Coberturas

II Festival Cultura na Praça – Nova Lima-MG

Evento destacou Objetos e Veículos Antigos

Diversos veículos do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima fizeram parte da exposição 

Na última sexta-feira à noite, dia 07 de julho, uma grande festa alegrou a Praça Bernardino de Lima, a praça principal de Nova Lima-MG. O MOVA – Museu de Objetos e Veículos Antigos – realizou uma exposição sem precedentes.

Exposição aconteceu no saguão principal da Prefeitura Municipal de Nova Lima

A Prefeitura Municipal, que se localiza na praça, cedeu seu saguão principal, onde foram colocados objetos antigos muito raros como o primeiro televisor fabricado no mundo, artefatos da 2ª Guerra Mundial, bicicletas e brinquedos antigos, entre outras atrações.

CVANL levou diversos veículos para a exposição, entre eles a Chevrolet Amazona 1963

À frente da Matriz, também na mesma praça, foram colocados os veículos antigos cedidos pelo CVANL – Clube de Veículos Antigos de Nova Lima. Os mais idosos fizeram uma viagem no tempo e os mais novos puderam conhecer um pouco do passado.

Jeferson Rios, fundador do MOVA apreciando o Chope artesanal

Essa festa fez parte II Festival Cultura na Praça, com incentivo do Governo de Minas Gerais, apoio da Prefeitura de Nova Lima e idealizado por Jeferson Rios, fundador do MOVA, que recebeu com muita gentileza no saguão da prefeitura autoridades locais e os membros do CVANL com um chope artesanal e petiscos.

Na exposição objetos antigos muito raros como o primeiro televisor fabricado no mundo, artefatos da 2ª Guerra Mundial, bicicletas e brinquedos antigos

Esse projeto percorre a cada final de semana praças  e pontos turísticos da capital e pela primeira vez chegou a uma cidade do interior. Nos discursos de abertura,  Jeferson Rios destacou a importância da preservação da história através dos tempos, objetivo do MOVA.

Ao microfone o presidente da CVANL, Jorge Filho

Jorge Filho, presidente do CVANL agradeceu pela honra do clube estar participando de um projeto tão significativo e o secretário municipal de cultura e turismo, Abílio Abdo destacou que a prefeitura estava comemorando os 20 anos do projeto “Sexta na Feira” em grande estilo com a exposição de carros e objetos antigos.

Os nova-limenses puderam apreciar as comidas típicas preparadas nas barraquinhas

A praça da cidade ficou tomada pelos nova-limenses que puderam apreciar as comidas típicas preparadas nas barraquinhas e ainda a apresentação da Orquestra Jovem Nova Lima, comandada pelo maestro Marcelo Pereira e o show de jazz com a Doctor Ray Band. Antes e após as apresentações, o D. J. Rogério Jardim comandou o som com muita música antiga de alta qualidade.

Participantes da exposição no saguão da Prefeitura

O MOVA existe no papel há 5 anos, já possui um terreno de 10 mil metros quadrados para sua construção, já tem muitas atividades e pela primeira vez Nova Lima teve o privilégio de vê-lo em prática com sua atividade fim: uma exposição com objetos e veículos antigos a céu aberto e entrada franca. Em um país que não se valoriza muito a cultura, Jeferson Rios tem sido um herói para manter viva a chama da construção do prédio do museu e as atividades do MOVA Cultural.

<em>Álbum de Imagens</em>

 

Texto e Fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.