Coberturas Eventos

4º Encontro Estadual de Veículos Antigos – Niterói, RJ

4º Encontro Estadual de Veículos Antigos – Niterói, RJ

Clássicos tomaram conta da Orla de São Francisco

Um público estimado de 15.000 pessoas e um acervo de mais de 400 veículos com mais de trinta anos fabricação estiveram presentes ao evento

No último domingo, centenas de antigomobilistas levaram seus carros antigos para a bela orla da praia de São Francisco, onde foi realizado o 4º Encontro Estadual de Veículos Antigos. Um público estimado de 15.000 pessoas de todas as idades veio apreciar um acervo de mais de 400 veículos com mais de trinta anos fabricação, de todas as marcas e modelos, importados e nacionais.

Um belo domingo de sol e uma bonita chegada ao evento
Um belo domingo de sol carregado de nostalgia…

Foi um belo dia de sol, como convém a nossa cidade, onde público e expositores tiveram a disposição uma área repleta de bares e restaurantes tradicionais, além de 22 stands de venda de peças, miniaturas e demais artigos relacionados ao antigomobilismo.

estadualnictheroy16f5
uma boa fila chegada ao evento…

O evento teve novamente caráter social, sendo a  participação dos expositores condicionada a doação de 5kg de alimentos não perecíveis ou um valor equivalente, que foram integralmente encaminhados a instituições beneficentes. Ao todo, foram doados por todos os expositores o equivalente a cerca de 2200kg de alimentos, que foram repassados a instituições da cidade: Remanso Fraterno, Casa Maria de Magdala e Casa Jesus Salvador.

estadualnictheroy16f7
DeLorean DCM-12 1981 foi uma grande atração

O carro que mais chamou a atenção nesta edição foi um DeLorean DCM-12 1981. O exemplar, recém adquirido por um colecionador de Niterói, esteve sempre rodeado pelo público. Além do desenho atemporal e sua raridade, não há como desvincular sua imagem à trilogia do filme “De Volta para o Futuro”.

estadualnictheroy16f9
Cadillac 1941 conversível e Oldsmobile 1947. Ao centro Jaguar e Rolls Royce. Abaixo o trio dos Chevrolet 1955, 1956 e 1957

estadualnictheroy16f10

Entre os demais importados, modelos norte-americanos variados, como Cadillac 1941 conversível, Oldsmobile 1947,  Corvettes conversíveis, Impalas, Fords, Chevrolet 1939, entre outros. O trio dos Chevrolet 1955, 1956 e 1957, estacionados lado a lado e na ordem de produção, também chamou a atenção. E não poderia faltar uma área destinada aos “Fordinhos”  que, com seu estilo inconfundível, fizeram sucesso entre o público presente. Os modelos europeus também estiveram muito bem representados, com diversos exemplares de Mercedes-Benz, além de Citröen 2CV, Fiat 1948, Standard Vanguard, MG, Mini Morris e o imponente Rolls Royce Silver Spur 1981.

Os veículos nacionais, claro, foram maioria e fizeram bonito. Além do grande número de Fuscas e derivados que deram um charme e colorido especiais à entrada do evento, vale também destacar a forte presença dos Maverick, Opala, Galaxie, Passat, Corcel, Fiat, Chevette e dos fora de série Puma e MP Lafer, todos presentes em grande quantidade, mas especialmente em qualidade. Exemplares de marcas como Dodge, Willys e DKW-Vemag também representaram uma época importante da indústria brasileira.

o
shows das bandas “Bloody Mary & The Munsters”, “Teachers on the Rocks” e “Wrights”

O rock tomou conta do palco, com shows das bandas “Bloody Mary & The Munsters”, “Teachers on the Rocks” e “Wrights”, que animaram o público durante boa parte da manhã e tarde.

estadualnictheroy16f12
filiação da AVAI (Associação de Veículos Antigos de Itaboraí) à Federação Brasileira de Veículos Antigos

Durante o evento, também foi oficializada a filiação da AVAI (Associação de Veículos Antigos de Itaboraí) à Federação Brasileira de Veículos Antigos. A cerimônia contou com a presença do Diretor Regional da FBVA e presidente do NCVA, Augusto Mósca, e do presidente da AVAI, Sr. Adalgênio Antunes, figura muito querida no antigomobilismo do estado.

estadualnictheroy16f11
Cadillac conversível 1941 – José Cândido Muricy Neto um dos premiados

Entre os veículos participantes, foram escolhidos 10 exemplares que receberam prêmios de destaque. São eles, por ordem de ano:

  • Cadillac conversível 1941  José Cândido Muricy Neto
  • Volkswagen 1959 – Wilson Lourenço
  • Ford Landau 1973 – Ronaldo Machado
  • Karmann Ghia TC 1973 – Fernando Moura
  • MP Lafer 1975 – José Carlos
  • Chevrolet Opala 1978 – Norberto
  • Ford Belina 1981 – José Antônio
  • DeLorean DMC-12 1981 – Bruno Juliani
  • Rolls Royce Silver Spur 1981 – Inácio Loyola
  • Santa Matilde 1982 – Benny

O clube agradece a colaboração cada vez maior dos sócios que apoiaram a diretoria em todas as tarefas relacionadas ao evento, o que certamente contribuiu para a boa organização do encontro. Esta quarta edição foi considerada pela diretoria do Clube como sendo um “salto de qualidade”, não apenas pela organização, com o espaço melhor aproveitado, como também pela alto nível dos carros que compareceram.

A exposição terminou por volta das 16:00 horas, mas o público ainda ficou por lá apreciando o visual privilegiado da orla até que a avenida fosse aberta novamente à circulação do tráfego de veículos.

Gostaríamos de agradecer aos órgãos municipais que, através de seus agentes, foi de fundamental importância neste dia. O Nictheroy Clube de Veículos Antigos agradece também a todos os expositores, que compreenderam e atenderam as regras propostas para a realização do evento, seus familiares, sócios, clubes participantes e aos visitantes de um modo geral, pelo apoio e participação em nosso encontro, esperando tê-los de volta em 2017!

Conheça as instituições que receberam as doações este ano:

  • Remanso Fraterno: www.remansofraterno.org.br
  • Casa Maria de Magdala: www.casamariademagdala.org
  • Casa Jesus Salvador: Rua Desembargador Felício Panza, 15 – Santa Rosa, Niterói. Tel.: (21) 2719-6211

 

   EXPOSIÇÃO      MOMENTOS       FILIAÇÃO FBVA

 

Texto e Fotos: André Grigorevski
Edição: Fatima Barenco

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp