adulto virando criança e brincando nessa atração. Tudo virava festa. Com o apoio de Marcos Carazza e seu clube, Euler Santiago e Mara Costa não mediram esforços, nem custos para realizar com glamour esse evento. O glamour que um encontro de carros antigos merece.

A chegada do antigomobilismo ao menor município do Brasil é mais um marco da cultura no país

A chegada do antigomobilismo ao menor município do Brasil é mais um marco da cultura no país. Nove jornalistas da capital Belo Horizonte cobriram esse evento para jornais e revistas, mas, o Portal Maxicar de Veículos Antigos  foi o único órgão da imprensa especializada a registrar esse importante momento.

Álbum de Fotografias

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp