Coberturas

1º Encontro de Carros Antigos de Diamantina, MG

A primeira vez noVale do Jequitinhonha 

 D’ávila Hall reuniu os antigomobilistas e seus exemplares num espaço acolhedor

O antigomobilismo, no último final de semana, como um bandeirante, desbravou estradas, rompeu barreiras, abriu caminho e chegou em novas terras, realizando o 1º Encontro de Carros Antigos de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

D’ávila Hall, espaço de eventos, foi a sede do encontro

O D’ávila Hall, espaço de eventos, foi a sede do encontro que aconteceu no sábado, dia 7 de julho. O casal Leonardo Lessa e Cynthia Fernandes, presidente e primeira-dama do VW Clube de Diamantina, recebeu a todos com muita simpatia. A entrada e a inscrição foram gratuitas para os antigomobilistas que recebiam um kit com brindes e certificado de participação oferecidos pelo clube que organizou tão bem o encontro. Dois shows animaram a festa, o da cantora Malu Costa e da dupla Duo Rock.

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

A ótima infraestrutura do local permitiu que os antigomobilistas passassem todo o dia por ali mesmo, pois, havia restaurante, lanchonete, espaço kids, barracas com cervejas artesanais, posto de gasolina e hotéis ao lado. O prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano, um antigomobilista convicto, mostrou-nos com orgulho seu Fusca 1967 em exposição.

À frente do D’ávila Hall ficaram três Fordinhos
Três Kombis Motorhome usadas por seus proprietários para participarem de eventos por todo o Brasil

À frente do D’ávila Hall ficaram três Fordinhos, o 1929 de Edalmo Ávila e duas pick-ups, uma 1929, outra 1931 e ainda a bela Chevrolet Brasil 1963 Hot Rod de Paulo César Ávila. Presenciamos também o encontro não programado de três Kombis Motorhome usadas por seus proprietários para participarem de eventos por todo o Brasil e também a Kombi Luxo 1974 nas cores verde místico e branco lotus do presidente Léo Lessa. Destaque para o Dodge Charger 1977 que veio de São Bernardo do Campo-SP especialmente para esse encontro. Júlio Bento Júnior, seu proprietário, é de lá, mas, estuda em Diamantina e fez questão de participar com ele.

Dodge Charger 1977

Pedimos aos leitores que relevem o fato de alguns carros das fotos estarem um pouquinho empoeirados, mas, o importante é que foi grande o número de municípios vizinhos representados nesse primeiro encontro,com proprietários enfrentando estradas de terra para chegarem a Diamantina, sendo que vários que nunca haviam participado de encontros de carros antigos.

A turam do Fiat 147. Abaixo DKW Belcar 1966 e Variant 1974

Mas, teve gente que veio de muito longe também. Encontramos participantes de Congonhas do Norte, Turmalina, Augusto de Lima, Sete Lagoas, Buenópolis, Carbonita, Três Marias, Vespasiano, Nova Lima, São João da Ponte, Corinto, Sêrro, Datas, Presidente Juscelino, Curvelo, Gouveia, Montes Claros, Belo Horizonte e Cachoeira do Campo-Ouro Preto, além, dos carros da cidade anfitriã. Após o encerramento oficial deste evento os antigomobilistas foram conhecer um pouco da noite diamantinense.

Vesperata, uma grande e tradicional serenata em praça pública

O presidente Léo Lessa inteligentemente fez a data do encontro coincidir com a Vesperata, uma grande e tradicional serenata em praça pública, onde os músicos ficam nas janelas e alpendres dos casarões coloniais e os maestros comandam a orquestra de baixo, do meio do público. Com certeza um dos mais interessantes espetáculos musicais do mundo. Participaram também de um baile no clube Acaiaca, onde Juscelino Kubitschek, o ‘Presidente Bossa Nova’ realizava e participava de eventos e bailes famosos.

O clube continua preservado, idêntico ao que era na época de JK. Aliás, Diamantina respira música com artistas se apresentando o dia todo em lugares públicos. Ela é chamada de Portal do Vale e o Vale do Jequitinhonha é uma região detentora de exuberante beleza natural e conhecida como a região de maior riqueza cultural do Brasil. Só faltava incluir aí uma cultura. Agora não falta mais nada.



Álbum de Fotografias


Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.