10 Perguntas ao Presidente, com Fatima Barenco Conteúdo Nossos Colunistas

Rudiney Garcia — Veteran Car Club dos Vinhedos – Bento Gonçalves, RS

“O antigomobilismo não é apenas um hobby, mas um motivo de convivência”

[dropcap]E[/dropcap]le assumiu o clube há bem pouco tempo, mas já carrega uma bagagem de grandes eventos realizados pelo Sul do Brasil. Em seus projetos está: “dar sequencia ao excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido, aumentar a presença em ações filantrópicas (importantíssimo); integrar sempre mais os associados no objetivo comum que é a convivência com os carros e principalmente entre os membros apaixonados pelo antigomobilismo”. Um clube repleto de grandes atividades… Neste mês tenho a grande honra de conversar com o presidente Rudiney Garcia — o Rudy — do Veteran Car Club dos Vinhedos – de Bento Gonçalves, RS

____________

1Em primeiro lugar gostaríamos de conhecer a história do Veteran Car Club dos Vinhedos. Quantos membros possuí? Sua diretoria…

Rudy — O Veteran Car Club dos Vinhedos foi criado no ano de 2012 com o intuito de reunir associados com a mesma paixão pelos carros antigos, visto que a cidade de Bento Gonçalves e região contava com grande acervo, a considerar-se quantidade e qualidade de carros. Possuímos atualmente um quadro com 144 sócios. Nossa diretoria é composta por mim como Presidente, César Cini como Vice-presidente e demais membros da Diretoria e Conselho.

Imagens da recente festa de posse da nova diretoria do clube
Imagens da recente festa de posse da nova diretoria do clube

2Você acaba de assumir a presidência do clube (março de 2016). Quais são os seus projetos para essa gestão que se inicia?

Rudy — Antes de mais nada, dar sequencia ao excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido até então pelo meu antecessor, Sr Leandro Mazzoccato; Conduzir os trabalhos de organização do V Passeio Cronometrado da Região dos Vinhedos, etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade; Participar de eventos regionais e nacionais a fim de reforçar os vínculos de amizade com outros clubes e organizadores; Criar novos eventos ligados ao antigomobilismo; Aumentar nossa presença em ações filantrópicas (importantíssimo);

Integrar sempre mais os associados no objetivo comum que é a convivência com os carros e principalmente entre os membros apaixonados pelo antigomobilismo.

3Como e quando o antigomobilismo começou a fazer parte de sua vida?

Rudy — Desde muito cedo. Aos 17 anos comprei meu primeiro carro, sem o conhecimento e portanto também sem o consentimento de meus pais. Era um Renault Dauphine, que vivia dando “consertos” (com S) por toda parte… (risos). Logo após tive Dodginhos e depois os Opalas, GALAXIEs… estes sim, um amor a parte…

A paixão pelos Galaxies, estampada na camiseta
A paixão pelos Galaxies, estampada na camiseta

4 “Aqui vive um Galaxeiro” expressão estampada em sua camiseta. Essa é uma paixão especial? Fale sobre ela.

Rudy — Meu primeiro Galaxie na verdade era um Landau Serie Prata automático ano 1977. Após este tive um LTD 1976 que comprei em Cruz Alta dentro de uma oficina onde fui para consertar o cambio de meu Voyage… Depois tive também um Galaxie 500 azul com vinil preto, um Landau verde Astor 1982, um cinza executivo 1979 e agora um GALAXIE 500 ano 1970. Mas… já estou de olho num outro Landau… rsrsrs.

legenda
Galaxie 500 1970: atual xodó de Rudy

Faço parte do EXCELENTE grupo AMIGOS DO GALAXIE, onde nos falamos diariamente e nos reunimos anualmente num grande numero de ‘Galaxeiros’ vindos de vários estados…. É sim uma paixão especial!

Apesar de que tenho também um Dodge Dart 1979, também um filho muito estimado… (risos).

5 Como foi sediar o 24° Encontro Sul Brasileiro? Na sua avaliação qual o peso deste evento no cenário turístico, político, social e cultural do estado? 

Rudy — Foi um mega evento, tanto para nosso Veteran dos Vinhedos, quanto para todas as pessoas que participaram como visitantes ou expositores e colaboradores. Tivemos mais de 6.000 pessoas de público pagante e 720 veículos expostos. Reúne não só os amantes do antigomobilismo mas atrai também o público em geral, visto o acervo raríssimo que conseguimos reunir e apresentar a todos que lá estiveram.

6 E quando e onde será o próximo Encontro Sul Brasileiro?

Rudy — O próximo Sul Brasileiro será em Criciúma – SC no centro de Eventos José Ijair Conti, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2016.

Cartazes promocionais do próximo Sul Brasileiro e do
Cartazes promocionais do próximo Sul Brasileiro e do Passeio Cromometrado dos Vinhedos

7 Um dos eventos de expressão do clube é o VIII Campeonato Brasileiro “BATERIAS CRAL” de Rally de Regularidade. O que mudou nesta edição?

Rudy — Teremos associados participando de todas as etapas nacionais e também sediaremos uma delas, o V Passeio Cronometrado dos Vinhedos. Para ele, estamos elaborando um belo Roteiro pela Serra Gaúcha, com paradas estratégicas em vinícolas e pontos turísticos da região. Será no dia 09 de julho com saída da Vinícola Miolo (Wine Garden) e chegada na cidade de Bento Gonçalves, ao lado do Hotel DallOnder.

Momento de Encontro mensal em Garibaldi, RS
Momento de Encontro mensal em Garibaldi, RS

8 Que outras atividades o Clube realiza?

Rudy — Eventos regionais em conjunto com os Clubes de Garibaldi (Antigar) — na Estação da Maria Fumaça —, Farroupilha (no mensal deles), Carlos Barbosa e também Teutonia; Fazemos as vistorias para obtenção do registro de Placa Preta; Fazemos doações e ações filantrópicas para entidades da região; Participamos de desfiles nos municípios que nos requisitam.

9 2016 é o Ano Mundial do Antigomobilismo, uma proposição da FIVA aprovada pela UNESCO. Que importância você vê deste reconhecimento para o antigomobilismo brasileiro.

FIVA e UNESCO: Ano Mundial do Antigomobilismo
FIVA e UNESCO: Ano Mundial do Antigomobilismo

Rudy — Vejo como algo a ser bastante comemorado, pois o antigomobilismo não é apenas um hobby para   uma pessoa apenas, mas um motivo de convivência com outros tantos apaixonados e com suas famílias. Além de ser um resgate e preservação de importante parte da história nacional e mundial.

10 Nossa entrevista está terminando e deixo aqui com a palavra, o  Presidente Rudy Garcia, a quem agradeço imensamente pela grande colaboração ao Portal Maxicar e a todos os antigomobilistas que nos prestigiam com sua visita, para que possam conhecer um pouco dos clubes pelo Brasil.

Rudy — Eu é que agradeço a ti e ao Portal Maxicar pela oportunidade e me coloco à disposição de todos vocês sempre.

O Veteran Car Club dos Vinhedos, sente-se honrado em fazer parte da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS, na pessoa do Sr Presidente Roberto Suga, que sempre nos auxilia quando precisamos e também contamos com frequência do prestigio de sua ilustre presença.

PARABÉNS a toda equipe do Portal Maxicar por não apenas comercializar veículos raros e antigos mas também por propagar a essência do antigomobilismo.

Abraço a todos!

 

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.