Coberturas Eventos

4º Encontro de Carros Antigos de Cachoeira do Campo – MG

4º Encontro de Carros Antigos de Cachoeira do Campo – MG

E tudo deu certo…

Carros antigos, amigos, membros de clubes um bom forró pé de serra e a simpatia dos integrantes do clube marcaram o evento 

[dropcap]E[/dropcap]m um dos cenários mais importantes da história de Minas Gerais e do Brasil – o maior Distrito de Ouro Preto – Cachoeira do Campo recebeu entre os dias 5 e 7 de agosto um grande número de antigomobilistas que, reunidos na Praça Felipe dos Santos e defronte a Matriz de Nossa Senhora de Nazaret (local onde foi sagrado o primeiro governador eleito pelo povo da história das Américas) realizaram e prestigiaram o 4º Encontro de Autos Antigos promovido pelo Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo.

cachoeiradocampo16f5
Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaret

O maravilhoso cenário setecentista emoldurou o evento e deixou o público encantado com tantos automóveis em exposição. Com o lema “Carinho por carro antigo, carinho também pelos idosos” o clube não exigiu a cobrança de taxa de inscrição, mas os expositores doaram um pacote de fraudas geriátricas que serão distribuídas aos idosos da região.

A festa começou na sexta com a chegada de vários antigomobilistas, em especial o casal Alfredo e Gilda Vazquez (Carioca Volks), que foram recepcionados pelos membros do CCACC com direito a um animado forró pé de serra.

cachoeiradocampo16f6
Alfredo e Gilda Vazquez(na foto o casal de blusa amarela) viajam pelo Brasil e por vários países da América do Sul a mais de 30 anos em um preservado Fusca 1981

cachoeiradocampo16f7

    Alfredo e Gilda Vazquez viajam pelo Brasil e por vários países da América do Sul a mais de 30 anos em um preservado Fusca 1981, conhecendo pessoas, fazendo amizades e levando histórias por onde passam.

    No sábado o movimento aumentou dando mostras de como seria o domingo, o grande dia do evento. Na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaret já se encontravam um bom número de automóveis que saíram em carreata pelas ruas do distrito ouropretano. À noite os expositores se encontraram para uma animada confraternização que avançou noite adentro.

    cachoeiradocampo16f4
    Chevrolet Fleetmaster 1947 e Kombi 1977 entre os veículos em exposição

    cachoeiradocampo16f8

    O domingo amanheceu ensolarado e convidativo para um passeio na praça que logo cedo já estava repleta de raridades automotivas. E tão logo a missa dominical terminou podia-se ouvir as vozes dos locutores Erbenito dos Santos e André Candreva, que dividiram o microfone dando um brilho à mais ao evento, com variadas entrevistas entre expositores e público presente e também contando e relatando histórias do universo do automóvel. A tradicional comida mineira era servida nas barracas de alimentação ao lado da igreja Matriz.

    O evento teve total apoio da Associação Mineira de Antigomobilismo, representada por seu presidente Antônio do Monte Furtado Filho, o vice-presidente José Célio Fonseca da Cunha e pelos diretores regionais Robson dos Santos Elias, José Geraldo Braga Ferreira, Milton Sávio e Júnio Henrique da Silva. Em seu discurso, Antônio do Monte destacou o espírito de união entre os clubes mineiros e da maior interação entre eles após a constituição da AMA que já conta com 110 clubes filiados e mais de 70 mil membros espalhados por toda Minas Gerais.

    Caio Mário Baptista Pereira, Presidente do Clube de Autos Antigos Rota Real, de Conselheiro Lafaiete e diretor regional da FBVA, representou a entidade durante a realização do evento em Cachoeira do Campo.

    Momento das homenagens
    Momento das homenagens

    Diversos clubes antigomobilistas marcaram presença: Sociedade do Carro Antigo de Barbacena e Opaleiros de Barbacena; Clube do Puma MG; Clube do Carro Antigo de Bello Horizonte; Clube de Autos Antigos do Caraça (Santa Bárbara); Clube de Autos Antigos de Congonhas; Queluz Boxer Clube – Conselheiro Lafaiete; Clube Garagem Antiga – Conselheiro Lafaiete; Old School – Conselheiro Lafaiete; Ferrugem na Veia de Ponte Nova; Autos Antigos de Mariana; Clube Itabirito de Carros Antigos; Associação Galaxeiros das Gerais; Clube do Fusca-BH; Opaleiros de Ouro Preto; Clube de Autos Antigos Rota Real – Conselheiro Lafaiete; Amigos Caravan e Opala Clube – BH; Puma Clube BH, Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, Dekaweanos das Gerais e Carioca Volks do Rio de Janeiro/RJ.

    cachoeiradocampo16f12
    SP2 1973

    Entre os veículos em exposição um raro VW TC Karmann Ghia e o SP2 além de uma réplica do Alfa Romeo P3. Da linha VW marcaram presença os modelos Kombi ‘Corujinha’ e sua segunda geração no Brasil, o modelo Clipper. O Fusca em todas as suas versões sendo o mais raro o modelo 1959 do colecionador Vicente Magalhães de Conselheiro Lafaiete. E ainda os modelos, TL, Variant, Brasília, Passat e o Gol e seus derivados além do Santana.

    Uma dupla de chevrolet Amaonas
    Uma dupla de chevrolet Amazona. Abaixo Chevrolet Opala…

    cachoeiradocampo16f20

    A linha Chevrolet se fez presente maciçamente com os Opalas, Caravans e Chevettes. Mas o destaque vai para a Chevrolet Amazona, um utilitário de 3 portas, que estava em dose dupla variando apenas na tonalidade das cores.

    Aero Willys
    Aero Willys e abaixo o Itamaraty 1970

    cachoeiradocampo16f13

    Vários Jeeps, pick up F-75, Rural e Aero Willys foram as presenças da Willys Overland Brasil. E ainda o raro Willys Itamaraty 1970 (já sob a ‘estampa’ da Ford) do colecionador e presidente do Clube de Autos Antigos do Caraça, de Santa Bárbara, Maurício Avelar. A Ford esteve representada pelo imponente Galaxie com os modelos LTD/Landau e Landau. O Maverick, em suas variadas versões, foi outro representante da marca além do popular Corcel com destaque para a versão GT de 1972.

    Fiat Uno
    Fiat Uno

    A italiana Fiat foi representada pelo clássico 147 ‘frente alta’ 1978 e o já colecionável Uno. Da gigante norte-americana Chryler pode-se contemplar o Dodge Charger R/T com seu potente motor V8 318 de 5,2 litros. A nacional Puma esteve representada pelos seus variados modelos com mecânica VW sendo um deles conversível.

    Mercedes Benz esteve representada com o modelo 250sl conversível 1968.
    Mercedes Benz  250sl conversível 1968.

    Entre os ‘estrangeiros’ estavam o imponente Cadillac Coupe Deville conversível 1966 do colecionador Eder Gomes. A pick up Chevrolet 3100 ‘Boca de Bagre’ customizada foi outra atração. E ainda o Chevrolet Impala 1965 e o Chrevolet FleetMaster 1948. A alemã Mercedes Benz esteve representada com o modelo 250sl conversível 1968.

    cachoeiradocampo16f14
    Veículos Militares chamaram a atenção do público

    cachoeiradocampo16f16

    Atração a parte entre os ‘antigos’, a exposição de veículos militares chamou a atenção do público. O colecionador e restaurador João Bosco de Belo Horizonte exibiu o seu Jeep CJ3 1951 que foi usado na Guerra da Coreia pelo exército norte-americano e depois foi incorporado pelo exército brasileiro. Outra atração foram os caminhões de transporte de soldados – o GMC ‘made in USA’ e o nacional Engesa que foi detalhado por Bruno Menezes, um garoto de 10 anos e aficionado por veículos militares.

    O Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo se esmerou e mostrou dedicação na realização de seu 4º encontro anual. O vice-presidente do clube, Webert Pereira Sana, comandou os trabalhos auxiliado por Éder Luiz Costa, Marcelo Coimbra, Adriano Santos e Agnaldo Veriano Dias além dos demais membros.

    cachoeiradocampo16f17
    Entrega dos troféus de participação

    cachoeiradocampo16f18

    Por volta do meio-dia iniciou-se a solenidade de homenagens e entrega dos troféus de participação aos presidentes e representantes de clubes presentes.

    Entre os homenageados estavam Nylton Gomes Batista, jornalista, historiador e músico e Edson Elias Xavier, colecionador de antiguidades, ambos moradores de Cachoeira do Campo. O casal Alfredo e Gilda Vazques receberam homenagens do CCACC e da AMA. Os locutores Erbenito Santos e André Candreva também foram lembrados além de Aluízio Zambrano (TV Nova Opção) e Francis Castaings (Portal Retroauto). Outro homenageado foi o ouropretano Virgílio Figueiredo que prestigiou o evento com sua rara motocicleta alemã Zundapp de 1939.

    Família VW sempre presente
    Família VW sempre presente

    O evento foi muito bom e demonstra que os mineiros estão cada vez mais engajados na preservação da história do automóvel e promovendo cada vez mais encontros de qualidade.

    Até o próximo.

       ÁLBUM DE IMAGENS

     

    Texto: André Candreva
    Fotos: Anderson Ávila, Mateus Assis e Francis Castaings
    Edição: Fatima Barenco

    Deixe seu comentário!

    CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.