Ambrela
Coberturas Conteúdo Eventos

Brasília 56 Anos: Veículos de trabalho que ajudaram na Construção da Cidade

Brasília 56 Anos: Veículos de trabalho que ajudaram na Construção da Cidade

História da pesada

Maxicar precisa de seu apoio

Fordinhos, Ford F100, C14 foram alguns dos veículos em exposição na sede do Veteran Car Brasília 

O Veteran Car Brasília reuniu no sábado (14/4) caminhões e pick-ups muito importantes para a história do Brasil e do mundo. Alguns foram usados diretamente na construção da capital que completa 56 anos no último dia 21 de abril.

vccbrasiliaabr16foto4
Ford F100

Entre esses veículos estavam o Chevrolet 1928, restaurado no ateliê do Veteran Car Brasilia, além do belíssimo Ford F-100 1959 do arquiteto, João Filgueiras de Lima. Fotos de família mostram o carro na região onde foi erguida a barragem do Lago Paranoá.

vccbrasiliaabr16foto3
Destaques do evento

vccbrasiliaabr16foto6

O Chevrolet C-14 1961 do associado do VCB, Nei Leal Lopes, também renderia um bom livro sobre as memórias do lugar escolhido pelo ex-presidente, Juscelino Kubitschek, para abrigar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Esse carro rodou muito aqui no Núcleo bandeirante carregando peões de obra e sacos de cimento. Eu tenho muito orgulho de ter essa caminhonete. Eu a desmontei toda, logicamente com a ajuda de mecânicos, sujei as minhas mãos.”

Os Fordinhos, muito utilizados pelo sertanista e desbravador, Marechal Rondon, na instalação da importante linha teleférica, entre o estado do Mato Grosso e o Distrito Federal, também chamaram a atenção de colecionadores e visitantes.

vccbrasiliaabr16foto5
Pickup Hot 1928 foi um dos destaques

De um lado a originalidade do modelo 1929, do associado Luiz Carlos, do outro a sensação entre os fotógrafos: o Hot Road 1928, do Bruno Amorim. O carro dele, inclusive, foi um dos premiados do dia.Outro carro destaque, escolhido numa votação entre os participantes, foi o Chevrolet Brasil, modelo Alvorada, 1963 do nosso amigo, Wilmar Luiz. ” Esse carro veio pra cá 0 km e sou o sétimo dono dele. Um desses proprietários era engenheiro e usava a caminhonete para transportar uma equipe de topógrafos e seus equipamentos. É um orgulho indescritível compartilhar tudo isso”.”A gente, desde pequeno, já gostava de carros antigos e acabamos formando esse grupo, que cresce a cada dia que passa.

Compramos as pick-ups, às vezes, desmontadas e com ferrugens. Restauramos devagar até chegarem ao ponto em que estão hoje. É um orgulho para todo nós ter um carro que trabalhou, na época dos nossos pais e avós, na construção de Brasília”. Destacou cheio de orgulho o presidente do Pickup’s Clube Brasília, Alenir Barros.Um grande abraço a todos os antigomobilistas que vieram a mais esse encontro do VCB e, claro, parabéns, Brasília!

Texto e Fotos: VCC de Brasília
Edição: Fatima Barenco

Espalhe por aí!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp